Executando verificação de segurança...
4

Mudança de ar - Saindo do Brasa pra gringa.

Bom dia! ultimamente venho mt decidido a dar um salto na minha carreira, mas tenho um certo medo ao ir pra gringa.

Tenho uma experiencia solida como Infra/SRE atualmente sou Senior na Senior Sistemas.

Tenho um inglês basico para comunicação (Já estou me aprimorando)

Meu medo é pois aqui tenho uma rotina mt tranquila, faço as coisas, tenho uma autonomia e liberdade entre minha vida profissional e pessoal.

Pessoal da gringa, como funciona ai? é mt mais puxado? o salario é realmente mt maior? sei que posso ver isso em videos, o intuito é trocar uma ideia mais direta.

Carregando publicação patrocinada...
2

Nao ficou claro pra mim, vc ta falando de trabalhar remoto pra uma empresa gringa e ainda morar no brasil ou imigrar?

Mas sim, tbm tenho essa duvida. Eu trabalho numa empresa estavel e o ritmo é muito tranquilo. Recebi uma offer pra ganhar duas vezes mais (o que é pouco pelo que vejo dos salários na gringa) mas sei lá se compensa.

1

Comecei a trabalhar recentemente para empresa estrangeira. O salário é o dobro do que eu ganhava trabalhando no BR. Tem mais burocracia porque, pelo menos no meu caso, tive que abrir CNPJ, aí tem que emitir nota mensalemnte e tudo mais, mas nada que um bom contador não resolva.

Sobre a rotina, é super tranquilo. Na companhia tem várias pessoas de diferentes fusos e cada um começa no seu horário. Claro que é importante estar pelo menos um período de tempo online no mesmo horário que a maior parte do time para participar de reuniões, discussões, etc, mas é super tranquilo. Se precisar sair para resolver algo, é só colocar o status como offline no slack e sucesso.

Imagino que a maioria das empresas que contratam pessoas estrangeiras tenham uma política parecida, por conta dos fuso-horários.

Uma coisa diferente para mim é que na empresa que estou, preciso preencher semanalmente um checkin com o que fiz na semana, quantas horas dediquei no projeto, etc. Acredito que o motivo, nesse caso, é porque sou contrata por uma empresa de outsourcing para trabalhar com um cliente deles, então esse track ajuda a empresa nos casos em que uma pessoa trabalha com mais de um cliente, imagino.

Mas de modo geral, é super tranquilo. O que mais pega para mim é o inglês haha Entendo bem e sei me expressar, mas nem de longe com a mesma facilidade que me expressaria em português, mas é questão de prática :)

1

Olha, não sou o melhor exemplo, pois nunca trabalhei na gringa com programação. Mas eu já dava uma olhada nessas coisas e vou dizer o q sei (e já morei fora, mas lá eu trabalhei com trabalho simples).

Primeiro q imagino q seria mais parecido com um PJ aqui no Brasil, imagino q sim, lá ganhe mais. O PJ vc não tem segurança nenhuma em relação a emprego, então vc pode ser demitido por qqr razão, pois ao meu ver, a gente é descartável a não ser q se prove realmente útil pra empresa. Então não espere estabilidade, vc vai viver com esse medo constante de ser demitido. Se vc não está disposto a correr o risco, meu nem vá. Não sei se vale a pena vc perder a estabilidade se vc não tem a mentalidade para querer arriscar em coisas novas. Normalmente eu penso assim, se eu não tenho dependentes (seja vc cuidar de alguém, por exemplo, filhos, pais, avós, alguém próximo), tente. A idade tbm é um bom motivo de escolha, pois qnto mais jovem, ainda vale a pena arriscar. Se mais velho, bem... ai depende da personalidade da pessoa. Mas isso é minha opinião, vc tem q decidir o q vale o risco ou não. Por incluir o risco financeiro, q vc dizendo q é senior e tem uma vida estável, imagino q vc não irá passar perrengue por um bom tempo.

Outro é q dependendo da empresa, vc terá q morar lá. Tenha ciencia disso. E morar fora não é fácil, ainda mais se vc não souber o idioma local. Por exemplo, imagina q vc tenha q trampar na alemanha. Vc até consegue dar umas enroladas com inglês, mas vc precisa aprender o idioma local se vc quiser fazer amizades mais duradouras, e tbm coisas mais fora do ambiente de cidade grande. Interior por exemplo, é qse raro ter pessoas q falam inglês, com exceção de cidades turísticas.
Tbm tem q ver o custo de vida, pois exterior normalmente é caro, como na europa, eua, ... países desenvolvidos. Claro q existem exceções, mas nunca se apegue a exceções, vá com a consciência q o custo de vida é alto, ai vc se estressa menos qndo estiver lá e vai mais preparado financeiramente.

Se vc for pra fora, seu visto normalmente é mais fácil. Recomendo não arriscar ir pra lá e procurar vagas. E tome cuidado com as vagas de portugal. Não q sejam ruins, mas é q pagam menos e eles exigem q vc vá morar lá. Então coloque na balança se for pra esse caminho.

Vc vai ter mta dificuldade com sotaques, ainda mais se tiver nativos. Não sei como é no mundo corporativo, mas no dia-a-dia, vc até dá um jeito de se comunicar, mas conversas diárias é outraaaa coisa. Então assim, melhore o inglês assim como vc já está buscando por isso.
E aprenda a ouvir (isso é sério). É melhor vc entender o q ele está querendo dizer do que vc explicar errado. Eles já esperam q vc irá falar errado, mas eles não esperam q vc faça errado o q eles disserem pra vc fazer. Por isso pratique mto o listening com youtube e tals. Não fique só nos listening de cursinhos, pois o jeito q falam é artificial pra vc aprender. Canais gringas em youtube é a realidade deles, então precisa aprender a entender o q estão dizendo.

Recomendo tbm aprender mais sobre o país q vc deseja ir. Não tente lançar pra qqr vaga, vai q é um país q vc acabe não curtindo. Pois é aquilo, pode ser q eles peçam pra vc ir morar lá. Então aprenda mais sobre o país caso caia nesses casos de trabalho.

Bom, como vc viu, eu foquei mais nas partes fora do trabalho. Não consigo te ajudar mto em relação ao trabalho em si, mas espero q pelo menos tenha ajudado melhor no q vc pode decidir.

AH, E NÃO SAIA DO TRAMPO antes de conseguir uma vaga certeira, oks? Até onde to sabendo, tá meio complicado dependendo da área, então pense bem antes de fazer os movimentos de mudança. As pessoas se dão mal pq fazem de qqr jeito, então seja um bom estrategista e organizador nessa parte, pq assim as dores serão menores qndo estiver mudando.