Deixando o VSCode e GitHub para trás
Preciso desabafar um pouco sobre o VSCode e GitHub. Estou cansado da Microsoft.
Sempre adorei o VSCode. Diferente de outras IDEs que vivem presas a uma linguagem só, o VSCode sempre foi aberto, deixando espaço para comunidade criar as extensões que precisássemos. "Quer PHP? Tem extensão. Não gosta? Tá bom, use outra." Essa liberdade era o que mais me chamava a atenção.
Mas a coisa mudou muito nos últimos anos, principalmente depois da explosão das IAs generativas. Começou devagar - o Copilot era só mais uma extensão que você podia instalar ou não. Lembro exatamente do dia em que abri meu VSCode e de repente tinha uma IA se oferecendo para escrever código por mim, sem eu ter pedido nada.
Agora o Copilot virou o foco principal da IDE. Não só vem pré-instalado (sem aviso prévio, é claro), como na página deles até mudaram a descrição para "The open source AI code editor". Aquela liberdade que tanto gostava virou praticamente obrigação de usar IA. E falo obrigação porque em quase todo novo patch vem alguma outra baboseira relacionada. É um saco ficar procurando como desativar.
Tudo isso claramente para não perder o dinheiro do "mercado" de IAs. Querem te induzir a assinar o Copilot Pro e Pro+ a qualquer custo.
Além disso, o CEO do GitHub, Thomas Dohmke, anunciou a saída do cargo, deixando a direção nas mãos da recém criada divisão de IA da Microsoft. Não tenho a mínima ideia do que a CoreAI planeja fazer com o GitHub, mas não sou otimista.
Por isso decidi mudar as ferramentas do meu fluxo de trabalho. Tenho tentando migrar para alternativas open-source que não estejam crivadas de recursos de IA. Já tinha uma vontade de aprender NeoVim/LunarVim há um tempo, aproveitei a deixa para finalmente mergulhar de cabeça. Quanto ao GitHub, tenho sondado plataformas como o CodeBerg.
Imagino que minha opinião sobre ferramentas de IA seja minoria, mas mais alguém aí passando por isso?

