Executando verificação de segurança...
3
Daigo
1 min de leitura ·

Existe concurso home office?

Essa é uma dúvida genuína que tenho relacionado aos concursos na área de T.I. Tenho visto muitas pessoas da área concursadas e fiquei com essa dúvida. Vocês que são concursados ou conhecem concursados, algum de vocês (ou dos seus conhecidos) trabalha de forma remota?

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, complementando um pouco com a minha experiência:
Sou agente administrativo municipal em um órgão público. Detalhe que eu moro em outra cidade que fica uns 60km de distância de onde eu trabalho... Eu levo mais ou menos 3h pra ir e 3h pra voltar (quando vou de transporte público)

Sou formado em ADS, mas tanto o meu cargo quanto o órgão que eu trabalho não tem nada a ver com T.I.

Acontece que eu fui desenvolvendo algumas soluções pra otimizar e organizar o trabalho, com impacto real no órgão inteiro de modo que hoje em dia a secretaria meio que depende muito do que eu faço.

Por ser município pequeno e ser uma política que não é muito atrativa (assistência social), é difícil encontrar alguém que faça o que eu faço lá. Além disso, a secretaria não tem bons computadores (que permita fazer o que eu faço com qualidade, utilizar softwares etc).
Na teoria, pela natureza do meu cargo, eu deveria estar na recepção de algum equipamento público atendendo os usuários (cidadão). Mas eu trabalho 100% com computador desenvolvendo soluções, não atendo ninguém.

Por conta desses fatores aliado à distância que eu citei anteriormente a gestão permitiu que eu fique alguns dias trabalhando remoto (tem semanas que eu vou lá no máximo 1x). Geralmente eu vou lá quando tenho que participar de alguma reunião ou capacitação.

Enfim, disse tudo isso só pra exemplificar o que o amigo falou aí em cima.
É uma questão que depende muito de cada situação.
Home office no serviço público não é uma regra. Na verdade essa modalidade nem está prevista nos editais até onde eu sei.

1

Tem muito caso sobre isso pelos menos na Área de TI. As empresas tem o regime de contratação presencial mas no fima boa porcentagem trabalha home.

Alguns TRTs e o Banco do Brasil tem esse modelo de trabalho adotado apesar de não oferecer diretamente. Ou seja pesquisa sobre o orgão, fala com alguns funcionários e servidores da Área ou até mesmo terceirizados.

1

Fala, Daigo!

Cara, o que acontece no mundo dos concursos e serviço público na verdade é o seguinte:

Você não presta concurso público para trabalhar em home office diretamente. O home office é na verdade uma modalidade de trabalho que você pode ter acesso depois que entrar no órgão. Perceba que eu disse PODE, porque isso não é um direito garantido, e cada entidade/instituição pode ter os seus critérios próprios.

Em muitos casos ele é oferecido como um "Programa de Gestão", ou mediante um acordo de trabalho com a chefia imediata, onde ficam definidos os trabalhos, metas e tudo mais. Nesse programa de gestão muitas vezes os servidores tem uma meta maior pra cumprir, pelo simples fato de exercer o trabalho remotamente (isso é polêmico, mas é o mais comum).

Então se você quer entrar já visando isso, é muito importante você ter consciência disso, e se manter protegido e com uma visão realista das possibilidades de trabalhar home office. Cada órgão tem seus critérios, e às vezes essa modalidade só é oferecida depois de algum tempo de trabalho, às vezes apenas depois do estágio probatório (3 anos, se for um cargo efetivo), ou às vezes por motivo de saúde.

Analisa o órgão direitinho que você quer prestar concurso, pra entender os critérios dele, e tenha em mente que o trabalho remoto não é um direito garantido, salvo alguns casos de saúde, ele pode ser revogado, ou simplesmente demorar um certo tempo pra você conseguir. Com isso em mente você consegue fazer uma escolha mais coerente com sua realidade, como o local de trabalho e tudo mais.

Porém, sim, o home office tem crescido no serviço público, principalmente depois da pandemia, e principalmente na área tech, onde a maior parte do trabalho pode ser feito remotamente. Mas reforço: Qualquer pedido de home office é analisado internamente, e pode ou não ser concedido, tem critérios (por exemplo o número mínimos de servidores que devem ficar presencial etc). Você não entra num concurso já com essa garantia, porém dependendo do setor, do cargo, do órgão, é uma possibilidade cada vez mais comum (apesar de ter dado uma diminuída de um tempo pra cá).

Abraço.

1