[TUTORIAL] Crie jogos para o NES - Parte 2: Preparando o ambiente de desenvolvimento para NES
Caso você não viu a parte 1 aqui está o link.
Agora que você já entendeu por que vale a pena criar jogos para o NES, é hora de botar a mão na massa. Nesta parte, vamos configurar tudo que você precisa para escrever seu primeiro código e rodá-lo em um emulador.
Conteúdos
1 - Oque você vai precisar
2 - Instalação dos softwares necessários
3 - Testando o ambiente
1 - Oque você vai precisar
Primeiramente, precisaremos de um editor de código/texto, eu estarei utilizando aqui o VSCode que é oque eu costumo usar. Segundamente precisaremos de um assembler de Assembly 6502, nós estaremos utilizando o ca65, e por fim por ultimo um emulador como FCEUX.
2 - Instalação dos softwares necessários
Primeiramente, devemos procurar alguma extensão do teu editor de código que suporte o ca65 assembler, e que te ajude a programar utilizando ele, caso você estiver também no VSCode eu recomendo o "ca65 Macro Assembler Language Support (6502/65816)" do Cole Campbell
A seguir, entraremos no site do cc65, note que eu disse "cc65" e não "ca65", o cc65 é um conjunto completo de ferramentas, que inclui o ca65 e outros.
Dentro do site basta apenas seguir as instruções, como estou no Windows, eu irei clicar em "current cc65 snapshot", isso nos leva ao site do sourceforge onde teremos o cc65 baixado automaticamente como um arquivo .zip, após isso vamos extrair o arquivo, e renomear a pasta para "cc65" e mover ela para C:/ (ou o lugar que você preferir), a seguir, vamos ir nas váriaveis de ambiente do nosso PC.
Depois em "editar" com o Path selecionado, e em novo criar um com o caminho que deixamos o cc65 só que na pasta bin (provavelmente C:\cc65\bin).
Se você estiver no linux você pode dar um git clone no repositório e compilar ele.
git clone https://github.com/cc65/cc65.git
cd cc65
make
Agora vamos instalar o emulador FCEUX, vamos no site do FCEUX na aba download
e baixar o binário do emulador, a seguir novamente ele vai nos levar para o sourceforge onde vai baixar automaticamente um zip baixado, apenas extraia, e já teremos o nosso executável que podemos abrir.
3 - Testando o ambiente
Para podemos testar seu ambiente, crie uma pasta e crie um arquivo assembly como "helloworld.asm" copie o código e cole no arquivo criado a seguir, se todos passos foram seguidos corretamente, ao usar o comando cl65 --target nes hellones.asm --verbose -o hellones.nes ele vai compilar e você poderá abrir o arquivo no seu emulador (mude o comando caso seu path do arquivo assembly estiver diferente)
e terá uma maravilhosa tela vermelha.
No próximo tutorial nós vamos entender o hardware do console de forma geral, entender o comando de compilação e entender esse código.
Essa é a minha primeira vez fazendo um tutorial para multiplos sistemas se alguem tiver um problema ou sugestão por favor avisar.