Executando verificação de segurança...
15

Deixando o VSCode e GitHub para trás

Preciso desabafar um pouco sobre o VSCode e GitHub. Estou cansado da Microsoft.

Sempre adorei o VSCode. Diferente de outras IDEs que vivem presas a uma linguagem só, o VSCode sempre foi aberto, deixando espaço para comunidade criar as extensões que precisássemos. "Quer PHP? Tem extensão. Não gosta? Tá bom, use outra." Essa liberdade era o que mais me chamava a atenção.

Mas a coisa mudou muito nos últimos anos, principalmente depois da explosão das IAs generativas. Começou devagar - o Copilot era só mais uma extensão que você podia instalar ou não. Lembro exatamente do dia em que abri meu VSCode e de repente tinha uma IA se oferecendo para escrever código por mim, sem eu ter pedido nada.

Agora o Copilot virou o foco principal da IDE. Não só vem pré-instalado (sem aviso prévio, é claro), como na página deles até mudaram a descrição para "The open source AI code editor". Aquela liberdade que tanto gostava virou praticamente obrigação de usar IA. E falo obrigação porque em quase todo novo patch vem alguma outra baboseira relacionada. É um saco ficar procurando como desativar.

Tudo isso claramente para não perder o dinheiro do "mercado" de IAs. Querem te induzir a assinar o Copilot Pro e Pro+ a qualquer custo.

Além disso, o CEO do GitHub, Thomas Dohmke, anunciou a saída do cargo, deixando a direção nas mãos da recém criada divisão de IA da Microsoft. Não tenho a mínima ideia do que a CoreAI planeja fazer com o GitHub, mas não sou otimista.

Por isso decidi mudar as ferramentas do meu fluxo de trabalho. Tenho tentando migrar para alternativas open-source que não estejam crivadas de recursos de IA. Já tinha uma vontade de aprender NeoVim/LunarVim há um tempo, aproveitei a deixa para finalmente mergulhar de cabeça. Quanto ao GitHub, tenho sondado plataformas como o CodeBerg.

Imagino que minha opinião sobre ferramentas de IA seja minoria, mas mais alguém aí passando por isso?

Carregando publicação patrocinada...
11

Oras, é exatamente por isso que existe o VSCodium.

O VSCodium é uma distribuição binária do editor VS Code da Microsoft, licenciada gratuitamente e conduzida pela comunidade.

Por que usar o VSCodium

O código-fonte do Microsoft VS code é de código aberto (licenciado pelo MIT), mas o produto disponível para download (Visual Studio Code) é licenciado sob uma licença não-FLOSS e contém telemetria (rastreamento). De acordo com este comentário de um mantenedor do Visual Studio Code:

Quando [Microsoft] criamos o Visual Studio Code, fazemos exatamente isso. Clonamos o repositório vscode, criamos um product.json personalizado com funcionalidades específicas da Microsoft (telemetria, galeria, logotipo, etc.) e, em seguida, produzimos uma compilação que lançamos sob nossa licença.

Ao clonar e compilar a partir do repositório vscode, nenhum desses endpoints é configurado no product.json padrão. Portanto, você gera uma compilação "limpa", sem as personalizações da Microsoft, que é licenciada por padrão sob a licença MIT.

O projeto VSCodium existe para que você não precise baixar e compilar a partir do código-fonte. Este projeto inclui scripts de compilação especiais que clonam o repositório vscode da Microsoft, executam os comandos de compilação e enviam os binários resultantes para você no GitHub releases .
Esses binários são licenciados sob a licença MIT. A telemetria está desabilitada.
Se você quiser compilar a partir do código-fonte, acesse o repositório vscode da Microsoft e siga as instruções . O VSCodium existe para facilitar a obtenção da versão mais recente do VS Code licenciado pelo MIT.

Já sobre o Github, uma excelente alternativa é o Codeberg.

O Codeberg é uma iniciativa sem fins lucrativos, liderada pela comunidade, que fornece hospedagem Git e outros serviços para projetos gratuitos e de código aberto.

SEM FINS LUCRATIVOS
O Codeberg é mantido pela organização sem fins lucrativos Codeberg e.V., sediada em Berlim, Alemanha. Para nós, apoiar os bens comuns vem em primeiro lugar.

Seu futuro está nas mãos de seus usuários. Você também pode ajudar!

COMUNIDADE
Somos mais do que apenas hospedagem Git: a comunidade é composta por desenvolvedores, artistas, acadêmicos, amadores e profissionais com ideias semelhantes.

Celebramos a cultura livre, a abertura e a criatividade.

RESPEITO
Sem rastreamento. Sem cookies de terceiros. Sem lucro. Tudo roda em servidores que controlamos. Seus dados não estão à venda.

Hospedados na Europa, damos as boas-vindas ao mundo.

4

Dando meus 2 centavos de opinião, não faz muito sentido abandonar a ferramenta por ela ter um foco em IA. Eu sei, é um saco, parece qualquer porcaria hoje em dia tem que ter IA, mas é um momento. Em minha experiência sempre gostei de usar o Sublime, apesar de hoje em dia não tocar mais nele e ter passado a usar quase que exclusivamente o VS Code, e sempre me serviu bem (não acredito que tenha caído de qualidade e tudo mais como apontam, de certo não evoluiu, mas também não declinou). Caso realmente queiras usar outra IDE ou editor de texto recomendo mudar para iniciativas open source muito boas e também bastante customizáveis como o Geany, Kate, Gedit, Xed, VS Codium, o pr

2

Entendo e respeito sua opinião, mas aqui vão meus 2 cents sobre o assunto, sendo advogado do diabo do VSCode:

  • VSCode não é IDE, é um editor de texto (assim como a citação que você deixou: "... code editor"). Se fosse uma IDE, pode acreditar que existiria muito mais trabalho para desabilitar plugins e ferramentas proprietárias;
  • As extensões, plugins e ferramentas internas do VSCode evoluem muito de acordo com o que a comunidade suplica. É possível notar as contribuições de features em cada Release Notes dos PR's feitos;
  • Do ponto de vista do usuário, sempre existirá prós e o contras em IDE's e editores de texto — por isso existem concorrentes/alternativas e o Vim;
  • Como você comentou, existe a possibilidade de desabilitar essas e outras ferramentas, por mais chato que seja ficar fazendo isso em cada atualização. Mas sendo otimista: pelo menos tem como desativar;
  • IA é o hype atual; a empresa e a ferramenta precisa se manter destacável, e aí que existe a linha tênue entre se destacar positivamente ou negativamente.

Também não uso o Copilot, mas está cada vez mais naturalizada essa integração de agentes e IAs nos softwares. Na minha opinião, acho legal ter, mesmo que eu não use e/ou não seja útil para mim. Ainda temos essa a opção de só desabilitar e/ou não usar. Ainda...

2

Cara, cada um tem q saber qual ferramenta usar. Se não curte, passa pro outro, hj em dia tem tantas, basta escolher. Mas uma coisa q tenho certeza é: nenhuma IDE ou tecnologia será 100% do seu gosto. Vc sempre terá algo q vc irá se irritar independente da IDE q vc usar. Qndo vc for para os novos, não espere q saia longe dessa coisas de botar coisas q vc não curte, pois qm define o q terá nela é quem desenvolve a IDE.

Se vc quer msm não ser dependente das decisões dos outros, simples, construa o seu (ou colabore com algum projeto opensource).

Eu por exemplo, estou construindo meu próprio gerenciador de coisas pessoais, pois hj em dia temos trocentas ferramentas, a maioria paga, mas tudo falta algo ou tem coisas inúteis para mim. Sem contar q é um aqui, um ali, um lá... ai acaba acumulando um monte de dados em um monte de sites aleatórios q nem sabe mais como gerenciar isso.
Então ao invés de continuar reclamando, eu msm decidi fazer o meu. E o melhor, uso a tecnologia q uso no trabalho para aprender mais coisas além do q faço no trabalho, então é um win-win.

Não seja essa pessoa q só reclama pq vc está insatisfeito. É aquilo, se não gostou, mude. Não fique criando esse ranço por tecnologias alheias q fará mal pra ti msm. Busque alternativas, se não gostou, crie uma, afinal vc é um dev.

2

Não faz sentido abandonar por causa da IA. Eu também não gosto, mas isso vai estar cada vez mais presente em tudo, se vc se afastar por causa disso, vai ter que abandonar a carreira de TI (e em breve, outras).

Segundo, trocar uma ferramenta que você está usando é uma pancada de produtividade que você tem que pensar se vale a pena. Você tem que mensurar o tempo que você vai ter que reaprender uma nova IDE, ver se terá plugins correspondentes, se funciona na plataforma que você usa, se o projeto tem futuro (pelo menos correções de bugs), etc.

Quanto ao GitHub, não é o fim do mundo desde que a alternative use Git também... se der errado, migra facilmente de volta. Entre os grandes, tem GitLab e BitBucket, mas na minha experiência GitHub > BitBucket.

PS: Também não fique preocupado com entra e sai de CEO. Isso é como política, uma hora entra um que você gosta, depois de um tempo entra um que você não gosta... A gente não é peteca, largue um produto quando ele de fato não prestar mais.

2

Já que está reavaliando o fluxo de trabalho em um nível fundamental, considere o Fossil SCM.

É uma alternativa não só ao GitHub, mas ao próprio ecossistema Git. Enquanto a pilha Git + serviço web (GitHub, CodeBerg) exige dezenas de serviços, o Fossil é um único binário.

Ele integra controle de versão, wiki, bug tracker e documentação em um único arquivo de banco de dados SQLite.

É uma abordagem radicalmente mais simples e robusta, que devolve o controle total ao desenvolvedor.

1
1

Tinha perdido a mensagem, uso bastante!

O que gosto do fossil é o banco de dados SQL! Ver todos os commits de determinado autor em um arquivo especifico por exemplo é apenas uma query!! O fossil também usa uma merkle tree (mesmo estrutura de dados do git).

Não conheço o Pijul, parece ser outra esteutura, mas recomendo que as pessoas sempre busquem alternativas ao Git, pois tem outros SCM melhores por ai...

2

Eu entendo. Tenho diversos problemas com O Visual Studio Code, mas simplesmente é a melhor ferramenta open-source no momento.

Assim como você odiei a integração com IA, ainda mais sem aviso. Eu desativo tudo. Não gosto que escreva uma tonelada de código cujo nem precisa na maior parte das vezes.

Eu também gostaria de alternativas ao Visual Studio Code. A maioria é para destros de Linux, e infelizmente não tenho as ferramentas para dual boot. Virtualizar nem sonhando com uma I5-3470T que mal roda docker direito...

2

Então, eu também não gostava da integração de IA, ainda mais forçando goela abaixo. Pois geralmente vai ter que a sua IDE vai colocar como padrão e geralmente você utiliza mais.

O que posso te dizer é que você quer manter a interface do VSCode pode utilizar o VSCodium. Tem a mesma interface, porém sem a integração e recursos que a Microsoft acha que precisa para você utilizar.

Mas esse pode ser um momento de virada e buscar alternativas como Neovim com LazyVIM ou LunarVIM, Emacs ou até mesmo o velho Sublime Text.

Sobre o GitHub, acredito que não terá muitas mudanças no curto prazo. Mas se ficar muito ruim, tem sempre como trocar de serviço como um GitLab, BitBucket entre outros, caso contrário, você/sua empresa pode montar um git com gitosis em um servidor privado. Usando apenas soluções open source.

Enfim, acredito que não terá como fugir da IA por muito tempo pois com trabalho "braçais", converter um array de uma linhaguem como JSON para PHP, ou coisa parecida é uma mao na roda. Mas a IA ficar sugerindo código arbitrário sem me pedir é muito chato, ainda mais para ficar desabilitando toda atualização por não gostar.

Mas isso são ferramentas se não for mais usado troca por outra que atende sua necessidade sem uma curva de aprendizado muito diferente.

2

Entrando na discussão também eu nunca usei vscode então estou save, mas sem dúvida um dos editores mais populares hoje em dia. Mas, desde o começo das demissões em massa eu já estava com um pé atras com a microsoft e essa do github pra mim foi o ultimo prego do caixão.

Editores existem milhares, eu mesmo no meu canal já mostrei o neovim e o Helix além de ter feito um desafio de usar ele por 30 dias.
Mas, tem muitos outros que são bons, tem gente que gosta do emacs, kate, zed e etc. Da pra substituir com relativa facilidade.

Quanto ao github eu ando sondando o gitea e o forgejo até abri uma enquete no meu canal sobre isso. Penso no futuro subir um servidor com um "canivete suiço" pra devs e mostrar como montar o seu, incluindo com rotinas de backup e redundancia de discos com menos de 7 dolares por mês, mas não sei se tem muita gente com interesse nisso.

Eu hoje evito muito usar ferramentas de big techs, mas, estou nessa vída desde 2023 é um caminho um pouco mais chato pois, perde-se muita conveniência mas, pelo menos pra mim é recompensador. Quem sabe no futuro eu consiga um pessoal que se junte no meu discord pra discutir mais sobre esse assunto.

1
2
2

Amigão sinto lhe dizer que essa é uma tendência, pensando assim vc estará remando contra a maré, essa é uma revolução que ñ vai parar, amanhã ou depois até outra IDE opensource pra qual vc migre tb vai acabar aderindo a uma IA integrada, talvez ñ da forma forçada como a Microsoft faz, mas no final das contas vai ter la uma IA pra vc usar.

E na boa, estou pagando o GPT e o Copilot, e posso te falar que foi o dinheiro mais bem investido da minha vida, tenho um programador senior a meu dispor a qualker momento, e aínda por cima ele sabe sobre qualker tipo de código, cria códigos, refinando, dando ideias e até em eletrônica, sou desenvolvedor IOT e estou me aventurando na eletrônica tb e até nisso a IA esta me ajudando, e se fosse ver seria uma área que eu perdeira espaço, com ela eu ganhei esse espaço.

Acredito que vcs acabem pensando, "ha mas vc esta fazendo mil coisas e ganhando o mesmo", mas é ai que esta o pulo do gato, teremos que ser agora, mais doq nunca, super flexíveis e nos adaptar, acredito q a era do super especialista esteja com os dias contados, não em todas as areas, mas na maioria sim.

Não tem jeito, ou nos unimos a IA ou seremos história, claro que essa vantagem que temos agora ñ perdurará pelo proxima geração, mas sera como foi a revolução industrial (eu sei q talvez ñ tenha sido tão impactante como a revolução da IA), ou as pessoas se adaptam ou serão ultrapassadas pelas que se adaptaram...

2

Muita gente nao se atenta ao que de faro significa IDE: Ambiente Integrado de Desenvolvimento, e por asim dizer, estar "presa" a uma linguagem faz parte de sua natureza. Se não estiver, é um editor de texto. Só porque está escrito que é IDE significa que seja realmente aquilo. Precisa seguir o conceito. Dito isso, vscode não é IDE, e sim um editor de texto bombado. Os mais experientes e antigos devem lembrar da bomba que era o Atom.

2

Já utilizei diversas ides, desde a macromidia, visual studio antigo (vb6, c++), visual studio (atual) e outras ides.

Hoje praticamente todas as ides tem integração com ia, e essa será uma tendência de mercado pro futuro, é inevitável.

Quando comecei a usar o vscode, não tinha nada disto, era basicamente um editor de texto com alguns benefícios, mas hoje, com essas mudanças, vi uma grande evolução, que na minha visão, são boas. Mesmo as integrações com ia estão trazendo uma boa produtividade. É claro, a ia tem muito a evoluir, e ela esta usando a nossa base de conhecimento pra isto.

Hoje julgo a ia como um funcionário, é um investimento que traz muitos benefícios.

Quem esta começando agora não faz ideia de como era complicado desenvolver sem ia, tudo era mais complexo. E isto está trazendo uma evolução importante na construção das aplicações.

Eu acho que essa reclamação é um pouco precipitada, é um "ódio" da comunidade open source as soluções da Microsoft. Sempre existiu isso, e não vai mudar.

Agora, a questão de empurrar as licenças de ia guela abaixo é uma questão comercial mesmo, é um produto, e eles querem vender. Vai ter quem compre, e vai ter aqueles, como você, que não faz questão. Eu uso o copilot gratuito, não vejo sentido em pagar ela.

2

Sou do tempo que programar no bloco de notas e conseguir rodar ou compilar um código era a maior vitória e te garanto: sua geração tem muita opção e é exatamente isso que faz você perder o interesse, se angustiar é se deprimir pela grande oferta.

Antes do editor de texto, tudo era ainda mais primitivo. Pouquíssima opção entre editores de tela, os cartões perfurados e não havia opção de abandonar uma IDE.

Quando vi o Dreamwaver e o Frontpage em 1997, me senti no céu porque era o padrão WYSIWYG e eu tinha um preview do front...

Tudo evoluiu, eu sei!

Tem a liberdade de escolher, tem muita escolha e isso é perturbador para a geração atual: não viver o escasso.

Posso ter 30 anos de estrada, ser até antiquado para os mais jovens, mas código você faz até no papel. Se te perturba a IA, experimente o trivial, busque algo mais raiz, talvez te ajude.

Não importa a IDE, o que importa é a sua entrega!

2

bom, se vc não quer usar a IA a seu favor, melhor procurar outro ramo de trabalho, pois agora não tem mais volta, ou aprende ou fica pra trás, eu como programador sênior aprendi a usar depois que um colaborador que trabalha no suporte começar a desenvolver apps sem saber nada de programação, fika dik

1

O problema não é o uso da IA para mim, e sim o exagero, é impressionante como as pessoas parecem pensar que, se você não usar a IA para programar, ficára para trás. Programar usa músculos mentais e, se você não o usa, eles se deterioram. Como você vai construir sistemas sustentáveis e depurar problemas complexos se não estiver exercitando os fundamentos ou construindo uma compreensão da sua base de código? Considerando que uma IA poderia ser uma pessoa, eu não quero uma pessoa ao meu lado chutando estatisticamente sobre oque eu vou fazer e só pensando naquele momento e não a fundo, eu apenas utilizo a IA como search engine mas não como autocomplete

1

cara, isso é um bloqueio que eu também tinha, mas comece a usar pra gerar código, adianta sua vida uns 300%, e outra a IA também "PENSA" e gera códigos complexos

1

Concordo que o VS Code vêm piorando a cada dia (e meus colegas de trabalho compartilham da mesma visão, alguns até já brincaram que "a Microsoft está conseguindo matar o único produto deles que prestava (e eu concordo 200% haha)). E não é só esse monte de tranqueira que estão "enfiando" no Vs Code, mas ele tem dado um monte de problemas mesmo (vários colegas de trabalho aqui na empresa têm o vs code desinstalado sozinho todo santo dia! Alguns já desistiram de instalar e estão usando o portable, o que é vergonhoso, ainda mais considerando que trabalho numa big tech). Também não uso copilot (nunca usei) e acho que "empurrarem as coisas goela abaixo" é sempre péssimo para os usuários.

Dito isto, a solução pra mim foi simples: parei de usar o VS Code! Estou usando o Zed Editor há meses e ele, inclusive, aumentou a minha produtividade! Talvez seja o caso de vc experimentar outro software...

1

Parece muito com o que fizeram com o Visual Basic no passado, era um Visual Studio que funcionava muito bem e bagunçaram tudo, todo mundo abandonou.

1

Como desenvolvedor com 5 anos de experiência, percebo o quanto a tecnologia evoluiu. Imagino o desafio que era programar em uma época sem as ferramentas que temos hoje, como autocomplete, abas e funções de pesquisa. Para mim, a inteligência artificial já é uma parte natural da minha jornada profissional, e a utilizo como um suporte para pesquisar e amadurecer ideias, principalmente nas áreas de desenvolvimento back-end e banco de dados.

Atualmente, utilizo o VS Code no Linux e o DBeaver para banco de dados. Minha experiência com as ferramentas de IA integradas a esses ambientes é mista. Na maioria das vezes, cerca de 90%, o código gerado por elas é imaturo, com baixo desempenho e desnecessariamente complexo.

Tentar usar a IA para criar soluções mais completas e complexas se mostrou ineficiente. Várias vezes perdi dias tentando fazer com que a IA entregasse o que eu precisava, apenas para perceber que seria mais rápido e eficaz fazer por conta própria. As soluções geradas por ela frequentemente carecem de escalabilidade, manutenibilidade e não se adaptam bem a casos de uso específicos.

Em meu fluxo de trabalho, a IA acaba mais atrapalhando do que ajudando na hora de escrever código. Constantemente preciso corrigir as soluções dela, que, mesmo funcionando, não gerenciam bem recursos como disco ou cache, e muitas vezes dão voltas desnecessárias. Hoje, só as utilizo para pesquisa e para encontrar erros pontuais, e não para criar meu código.

No universo Linux, existem diversas IDEs com grande potencial, como Lapce, VSCodium, Kate e PHPStorm. Muitas delas, mesmo com recursos de IA, oferecem um alto nível de personalização e são menos invasivas, o que me permite manter um fluxo de trabalho mais focado e eficiente.

Eu mesmo fiz a transição do Windows para o Linux por um sentimento semelhante, porque sentia que o sistema operacional me deixava mais lento. Embora o Windows seja ótimo para usuários casuais, para tarefas complexas e que exigem planejamento, o Linux se mostrou um ambiente mais adequado e produtivo para o meu trabalho, hoje sou cerca de 40% mais produtivo.

1

Sua preocupacao é valida. Também estou cogitando abandonar o github e buscar alternativas open source, ou até mesmo criar meu proprio hub alocado de forma física em minha casa.

Posso garantir que não se arrependerá ao aprender VIM/NVIM. É um caminho sem volta. Após incorporar essas ferramentas, se torna incômodo utilizar outros editores de texto.

Ultimamente, as IAs tem mais me atrapalhado do que ajudado. As sugestões no código parecem aleatórias e muitas vezes fazem eu perder o raciocínio de algum algoritmo, ou função mais ou menos complexa que eu esteja escrevendo.

Talvez essa seja a oportunidade de uma nova ferramenta nascer e ocupar o lugar tradicional do GitHub, mesmo sendo muito difícil ocupar o lugar dessa plataforma.

O hype da IA está indo longe demais, e o tiro sairá pela culatra.

1

Na minha opinião, o VS code é um dos melhores editores de código fonte, por ser código aberto e altamente customizavel. Acho que a IA não é motivo para descartar o VS code.

Se a IA é um problema no VS code, você pode recorrer a forks do mesmo. E se você for mais criativo pode criar o seu próprio editor, utilizando o código fonte do VS code.

Finalizando, trocar de ferramenta por IA é inviável - é mais fácil aprender a usar a ferramenta com IA do que trocar de ferramenta. Hoje em dia a IA está em tudo que é lugar.

1

Cara, fiquei impressionado que a maioria dos comentários é reprodução de discurso ansiogênico de vendedor de IA e de curso de "Se não usar IA ficará pra trás", como se só existissem 2 cenários possíveis:

  1. Usar e se tornar dev 1000x ou,
  2. Não usar e se tornar dinossauro

ao invés de sugestões reais e avaliação desse sentimento de fadiga porque tudo agora é/tem IA e de que a gente é muito dependente de produtos de grandes empresas e da direção negocial que elas escolherem seguir (como as especulações a respeito do Github).

Vale dizer que eu acredito, sim, que IA no editor pode ser útil, acelerar alguns processos, especialmente de escrita de boilerplate, mas não acredito no discurso de que se você não usar IA deve mudar de mercado. Existe um espectro enorme entre essas duas opções.

Inclusive, ouvi uma vez de uma pessoa que era muito boa no que fazia "Por que vou delegar a um robô o que eu mais gosto de fazer?". Eu, particularmente, gosto muito do que faço, gosto de escrever código, pesquisar APIs nativas, entender o que cada uma delas faz, gosto de digitar.

Agora mesmo estou estudando C e sinto que um autocomplete enquanto escrevo código me distrai muito e atrapalha o processo de aprendizagem (sei que muitas pessoas conseguem aprender até mais rápido assim, mas eu não sou uma delas. Também sei que existem outras formas de integrar IA no editor ou no processo de aprendizagem).

Então, enorme contexto dado, vamos ao teu pensamento, vi algumas sugestões interessantes nos comentários como o VSCodium, que, se você gostava do VSCode pode ser um salto menor (inclusive, como teste nada científico, instalei os 2, com as mesmas configurações e extensões e o VSCodium consumia com um projeto aberto e rodando, 2/3 da RAM do VSCode).

Não tinha ouvido falar do CodeBerg ainda, vou dar uma olhada.

@devjonatas também deu boas dicas do processo dele.

Essa resposta talvez não seja o que a internet espera, que, ou é opção A ou B.

Mas eu te encorajaria a seguir no que você já tem pensado. Usar essa insatisfação pra buscar alternativas. Vi muita gente aqui conformada com o que usa, inclusive por sentirem que não existe alternativa melhor, e muitas vezes parece não existir, mesmo, mas acho difícil que uma opção seja a melhor pra TODO MUNDO.

Eu aproveitaria esse cansaço pra expandir o horizonte do que é possível, especialmente em alternativas open source (inclusive, se encontrar alguma solução boa, quiser compartilhar com a gente, vai ser muito bem vindo) em editores, tentar o NeoVim, como você mesmo sugeriu, se não usa Linux, tentar, se usa, testar uma distro nova.

Me vi na mesma situação de dependência grande de Big Tech e cansaço com TudoIA e comecei a me aprofundar em conceitos satélites de desenvolvimento, como self-hosting, por exemplo.

Acredito que todo conhecimento seja relevante, então se esse momento tá te empurrando pra aprender coisas novas, não vejo como isso possa resultar em algo negativo.

Também vale lembrar que senso comum é contextual: em um ambiente (internet, trabalho, etc.) em que 9 a cada 10 devs usam VSCode, ele é, de fato, o senso comum. Em outro, se 9 a cada 10 usam NeoVim, por exemplo, esse vai ser o “normal”, então uma mudança de contexto(s) também pode ser útil.

Na pior das hipóteses sempre existe a opção de voltar pro que já é familiar.