Executando verificação de segurança...
2

Desafio: uma semana usando Linux

Olá gente, me chamo Gabriel e gostaria de compartilhar minha primeira experiência com Linux :)

Desde pequeno eu fui um entusiasta no mundo da tecnologia. Adorava mexer no meu computador e descobrir como as coisas funcionavam nele. Naquela época meu sistema operacional era um Windows 7 e me mantive com o ecossistema da Microsoft até o ano passado (2022).

Já faz alguns anos que acompanho o canal Diolinux e eu ficava fascinado com o mundo Open-Source. Como eu havia começado a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas naquele mesmo ano, decidi que seria uma ótima oportunidade tentar utilizar uma distribuição Linux, mas eu estava com muito receio de não aprender e não conseguir me adaptar.

No final de 2022 eu assisti a dois vídeos que mudariam minha vida dali para frente, ambos do Diolinux. Um era sobre um collab que ele havia feito com outros canais de tecnologia, os desafiando a utilizar o Linux por um determinado período como sistema principal, sem poder voltar ao Windows. E o outro era um tutorial de instalação do Linux como dual boot, sem precisar remover o Windows.

Foi então que decidi fazer o mesmo desafio: utilizar uma distribuição Linux por uma semana, sem poder voltar para o Windows e sendo obrigado a utilizar todas as ferramentas de desenvolvimento que eu precisava no Linux.

Após a semana do desafio eu não consegui mais voltar para o Windows. Tudo que aprendi em uma semana foi o suficiente para eu conseguir utilizar todas as ferramentas que eu precisava e minha produtividade nos estudos aumentou. Listando algumas coisas que explodiram minha cabeça:

  • Gerenciador de Pacotes: Isso aqui é uma coisa maravilhosa, que centraliza o gerenciamento de pacotes e dependências. Não precisava mais ficar abrindo sites, baixando os executáveis e ter que ir passando de janela em janela até terminar a instalação;
  • Sugestão de Instalação: Olha, quando eu vi isso fiquei realmente chocado. No Fedora, e em algumas distribuições Linux, quando você tenta utilizar algum comando e o pacote necessário para executá-lo não está presente, o terminal te fornece a opção de instalar exatamente o pacote que você precisa;
  • Instalação de Ferramentas: Eu comecei instalando o MySQL e de cara eu percebi a diferença para o Windows. Aquele monte de janelas horríveis não existiam mais, sendo substituído por poucas linhas no terminal para configurar usuário, senha e acessos. A velocidade para instalação e configuração me deixou muito surpreso, e isso não aconteceu somente com o MySQL;
  • Performance: Como eu possuía um SSD e um HD, deixei o Windows no SDD por problemas de 100% de disco que eu havia enfrentado quando ele estava no HD. Ao instalar o Fedora no HD as coisas foram muito diferentes - a performance do Linux é de outro mundo. Foram poucas às vezes em que pude ouvir a ventoinha rodando, além de tudo abrir mais rápido do que quando eu estava com o Windows no HD.

Essas coisas que listei foram as que percebi nessa uma semana, mas como eu havia deixado o Windows e adotado o Fedora como meu sistema principal comecei a notar cada vez mais e mais vantagens, das quais não vou listar aqui para não ficar maçante.

O conhecimento de Linux aliado de bastante esforço ao longo do tempo me abriu uma oportunidade incrível em 2023: um emprego em uma multinacional de tecnologia atuando como DevOps.

É por isso e por outros fatores que recomendo fortemente a todos que tiverem oportunidade de realizar esse mesmo desafio: uma semana usando Linux sem voltar para o seu sistema operacional de origem. Mesmo que no final você possa acabar não gostando, com certeza vai obter conhecimentos valorosos.

1

Comecei da mesma forma, fazendo um teste, e estou há mais de 20 anos sem usar Windows.
Na época, minha principal motivação foi parar de me preocupar com vírus (que bastava espetar um pen drive pra pegar), antivírus etc.

Me acostumei tanto com Linux que nem sei mais usar Windows. As coisas se inverteram! Fico totalmente perdido no Windows e não acho nada. Falo sério.

Para quem ainda usa Windows e puder me responder, tenho duas dúvidas. Ainda existe tela azul da morte? E ainda existe aquela obrigatoriedade de reiniciar o sistema toda vez que tem atualização? Achava aquilo um saco... Linux é vida!

1

Te entendo completamente kkkk. Eu me perco um pouco quando preciso usar Windows, mas como foi recente a mudança eu ainda sei mexer. E sim, ainda existe a tela azul e ainda precisa reiniciar pra atualizar kkkkk.

1

Connheci o Linux em um CD de revista de banca de jornais, sem conexão de internet e com PC sucata.
Hoje temos como instalar VM ou usar uma remota e com todas essas facilidades, não tem desculpa para começar este desafio.

Uso Linux e windows, segue a dica da faculdade.. use Linux ou pelo menos aprenda a usar.

1

Acho que para todo estudante, profissional ou entusiasta de tecnologia, saber Linux é muito importante. Eu percebo que as pessoas tem medo do terminal, pois eu mesmo tive. Porém com um desafio assim você acaba se obrigando a aprender e todo aquele medo é desfeito, aí você percebe que não era aquele bicho de sete cabeças que parecia. Hoje em dia para quem quiser testar tem várias opções, como você disse. Tem VM, dual boot, cloud, WSL2, Docker etc.

1

É uma otima experiência, além de facilitar na instalação de algumas ferramentas para desenvolvimento onde no windows se torna algo muito chato as vezes, a performace também e outro nivel, o unico problema e que para aqueles que querem jogar o linux as vezes não se torna a melhor opção, por conta de drivers da nvidia e até mesmo pelo suporta das empresas que produzem os jogos, mais para desenvolvedores e algo muito bomm :)

1

Sim, para jogos eu volto para o Windows. Mas em todo o resto o Linux se tornou meu sistema principal. Acho que hoje em dia ele está melhorzinho para jogos, mas tem bastante para melhorar. Agora que a Valve veio com o Steam Deck provavelmente veremos mais sobre o Linux no mundo dos jogos.

1

Pra nós devs, sinceramente usar um Windows, salve excessões (desenvolvimento p/ win, jogos e adobe), é perda de tempo.

Linux queira ou não é muito mais leve do que o Windows, e é um ambiente muito mais próximo do de produção, o hábito de usar o Linux no dia a dia automaticamente te deixa mais próximo de saber lidar com um servidor Linux.

1
1

O conhecimento de Linux aliado de bastante esforço ao longo do tempo me abriu uma oportunidade incrível em 2023: um emprego em uma multinacional de tecnologia atuando como DevOps.

Incrível como uma mudança que parece ser bem simples no começo (utilizar outro sistema operacional) pode fazer tanta diferença. Parabéns pelo emprego!

1
1

Eu utilizo ambos, Linux e Windows, e na minha visão tenho alguns pontos em relação aos dois:

  • O Linux querendo ou não te da um empurrão para desenvolver, ele carece de distrações que no Windows seria muito fácil ter (Jogos e outros programas), enquanto no Linux o ambiente é muito enxuto, você precisa instalar tudo que precisa e depois te da uma sensação tão boa de trabalho bem feito.
  • O Windows por outro se você possui um Docker ou WSL2 para realizar containerização do Linux se torna muito produtivo, porém novamente caimos nas tentações das distrações oferecidas ali pela facilidade de acesso.

Como uso meu computador para Jogos e Desenvolvimento, precisei manter Windows, porém utilizo Docker e o WSL2 quando quero fazer alguns testes hehe

1

O WSL2 com certeza foi uma ótima adição ao Windows. Eu ainda mantenho meu amor pelo Fedora porque gosto de todo o ferramental e pretendo continuar usando. Mas para quem precisa do Windows o WSL2 permite ter o melhor dos dois mundos, realmente foi uma incrível sacada da Microsoft.

1

E a Microsoft deve seguir por este caminho, facilitando a vida, as vezes não tanto, mas na maioria das vezes ela tenta...hahahha

WSL2 eu só tive um problema em questão de compartilhamento de arquivo, as vezes o /media não funciona como deveria.