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Ruim vende mais. Por quê?

Hoje pedi pela terceira vez uma comida ruim. Não porque eu queria de verdade, mas porque muita gente diz que é boa. Fui influenciado.

Coincidência ou não, sei que essa mesma empresa fatura mais de 1 milhão por mês em uma cidade relativamente pequena. Isso sempre me deixou intrigado: como uma empresa que entrega uma comida sem graça consegue vender tanto e ainda ser referência?

Já fui em praticamente todos os restaurantes e fast foods da minha cidade. Tem opções muito melhores, mais baratas e com muito mais sabor. E mesmo assim, essas vivem vazias. Já vi várias falirem. Algumas não tinham caixa pra aguentar até serem reconhecidas, outras morreram por má gestão. A qualidade nunca foi o problema.

Isso me fez pensar no McDonald's. Toda vez que como lá, a carne parece papel molhado. Os ingredientes são "ok", nada demais. A batata é boa, mas não é revolucionária. Mesmo assim, no fim, eu acabo comprando de novo. Por quê? Pela experiência? Pela praticidade? Ou só porque é o nome que vem na cabeça quando a fome bate?

Talvez o problema nunca tenha sido o sabor. Talvez o mundo tenha decidido que o que vende é o que grita mais alto, não o que entrega melhor.

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Talvez o mundo tenha decidido que o que vende é o que grita mais alto

Não é o mundo, é anatomia humana.

Não é a toa que o mundo gira em torno do marketing

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Na sua cidade, vc até sabe quais restaurantes prestam. Mas, e na cidade vizinha? Entao vc prefere o 5/10 do Mc Donalds do que tentar a sorte na pastelaria suspeita da rodoviaria.

Nao sei na sua cidade, mas na minha, quando eu peço um McDonald's pelo Ifood, parece ate que eles estavam na porta da minha casa esperando. 10 minutos e o lanche chega.

Tenho filho. Então, já viu: lanche com o brinquedo do desenho do mes, é só lá. E agora quase todo McDonalds tem brinquedoteca. Um pai não quer saber de qualidade da comida, só quer comer em paz uma vez na vida.

Fora que McDonalds é "top of mind". Se vc está com a glr do trabalho, da familia, da escola, da igreja ou seja lá o que for, a opção mediana que não vai desagradar ninguém? McDonalds.

E os caras estão praticamente em todos os lugares: shopping, esquina de avenida, entrada da cidade. Eles não deixam você esquecer que eles existem e estão sempre acessíveis.

Lugar pra comer depois da meia noite? Tirando SP, onde vc pede uma pizza na madrugada de 25 de dezembro e chega (sou prova viva disso), é só no McDonalds que vc terá isso.

Então, não se trata apenas de ter um produto bom. Trata-se de ter um serviço pelo menos razoável, disponível e pelo menos mediano a ponto de não "ofender" ninguém. E eu desconheço quem faça isso melhor que o McDonalds.

Fica de exemplo pros empreendedores de SaaS que vejo por aqui.

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Isso é verdade. Esses fastfoods são muito convenientes. Aqui na minha cidade, Manaus, não tem quase nada que funcione a essa hora da madrugada. Mas o MC está firme e forte.

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De tanto aquilo aparecer para a gente e todo mundo usar ou participar — e só a gente não — começamos a nos perguntar se somos os únicos 'fora da caixa' por não pertencermos ou consumirmos aquilo também. E na maioria das vezes vamos na onda do justo efeito manada mencionado. Famosinho maria-vai-com-as-outras.

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Há décadas atrás, quando recebi meu primeiro salário, realizei meu sonho de comprar um sanduíche no McDonald's (não era tão pobre, mas no "limite").

O sanduíche parecia um biscoito salgado molhado dentro de um pão.

Aprendi que - algumas vezes - o sucesso não é o que se vende, mas quem vende.

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A gente tem esse comportamento primata de seguir os outros. Você poderia se manter à parte e adotar o hábito de sempre explorar novas alternativas, ir em restaurantes diferentes cada vez que quiser comer fora. Fazer pedido em uma lanchonete diferente no shopping ou no app. Os outros são os outros, e só.

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Eu também observo isto em diversos produtos e serviços vendidos e sempre tive esta curiosidade até ver em um vídeo alguém falando sobre este assunto. Isto se chama desejo mimético, formulado pelo antropólogo francês René Girard.

Basicamente tu vai querer aquilo que outras pessoas querem (no seu caso a comida), mas não pelo que o objeto é (comida maravilhosa de boa) e sim porque outras pessoas também o desejam.

Isto acontece muito com as crianças, especialmente quando elas vêem outras crianças brincando com um brinquedo diferente. Nos adultos ocorre de forma semelhante porém mais dissumulada.

Outro exemplo bem fácil de perceber: "todos" querem um iPhone! Vejo adolescentes querendo iPhone sem ao menos comparar o que um modelo Android e o da maça fazem e mesmo assim querem a maça.