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Estudamos errado nossa vida toda

Recentemente o YouTube me recomendou alguns videos sobre "inteligencia" e acabei entrando em um deles (procrastinando estava eu). Deixa eu te contar, ainda bem que acessei esse video, pois, foi uma descoberta maravilhosa para mim e venho aqui compartilhar com voces.

Este video que acessei era uma palestra sobre inteligencia (claro) e quem estava lessionando esta palestra era o Professor Pierluigi Piazzi, mais conhecido com Prof. Pier (sorry, ele ja faleceu, infelizmente).

Ele enfatiza o quanto nosso ensino e uma fralde. Para mim, ele tem razao e nao mudo isso, pois mostrou os fatos (como era tonto em nao perceber isso antes), explicando como isso acontece e como deveria ser.

Primeiramente ele ja comeca deixando claro que aluno e diferente de estudante. Para ele isso ja era normal (ele nasceu na Italia e isso tem diferenca por la), mas quando explicou isso para uma reporter, comentou que ela ficou impressionada por nao saber sobre e que no fim, publicou a materia na primeira folha (brasil tem milhoes de alunos e pouquissimos estudantes).

Nos fomos (para quem acabou a escola e nao estuda mais) e nos somos (para quem continua estudando), ensinado(s) a estudar da maneira errada. Estamos sendo preparados para ser bom aluno e nao um bom estudante. Estamos sendo preparado para tirar boa nota e nao para entender realmente o assunto/materia, etc.

Por exemplo, na grande maioria das vezes deixamos para estudar para a prova quase em cima da data ou em cima da hora. Pois, na nossa cabeca se estudarmos um pouco antes, vamos conseguir manter o assunto fresco e conseguir ir bem... Por um lado estamos correto, conseguimos ir bem na prova, tiramos uma boa nota, mas e ai? Como fica o depois? Aprendemos sobre o assunto? Vamos conseguir lembrar sobre ele la na frente?

NAO! Pois esse assunto foi gravado nas parte mais raza do nosso cerebro e depois e apagada.

Para ele (acredito fielmente nessa forma agora, pois, coloquei em pratica e foi tiro certo), temos que ser aluno (assistir a aula e entender o que o professor esta passando) e depois ser um estudante, sentar a bunda na cadeira, SOZINHO e com CANETA/LAPIS e papel na mao. Para ele, e escrevendo que iremos aprender, pois escrever e diferente de digitar, assim como e diferente de sublinhar uma leitura e escrever pontos no qual voce acha importante.

Mas como devo agir diante disso? Bom, se voce ASSISTE aula de manha, deve ESTUDAR na parte da tarde (mas nao pode dormir), agora se ASSISTE na parte da tarde, deve ESTUDAR na parte da noite. Mas eu ASSISTO na parte da noite, o que devo fazer? Vai ter que dormir 30 minutos mais tarde e ESTUDAR o que foi assistido.

Eu comento que foi um tiro certo para mim, porque antes eu apenas digitava e achava que estava ok, nao tinha esse pensamento. Mas realmente tem e vale a pena tentar, vai por mim. Pois, e como ele diz "Se eu digito, vai para o HD do computador, agora se eu escrevo vai para o HD do 🧠, nao podemos levar o computador para todo lado".

E ai, o que acha sobre? Claro que tem mais informacoes, mas "EU PREFIRO" que voce assista o video kkk

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Que saudade do professor Pier...

Por um lado estamos correto, conseguimos ir bem na prova, tiramos uma boa nota

Nós respondemos a estímulos. Isso nunca foi tão descarado como na era das redes sociais.
Concordo com tudo que o professor disse sobre aprendizado e sobre o sistema de ensino. Recomendo que aprofunde lendo os livros dele: Aprendendo Inteligência 1, 3 e 4.

Dito isso, é evidente que escrever não é a bala de prata que resolverá todos os seus problemas. Os valiosíssimos ensinamentos do Prof. Pier são principalmente aplicáveis ao escopo da memória e do raciocínio lógico.
Ele ensina como o ato de escrever e de sintetizar textos longos em textos menores (o que ele chama de fazer a "cola") induz a compreensão e memorização.
Ele também analisa quais são os incentivos de sistemas diversos como escolas públicas, privadas, cursinhos preparatórios e concursos, e como esses sistemas afetam o comportamento do estudante. E principalmente como se preparar e lidar com cada um.

No caso específico da área de desenvolvimento isso não se aplica diretamente, apesar que a ideia geral ainda se aplicar: Você assimila um conteúdo para toda a vida quando trabalha ativamente em transformar um conceito ou ideia usando o máximo de recursos sensoriais (projetos que fazemos, testes de ideias, MVP's), diferente de simplesmente assistir um curso, ou pior, copiar e colar em outro lugar.

Muito obrigado por me lembrar do Prof. Pier. Deus te abençoe. <3

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Excelente ponto, baseado em minha experiência chego a conclusão de que um dos principais fatores que tornam o aprendizado tão difícil é que no início de nossos estudos não aprendemos como aprender, apenas recebemos uma avalanche de conteúdo sem necessariamente saber o que fazer com ele e isso se conecta totalmente à uma reflexão que ouvi uma vez que dizia que a primeira disciplina que deveria ser ensinada a nós é a filosofia dado um de seus significados.

Filosofia: "Amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância"

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Acho que esse é o ponto que hoje chamamos de "estudo ativo", por exemplo é sempre bom anotar quando está vendo um vídeo de estudo ou uma aula, aquela nota não é pra ser permanente mas, quando é feita uma revisão você vai melhorar ela e assim vai reter melhor.

Existem várias técnicas de estudo espaçado que ajudam a melhorar o conhecimento, anotação como o segundo cerebro ou zettelkasten e por ai vai.

O importante é achar um método que funciona bem pra você e como aprendi com a profa Ludi Fonseca tente sempre produzir 3x mais do que você consome.

Se vale a recomendação eu fiz esse vídeo como eu faço meu estudo ativo.

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Eu tive a sorte de nascer autodidata e saber que o método de ensino das escolas estavam errados desde criança, intuitivamente. Desde criança eu sabia que esse negócio de "estudar pra prova" era nocivo, que decorar o que diz um livro um jeito muito duvidoso de "aprender".

Sempre tive intuitivamente, desde criança, uma visão clara de que existe muita diferença entre decorar e aprender.

Já vi esse vídeo que você mencionou há muitos anos atrás. E no ano passado eu li esse texto do Richard Feynman (ganhador do prêmio Nobel) sobre a educação do Brasil. Também já vi outros grandes nomes falarem coisas semelhantes/equivalentes (os outros eu não lembro agora), livros que já li sobre o tema etc.

Não gosto de me apoiar em autoridades (abomino isso), mas é de certa forma reconfortante ver que grandes nomes compartilham uma opinião 100% alinhada com a opinião que eu tenho desde criança. Dá aquela sensação de "eu sabia!" kkkk.

Minha opinião, que eu evito falar em público para evitar gente emocionada me xingando, é: quem não é autodidata, não sabe estudar.

Onde o autodidata nada mais é que o "estudante" que o Prof. Pierluigi menciona. Ele fala de forma diferente, mas basicamente nossas opiniões se alinham.