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Dicas para alguém que está fazendo um jogo sendo programador solo.

Deixo esse espaço para pessoas que tenham conhecimento e experiência em game dev abordar pontos como:

  • Como fundar meu jogo (arrecadar dinheiro para custos de desenvolvimento), sou competente para a programação ponta-a-ponta mas preciso bancar design e publisher.
  • Como você / sua equipe divulgou o seu jogo? Canal do Youtube, redes sociais? itch.io? O que funcionou melhor? existe alguma boa (e limpa) estratégia para adquirir e reter publico?
  • Como você / sua equipe planejou e executou o desenvolvimento (eu tenho problemas sérios em gerenciar e organizar meu desenvolvimento)? Técnicas, ferramentas, exemplos práticos são uteis e muito bem vindos. É valido seguir os princípios (ou parte deles) de gestão de projetos para um projeto solo / indie (Me refiro as parafernálias de TAP, EAP, etc.)?
  • Como você / sua equipe criou e manteve (com manter eu me refiro: alterou sem desencadear um apocalipse de desorganização) o GDD?

Aprecio muito qualquer oportunidade para melhorar.

Já fiz diversos mini projetos e jogos demo e estou nesse jogo a mais de um ano, começo a sentir que preciso parar e organizar a casa antes de continuar.

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Minha dica é ir no r/gamedev la no reddit. Lá você vai encontrar post mortem, dicas que temos a todo instante, testemunho e muita desmotivação (sim, frequentar aquele /r e continuar no caminho do gamedev é pra quem quer mesmo)

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Como fundar meu jogo (arrecadar dinheiro para custos de desenvolvimento)

Sinceramente acredito que ninguem vá investir em você ou na sua ideia. Se você realmente quer você vai ter que ir atras e bancar do seu próprio dinheiro.

Quanto ao design vc tem duas opções: asset ou alguem que queira entrar no negócio com você.

publisher? é você que vai ter que bancar os 500 da steam. então pense que seu jogo terá que arrecadar pelo menos isso.

Como você / sua equipe divulgou o seu jogo

Existem inúmeras formas de construir seu público. cada forma funciona para a pessoa ou jogo específicos, pode não funcionar para você. Se quer construir seu público vai ter que encontrar a forma que se adequa a você.

Se eu disse "youtube" e você ser extremamente travado para gravar vou estar te incentivando a algo que não vai dar certo.

É valido seguir os princípios de gestão de projetos para um projeto solo

Sim, desde que vbocê saiba fazer e se organize com isso. A maioria dos desenvolvedores solo que conheço tem basicamente um trello com o que precisa ser feito. quanto mais granular e específico melhor

Como você / sua equipe criou e manteve o GDD?

Jogo solo não tem isso não fi, não se apegue a documentação, se preocupe em lançar teu jogo e arrecadar os primeiros reais.

Ninguem vai se importar se a casa e o personagem do jogo estão em estilos diferentes desde que seja divertido jogar.

começo a sentir que preciso parar e organizar a casa antes de continuar.

Se você não está chegando em lugar nenhum é preciso se organizar.

Se você é extremamente desorganizado mas consegue evoluir e deixar cada dia o jogo mais perto do lançamento? f***-se a organização.


O que importa é você ter uma versão jogável, divertida e sem bugs frustrantes.

Encontre amigos dispostos a gastar tempo jogando e dando ideias do que colocar no jogo, mas se eles fizerem isso por obrigação ou não estiverem muito a fim de te ajudar é porque ou seu jogo é ruim, ou seus amigos são

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Estou fazendo um jogo em meu tempo livre do tempo livre, (kkk, tá difícil arranjar tempo) e vou dizer baseado no q já aprendi.

Primeiro, não espere outras pessoas investirem na sua ideia, ainda mais aqui no BR. Vc pode ter a melhor ideia, ser o melhor programador de jogos, mas se vc não tiver algo no mínimo 50% pronto pra mostrar pra alguém, não espere q alguém invista em vc. Até msm em software "normal" é difícil qndo vc não tem experiência em negociar software, imagina um jogo. Portanto inicialmente vai precisar sair do seu bolso. Se quer msm entrar na área, recomendo dar um esforço maior vc correr para trabalhar em uma empresa (q já é difícil), ou vc iniciar seu próprio projeto sozinho e achar parceria pra desenvolver o jogo.
Mas pra não deixar nas cegas, se quer entrar msm nesse mundo dos negócios, vá em eventos de especifícos para desenvolvimentos de jogos. E tem q ir presencialmente, não fique de mimimi pq negócios precisam iniciar no presencial, então já acostume a conversar com as pessoas, a saber lidar com elas, e ir nesses eventos vc pode aprender isso, sem contar a quantidade de contatos q vc pode conseguir lá.
Sobre publisher, meu, esquece por enquanto. Deixa isso pra qndo vc já estiver numa etapa maior. Não tenta dar um passo grande pq o tombo pode ser feio. Primeiro se estabilize na área como profissional.
Sobre design, ou vc faz sozinho, ou vc acha parceria. E quando é parceria, 50% do jogo não é seu. Se tiver mais gente, menos o jogo será seu, então poder de decisão tem q ser compartilhada. Se vc já tem uma ideia boa, recomendo vc guardar e criar outros projetinhos pra achar parceiros confiáveis. Ai se vc achar alguém legal, em q vc confia, ai vc apresenta esse projeto q vc acha q pode dar certo.

Divulgar existe várias formas, recomendo assistir canais de gamedev genéricos q eles mostram como divulgam. É certeiro q ganhará público? Claro q não. Se tudo fosse fácil, todos estariam usando a mesma fórmula. Portanto o q recomendo é vc focar naquilo q vc sente mais confortável de fazer e ir tentando variar a forma de divulgação conforme o tempo. Além de vc precisar aprender a vender seu produto, tbm vc precisa tbm de sorte. E qm sabe dependendo de como vc faz a divulgação, vc até pode fazer vaquinha ou algo assim, mas só tome cuidado q se não entregar o q promete para o público, seu nome pode ficar manchado.

Eu uso kanban do próprio github. Tenho meu documento principal (seria tipo um GDD) fica no README onde anoto tudo q acho q deve ter no jogo, pois ele suporta edição de textos estilizados e tbm dá pra colocar imagens pra ver visualmente. E por eu ser o único dev, é melhor concentrar lá do q deixar um monte de documentos espalhados. E não existe perfeccionismo nesse documento, ainda tem mtas coisas em aberto, pois como o jogo é meu e tenho q dispor do meu tempo, nem sempre tenho tempo para pensar nele. Mas pelo menos a ideia e coisas principais gerais já está bem descrito pra eu não fugir daquela ideia. O q falta é detalhes de itens, animações, sons, e coisas pequenas. Não dá pra pensar em tudo. E sobre o kanban, bem, é pq uso no meu trabalho e to acostumado com o kaban do github.
Ah, e sobre gerenciar, isso vc ganha com prática. Se vc não investe um tempo em praticar como gerenciar seus projetos atuais, vc nunca aprenderá msm. Não adianta vc ler mil livros de como gerenciar seu projeto, precisa fazer nos seus projetos desde já. Portanto comece do básico, pegue um projeto q vc já está fazendo, crie um kanban e comece a criar tasks, começa a organizar as etapas, ver o q cada um desses cards necessita de informações e vai aprendendo a dinamica q vc acha certo. Vai chegar um momento q vc irá ver q tem excesso de informações, ai vc começa a filtrar o q necessita apenas. Uma hora vc irá começar acostumar com isso e vai entender como organizar seus projetos. Pra não deixar sem chão, talvez isso ajude https://www.youtube.com/watch?v=nc8vrleAttA. Eu uso algo similar no meu projeto.

Finalizando, ser gamedev é difícil pacas na nossa profissão, ainda mais aqui no BR, então 90% dos seus problemas vc msm terá q correr atrás.
Se quer equipe, vc precisa buscar por elas, seja entrando em grupos de discords ou redes sociais, seja indo para eventos, buscando em facul,... e vc precisa aprender a filtrar eles, pois nem todos estão lá pra desenvolver um jogo profissionalmente.
Se quer investimentos, precisa já mostrar algo palpável, precisa mostrar capacidade de produção, precisa mostrar q aquilo será rentável... não é fácil angariar recursos, a menos q vc já seja bastante conhecido no mundo do desenvolvimento de jogos.
No fundo vc está buscando aqui como ser um empreendedor, claro q voltado pra jogos, então precisa correr atrás. E comece a buscar por pessoas q já estão nesse mundo e o melhor lugar é vc ir onde elas estão, evento, grupos, facul, etc etc.

Espero ter dado um norte pra vc. Boa sorte ai no seu projeto. Como disse, nada é fácil, mas persistindo q um dia a oportunidade aparecerá.