Executando verificação de segurança...
1

Como desenvolvedor com 5 anos de experiência, percebo o quanto a tecnologia evoluiu. Imagino o desafio que era programar em uma época sem as ferramentas que temos hoje, como autocomplete, abas e funções de pesquisa. Para mim, a inteligência artificial já é uma parte natural da minha jornada profissional, e a utilizo como um suporte para pesquisar e amadurecer ideias, principalmente nas áreas de desenvolvimento back-end e banco de dados.

Atualmente, utilizo o VS Code no Linux e o DBeaver para banco de dados. Minha experiência com as ferramentas de IA integradas a esses ambientes é mista. Na maioria das vezes, cerca de 90%, o código gerado por elas é imaturo, com baixo desempenho e desnecessariamente complexo.

Tentar usar a IA para criar soluções mais completas e complexas se mostrou ineficiente. Várias vezes perdi dias tentando fazer com que a IA entregasse o que eu precisava, apenas para perceber que seria mais rápido e eficaz fazer por conta própria. As soluções geradas por ela frequentemente carecem de escalabilidade, manutenibilidade e não se adaptam bem a casos de uso específicos.

Em meu fluxo de trabalho, a IA acaba mais atrapalhando do que ajudando na hora de escrever código. Constantemente preciso corrigir as soluções dela, que, mesmo funcionando, não gerenciam bem recursos como disco ou cache, e muitas vezes dão voltas desnecessárias. Hoje, só as utilizo para pesquisa e para encontrar erros pontuais, e não para criar meu código.

No universo Linux, existem diversas IDEs com grande potencial, como Lapce, VSCodium, Kate e PHPStorm. Muitas delas, mesmo com recursos de IA, oferecem um alto nível de personalização e são menos invasivas, o que me permite manter um fluxo de trabalho mais focado e eficiente.

Eu mesmo fiz a transição do Windows para o Linux por um sentimento semelhante, porque sentia que o sistema operacional me deixava mais lento. Embora o Windows seja ótimo para usuários casuais, para tarefas complexas e que exigem planejamento, o Linux se mostrou um ambiente mais adequado e produtivo para o meu trabalho, hoje sou cerca de 40% mais produtivo.

Carregando publicação patrocinada...