Executando verificação de segurança...
13

Vou fazer duas faculdades, e uma delas aprenderei sozinho!

Introdução

Eai gente, tudo bem? Essa é minha primeira postagem aqui, e gostaria de tornar isso frequente, então vamos lá. Primeiro uma pequena introdução de quem vos fala: Me chamo Eduardo, tenho 18 anos e curso Sistemas para Internet no IFTM, atualmente no primeiro período, com o objetivo de se tornar um desenvolvedor de software e/ou de embarcados, ainda estou analisando as carreiras.
Sei que atualmente não é fácil entrar na área, conseguir uma vagar e se manter no mercado perante tantas incerteza ao redor dos próximos anos conforme o avanço das IAs e a precarização do mercado de trabalho. E com isso em mente, após muita reflexão e aprendendo com as pessoas daqui do TabNews e outros fóruns, tomei uma decisão que vai mudar minha forma de estar em contato com nossa área, irei concluir meu curso de SI, ao mesmo tempo em que aprendo CS, da mais profunda base, até me sentir satisfeito.

Um pouco de filosofia de alguém imaturo na área

Eu sempre fui curioso, adoro ler e aprender muito sobre diversas coisas, afinal, sou um polímata em desenvolvimento (e quem não é?). Mas algo que sempre me incomodou desde que decidi começar a construir uma carreira na área de TI, é o quanto de balela é dito no dia a dia, e como uma parcela (considerável) dos profissionais aceitam a mediocridade por conta de conforto, ou a ilusão de saberem o "suficiente" para sempre serem empregáveis. Nossa área cresce exponencialmente, fora uma das que mais se desenvolveu nos últimos 50 anos, e muito do que é hypado hoje, ainda engatinha para o que podemos chegar a ser um dia. Porém, deixamos de nos tornar aprendizes eternos, para buscarmos um caminho mais fácil, menos doloroso para nós mesmos, com a premissa que assim que conseguirmos um emprego nossa vida está feita, OS DOLÁRES VÃO CAIR NA NOSSA CONTA BANCÁRIA (obviamente estou exagerando, #paz). Venho de uma geração com extrema dificuldade em se desafiar, em buscar o caminho mais complicado para poder se fundamentar de verdade, e entender o que está fazendo, e como faz aquilo funcionar. Me INCOMODA MUITO pensar que um dia eu simplesmente seria um usuário das ferramentas, e não quem as controla e faz o que é necessário para entregar um produto de qualidade. Eu estou pouco me lixando pro Framework do momento, se X linguagem é mais rápida que Y, ou se "vibe-coding" é o futuro, se as IAs vão tomar meu emprego ou qualquer outro sinal de fumaça que nossa comunidade produz a cada mês, normalmente pessoas que fazem esse alarde, sequer sabem o suficiente para produzir uma crítica daquilo pelo qual estão divulgando aos quatro ventos. Eu quero construir algo bom, e que eu entenda porque estou fazendo aquilo, porque tal decisão é melhor que as outras centenas de alternativas, porque essa ferramenta é a correta para essa situação, quero ser um Engenheiro de Software, não um montador de bloco de código que a cada 5 minutos corre atrás da IA pegar código genérico e concluir uma task.

E o que farei para me tornar um verdadeiro desenvolvedor?

O básico. E muitos entendem o básico como algo simples, simplório. Ai que está o erro, pois o básico bem feito sempre superará as 102 bibliotecas que foram importadas para o python para uma API simples. Quero marcar em ferro quente na minha memória os fundamentos da programação, e realmente ser capaz de pensar de uma maneira mais profunda sobre os desafios que surgirem na minha carreira.

Como vou estudar esses fundamentos?

Em primeira instância, CS50 e SICP. Se eu quero entender como Software funciona, como construir algo de qualidade e escalável, preciso ter o conhecimento de porquê aquilo é feito daquela forma, e também enxergar alternativas de se fazer a mesma coisa, isso é um dos pilares do conhecimento para nossa área. Sei que estudando por meio destas duas fontes eu terei uma boa base, mas não é o suficiente para uma carreira que durará ao menos 20-30 anos. Arquitetura de Computadores, Algoritmos e Estrutura de Dados, Matemática para CS, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, enfim, já deve ter ficado claro. Não estou tirando isso simplesmente da minha cabeça, o que acho que deva ser feito, ou simplesmente sendo idealista (talvez um pouco). Existe uma base em minhas palavras, horas de pesquisa e leitura, anotações e muita reflexão sintetizada em pouco mais de 7000 caracteres. Minha referência principal é esta "TeachYourselfCS", acredito que uma boa forma de se BASEAR nos estudos que busco para mim, para os meus objetivos e pela forma que eu acredito ser o correto para minha SITUAÇÃO DE VIDA. Entenda que você que foi para área por necessidade de arrumar um emprego para pagar as contas da sua família, teve de tomar um caminho mais direto para o mercado, e tudo bem! Na minha realidade, eu posso tomar esse caminho mais lento, por N motivos, mas o principal deles é que eu quero realmente ser bom naquilo que eu escolhi para mim.

O que farei depois desse post?

Compartilharei com vocês minha jornada. Mostrarei código, insights que tive conforme fui vendo/lendo/programando por meio dessas fontes. Vou realmente me esforçar para tornar isso semanal, pois me ajudará a manter um resumo sobre aquilo que estudei, e também poderei revisitar conforme necessário. Obviamente estarei disposto a ouvir críticas, dicas e aprender com vocês, assim como haverão aquelas que estarão aprendendo comigo. Não tem como estar nessa comunidade sem contribuir de alguma maneira, é egoísmo manter seu conhecimento para você, quando pode ser compartilhado e ajudar outras pessoas. Essa decisão que estou tomando não é única, foram meses tomando tapa na cara de gente muito mais experiente que eu, me preparando para tomar esse caminho(Salve Maniero e Fábio Akita!). Espero que possam me acompanhar nessa jornada, onde estarei compartilhando aquilo que aprendi, e também o que não entendi, pois é assim que se estuda programação, aprendendo com seus erros.

Disclaimer sobre minha faculdade no IFTM

É um curso tecnólogo. Sei que usando apenas o que aprenderia lá como base (afinal tem muitos projetos práticos), eu seria um programador preparado para ENTRAR no mercado, mas provavelmente não teria a base suficiente para me manter, ou ascender na carreira na velocidade que eu quero. Por isso o título.

OBS (E AQUI ACABA)

Eu sei programar. Sei HTML, CSS, JS, C#, JAVA, C, então existe um passado com essas ferramentas antes de tomar tal decisão. Quero saber mais, e de nenhum mal tem isso. Todo dono de carro tem de saber olhar o capô e identificar os problemas que seu carro apresenta (ou ter uma noção pelo menos), o mesmo vale para nossa área.

Conclusão

OBRIGADO A VOCÊ, QUE LEU TANTA BALELA DE UM JOVEM QUE ESTÁ NADANDO CONTRA A MARÉ. Tenho consciência da minha ignorância, e sei que muito do que disse pode estar errado, ou não ser o caminho mais otimizado para meus objetivos, sei bem disso. No entanto é o caminho que decidi seguir, e pretendo aprender mais com o erro dos outros e meus próprios erros, ainda sou jovem e tenho muito o que enfrentar. Desde já obrigado, espero que possam me acompanhar nessa jornada.

Carregando publicação patrocinada...
2

Parabéns por isso. Eu não gosto muito de fazer postagens só para elogiar porque não ajuda ninguém de fato. Ou até pode ajudar não só o autor, mas outras pessoas que buscam alguma validação. Mas também assim não fico só batendo em quem faz errado tentando mostrar isso para a pessoa.

Para não ficar só no elogio e ter mais relevância, espero que compartilhe mesmo, não 3 ou 4 coisas e desiste depois. Acontece e muito aqui e outros lugares. E isso é um sintoma.

Curioso como alguém precisa estudar por conta para aprender de verdade, mas é nossa situação atual. Pra ser justo eu também tive que fazer isso.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Olá Eduardo, fui um dos abastardos que leu seu texto até o final hahaha, tenho 22 anos sou aspirante, e entusiasta igual a voce!, Gostei da forma como tu escreve, alias, sou estágiario na área de desenvolvimento de software, acredito que meus passos estão trilhando para o lado do QA, porém sigo aprendendo, essa curiosidade que voce cita, precisa ser alimentada, é isso que nos torna diferentes, não necessáriamente os melhores naquilo que fazemos, mas os melhores que nós mesmos de ontem.
Por isso, desejo-lhe muito boa sorte na sua caminhada, e uma dica, entenda a diferença entre motivação e vontade...

Querer ser alguem, querer fazer algo grande, é muito bom, deveras!
Mas quando nos faltar ânimo, quando a preguiça bater , é essencial lembrar do porque fazemos aquilo, porque aquilo nos motiva, e precisar agir, aprender a trabalhar mesmo no desconforto e fazer oque precisa ser feito!
Forte abraço

1

Com certeza. Haverá dias em que não estaremos no nosso melhor momento, estaremos cansados e desanimados com a vida, mas é o que é. A consistência nos dias ruins é o que nos fortalece para sermos ainda melhores nos dias bons, é disciplina e motivação alinhadas com a realidade. Boa sorte em seu estágio, que dê tudo certo para nós.

1

É gratificante receber uma resposta sua. Realmente estou sério quanto a isso, então é um esforço contínuo que colocarei, por mais que em algum momento eu deixe de compartilhar minha evolução, pode ter certeza que estarei estudando no off. Logo vem mais!