Executando verificação de segurança...
1
Dcx
1 min de leitura ·

Escolhendo um caminho de forma inteligente

Oi pessoal! Estou trabalhando na área tem 9 meses como trainee, conclui uma faculdade de ADS no final do ano passado. Já trabalhei com Python utilizando flask e agora estou utilizando React.
Utilizei essas tecnologias respectivamente em projetos distintos, onde cada um exige algo diferente do meu conhecimento.

Bom, como iniciei na área profissionalmente faz pouco tempo e também tive que me atualizar de tecnologias diferentes, me sinto um pouco perdida ainda. To bem orgulhosa do que tenho feito e está sendo divertido. Porém, eu sinto que não estou construindo uma base sólida que vai construir minha carreira como especialista em algo de fato.
Eu estava curtindo bastante Python porém logo tive que mudar, também ta sendo legal mexer com React mas esse projeto dura só ate Abril se tudo correr bem...

O que eu gostaria de saber de vocês é, dado o crescimento da IA e das ferramentas que otimizam nosso tempo, quais tecnologias estão sendo inevitavelmente pedidas ainda no mercado. Eu gosto de react porém o meu medo é começar a estudar front end a fundo e logo ver as empresas utilizarem IA para fazer essa parte do negócio por ser """mais fácil""". Faz algum sentido isso???

Se tiverem algum conselho ou até mesmo artigos sobre como as empresas têm se movimentado em relação a IA e os futuros profissionais e suas exigências de conhecimento, vou agradecer!
Enquanto escrevo isso estou também pesquisando sobre isso

Carregando publicação patrocinada...
1

Oi!

Sou gestor de TI com um pouco mais de 10 anos de exp e vou te dar um feedback no meu ponto de vista. O que vou falar aqui não é nada escrito em pedra, mas é importante pra você que está começando.

Não pule etapas.

Esse é o passo mais importante e acho que você tem cumprido. Fez faculdade, independente se foi uniesquina ou não, tem seu mérito. Você conciliou trabalho e estudos então, na prática, você já tem mais valor para o mercado.

Não vá na onda de "Coachs" devs ou de cursinho do foguete roxo

Já ouviu aquela frase: "Linguagem boa é a que paga as contas"?

Se você gosta de Python, foque nisso.
Se você quer migrar para React por gosto, foque nisso.

Difícil a decisão né?
Ninguém aqui pode decidir por você. Suas necessidades só você sabe, sejam elas no trabalho ou na vida pessoal. A linguagem que pagar suas contas ou te dar uma condição de vida digna, confortável ou até mais do que isso é o que vale.

Mas vamos deixar isso mais simples:

  • Quer trabalhar só no Brasil, não tem inglês? Seja generalista.
  • Quer trabalhar pro exterior, tem inglês? Seja especialista

Existe uma grande diferença de cultura entre o Brasil e outros países do mundo, lá fora o especialista é mais desejado, já no Brasil por conta dos altos impostos, eles preferem pagar menos e receber mais, ou seja, contratam um generalista que resolve 2 problemas ao invés de 1.

Não estou dizendo que não tem espaço pro especialista no Brasil, mas é bem mais difícil.

  • Quer ter estabilidade empregatícia? Não existe, mas empresas de grande porte podem te fornecer essa sensação de estabilidade.

  • Quer focar mais em inovação, sabendo dos riscos mais altos? Startups, pequenas empresas, agências...

  • Quer trabalhar em startup, ritmo acelerado? JS, TS, Node, React (até python)...

  • Quer trabalhar em grande empresa, larga escala, esteira? Java, Python (mais difícil, mas tem), Go...


Primeiro vem a sua direção, não a tecnologia. O que você quer independente da tecnologia é o que define seu perfil profissional.


Agora, sendo mais pragmático e respondendo o que você realmente perguntou kkkkk

A movimentação da IA se tornou uma bolha, como foi no passado com a bolha dos devs. O mercado está menos acelerado em contratações impulsivas, o investimento tem se tornado mais ferramental. Sabe a história da revolução industrial? Então... Se eu posso pagar um funcionário que trabalha por 10 com ajuda da IA, pq vou pagar 10? Mas esse é o ponto, continua sendo uma ferramenta, como qualquer outra que chegou e assustou outras áreas do mercado. Quem soube se adaptar e usar a ferramenta ao seu favor (E SE VENDEU BEM), continuou empregado.

A lista de tecnologias não diferenciaram muito no mercado: JS, TS, Node, React, Java, Python, Rust, Ruby, PHP... Existem as que estão em hype e outras não.

Se você quer migrar para front-end, entenda que essa área é criativa. Se você for só cuspir código em React, uma IA vai te substituir, pq isso ela já faz. O front-end precisa ter viés criativo, é o perfil que precisa trocar com designers, entender requisitos de usuários e entender o estado da arte (e até como manipulá-lo sozinho, caso necessário). Hoje tem muito designer virando dev usando Flutterflow ou Webflow (da pra ver pelo tanto de sites feitos nessas plataformas no Awwwards).

Se você decidir ficar no Python: estudar redes neurais, machine learning e etc é um excelente caminho, mas lembre-se, a base de tudo isso é matemática. Já vi Itaú contratando Engenheiro Civil pra ser Dev Senior ganhando R$ 18k mês só por conta de matemática e estatística (e um pouco de C e C# que eng. civil também usa). E esse é o ponto, o Itaú não achou NINGUÉM nessa época com essa skill e teve que olhar pra outro tipo de mercado pra achar (isso não tirei do furico, eu conheço a pessoa que contratou e a pessoa que foi contratada kkkk).


Bom, o meu conselho final é: Continue estudando, saiba se adaptar e mudar a rota se for preciso. Não crie ego por uma linguagem ou por um caminho. Cada um tem o seu.

Independente de quanto os coachs de linkedin falem sobre IA, de quanto as empresas fazem mídia dizendo que aumentou a produtividade em 500% e demitiu 50% dos funcionários... Isso tudo não passa de mídia (e olha que trabalhei como CTO numa empresa de Mídia/Publicidade & Propaganda).

Se você sabe se vender bem, entregar bons resultados e usar as ferramentas a seu favor, é isso que vale. Linguagem é só um meio pra você traduzir requisito de negócio em funcionalidade. No fim do dia, é com pessoas que você está lidando.

Espero que isso te ajude :)


E, claro, sinta-se livre pra conversar comigo se achar necessário: https://www.linkedin.com/in/luhen/ - todo networking é bem-vindo.

1

Ah!!! Além disso, vc já fez ou conhece alguém que fez algum curso sobre como utilizar IA de forma efetiva no trabalho? Sobre as questões de prompts inteligentes e uma visão mais técnica, não só aquela de sair escrevendo e pedindo qualquer coisa achando que o resultado vai ser brilhante 🌟

1

Que comentário legal! Eu já tinha lido sobre essa diferença do mercado exterior com o nosso, mas nunca tinha lido com tanto interesse como agora que quero me decidir sobre meu futuro...
Você conhece alguma plataforma que tem vagas confiáveis? Eu amo estudar inglês e o meu é relativamente bom quando se trata de ler e entender o outro, só fico com vergonha de falar mas sei que desenrolo e meus planos é ficar ainda melhor pra enfim tentar alguma vaga na gringa, eu acho que é um sonho de todo dev sinceramente.
E é por isso que me bate um desespero em saber que ainda não estou nesse caminho, principalmente em questão de conhecimento na área mesmo. Ano que vem eu planejo fazer uma pós em Engenharia de software na fiap e acho que isso vai me ajudar, sinto falta do ambiente acadêmico e ter pessoas pra em inspirar e poder surtar de um jeito diferente que no trabalho não posso kkkkkk fora o conhecimento arquitetural que eu já tive contato porém ainda não utilizo 100%.

Enfim, muito obrigada pelas dicas de verdade! Te mandei conexão no linkedin e quem sabe daqui uns anos eu volto pra dizer que deu tudo certo

1

Fico feliz que tenha gostado :)

Existem algumas, mas geralmente o mercado exterior olha bastante pro Linkedin, com bem mais seriedade do que no Brasil (que virou mais uma plataforma de mídia individual).

Mas vou listar algumas poucas aqui que eu já tive relatos de amigos que foram contratados através delas:

  • BairesDev: Conheço 3 que foram contratados aqui no Brasil pra trampo remoto.
  • StackOverflow Jobs: Conheço um contratado no Brasil, mas para morar em Dublin. Tudo pago.
  • Turing: Também conheço só um que foi contratado, mas esse falam que é bem demorado.
  • Crossover: Esse é bem complexo, compensa mais pra níveis extremamente especialistas e com uma bagagem extensa. Os salários são absurdos, mas conheço um ex-CTO que virou VP na gringa por ele e, sim, o salário é tão absurdo quanto mostram ali (400k/year ~ 600k/year).

Menção honrosa: JobNaGringa (https://www.jobnagringa.com.br/) - É um agregador somente, mas ajuda a filtrar e buscar por oportunidades de um jeito mais simples.


Agora vamos ao que interessa:
Linkedin é o principal portal, não tem muito jogo além disso. Só que, pra "gringo ver", seu perfil também tem que estar em inglês como língua principal. Pelo menos, os americanos que convivo, são pessoas mais objetivas, precisam da informação inicial mais mastigada e direta, então quanto mais descritiva e próxima da realidade você puder ser (pra uma vaga), melhor.

Por exemplo, ao invés de definir sua description de perfil como "Dev Trainee", coloca o que vc realmente faz de uma forma mais descritiva: Desenvolvedora Python / Desenvolvedora Back-End / Software Engineer. Essas são as triggers mais em alta, isso com base nesse artigo aqui: https://www.linkedin.com/business/talent/blog/talent-strategy/most-in-demand-jobs

Você consegue achar uns artigos, inclusive americanos, sobre o "Keyword optimization" pro linkedin. Você só não pode mentir, se é Trainee, entao pode colocar Junior Software Engineer ou Software Engineer (Entry-Level). Se quiser deixar mais descritivo pra deixar quem pesquisa com mais assertividade te achar, pode ser algo assim: "Software Engineer (Entry-Level) | Python | JavaScript | ..." - Por mais que pareça uma besteira (pq no Brasil eles fazem parecer uma besteira esse monte de keywords) isso é bom pra quem faz pesquisa mais genérica e também pra quem faz pesquisa refinada.

Não esquece de colocar que você está disponível para contratação (desabilitando sua empresa de ver kkk)


Uma outra coisa importante: Sai adicionando uma renca de gente no seu linkedin. Quanto mais contatos, mais visibilidade, mais conversão em busca, etc... Todo dia adiciona pelo menos uns 20 ~ 30. Podem ser devs, recrutadores, gestores, etc. Só não vai colocar algo extremamente desconexo tipo: Médico, Motorista de Ônibus, etc... Precisa ser realmente no seu "mundo".