Executando verificação de segurança...
7

Certeza que você vai se identificar com essa publicação

Se você é programador, mesmo eu não te conhecendo, eu tenho certeza que você vai se identificar com essa publicação.

Com certeza você já ficou travado em bug. Quem nunca né? Aquele problema que você passa horas de frente ao computador, lendo e relendo cada vírgula, cada variável do código, analisando qual arquivo está chamando aquela função, usa o debugger da IDE e nada. Então começamos duvidar de nós mesmos, aqueles pensamentos dizendo: eu sou uma fraude, será que eu não sou um bom programador? Eu sou o pior programador do universo.

Então você cansa mentalmente e diz: ok, PRECISO dá uma pausa. Daí vai tomar uma água ou café em um outro ambiente para esquecer do código, respirar e "reiniciar" o cérebro. Mas se você é programador, sabe que mesmo saindo da frente do computador, nossos pensamentos no código não param, nosso cérebro não consegue parar de pensar naquele bug, ficamos debugando o código mentalmente, seguindo cada callback, cada variável tentando entender qual fluxo o código está fazendo.

E então, enquanto estamos com a xícara na mão tomando um café e olhando pro nada... vem aquele PLIM! É issooooo! Corremos para o computador com medo de esquecer a solução kkk, e finalmente descobrimos o que estava causando o bug. Nosso cérebro nos dá aquela boa dose de dopamina e aqueles pensamentos duvidando de nós mesmos simplesmente desaparecem e você pensa: eu sou Fod@, eu sou muito é bom rapá, eu sou o melhor do mundo, Linus Torvalds? Coitado, tem muito pra aprender comigo. kkk

As vezes tudo que precisamos entender para resolver o bug, já está no nosso cérebro, as informações estão lá, mas de maneira bagunçada. Muitas vezes precisamos sair do computador pra ter uma visão mais macro do problema como um todo e não somente código em si. Precisamos sair pra ver o problema de outra perspectiva e enquanto fazemos isso nosso cérebro “reinicia” e organiza as informações. E aí? Se identifica com isso? Sim ou com certeza? Me conta o que você faz quando trava em um bug?

Carregando publicação patrocinada...
4

Trabalhei em uma startup em São Paulo que os fundadores (gringos) eram bem out of the box.

Eles simplesmente levantavam da mesa, pegavam um copo de café, e davam voltas do quarteirão para pensar.

Diziam que arejar a mente andando trazia mais retorno que 2h sentado olhando para a tela.

Fizemos muitas reuniões e brainstorms andando pelas ruas do bairro. E funcionava que era uma maravilha!

1

Eu utilizo uma técnica que eu chamo de "Conversar com o pato".
Os americanos tomam banho em banheira e, normalmente, as crianças utilizam patos de borracha no banho.
Me inspirei nesse cenário para a técnica e o pato não precisa ser necessariamente um pato de borracha, pode ser qualquer coisa, o mouse, uma garrafa d'água, outra pessoa, a xícara de café, etc. Desde que você explique todo o problema para o "pato" e tente explicar "sua solução", ou "tentativa de solução". Plim, a resposta, ou uma saída, vai aparecer na sua cabeça e te ajudar com o problema.
Comigo costuma funcionar 95% das vezes.