Que saudade do professor Pier...
Por um lado estamos correto, conseguimos ir bem na prova, tiramos uma boa nota
Nós respondemos a estímulos. Isso nunca foi tão descarado como na era das redes sociais.
Concordo com tudo que o professor disse sobre aprendizado e sobre o sistema de ensino. Recomendo que aprofunde lendo os livros dele: Aprendendo Inteligência 1, 3 e 4.
Dito isso, é evidente que escrever não é a bala de prata que resolverá todos os seus problemas. Os valiosíssimos ensinamentos do Prof. Pier são principalmente aplicáveis ao escopo da memória e do raciocínio lógico.
Ele ensina como o ato de escrever e de sintetizar textos longos em textos menores (o que ele chama de fazer a "cola") induz a compreensão e memorização.
Ele também analisa quais são os incentivos de sistemas diversos como escolas públicas, privadas, cursinhos preparatórios e concursos, e como esses sistemas afetam o comportamento do estudante. E principalmente como se preparar e lidar com cada um.
No caso específico da área de desenvolvimento isso não se aplica diretamente, apesar que a ideia geral ainda se aplicar: Você assimila um conteúdo para toda a vida quando trabalha ativamente em transformar um conceito ou ideia usando o máximo de recursos sensoriais (projetos que fazemos, testes de ideias, MVP's), diferente de simplesmente assistir um curso, ou pior, copiar e colar em outro lugar.
Muito obrigado por me lembrar do Prof. Pier. Deus te abençoe. <3