Lamento por você.
Eu ouço isso desde que comecei nos anos 80. Todos os meus amigos falavam que não tinham tempo de estudar, aprender coisas novas. Tem gente que não sabe nem sobre a evolução das tecnologias que usavam e devem usar até hoje.
Para essas pessoas tem espaço no mercado até porque a experiência, mesmo que não sendo das melhores conta muito, mas para quem está começando isso vai minando a chance da pessoa evoluir.
As pessoas têm tempo para fazer tudo o que realmente desejam. É claro que não é tudo junto, claro que terá que abrir mão daquilo que deseja menos. Então quando alguém fala que não tem tempo está só dizendo "não gosto tanto assim de tal coisa".
Por exemplo, as pessoas me cobram lançar meu canal e blog que estou prometendo há bastante tempo. Eu estou sem tempo, mas tentando encaixar uma coisa aqui e ali. É mais complicado que eu imaginava fazer algo decente e toma tempo aprender. Então estou indo devagar porque apareceu projeto interessante que eu não ia pegar e que paga as contas (contra fazer algo de graça para a pessoas, muitas mal agradecidas ou que só querem perturbar), mas peguei, problemas de saúde na família, namorada nova que está indo bem, muitas minisséries boas para ver, que é um formato que está funcionando melhor, estou fazendo mais exercícios para cuidar da minha saúde. Se eu quiser eu jogo tudo isso pro lado e tenho tempo para cuidar do canal. Mas eu não quero.
Eu fiz uma escolha de pagar um preço há muito tempo, eu deixei várias coisas de lado para aprender. Não me arrependo. Só queria ter feito de um jeito melhor, mas tenho minhas limitações.
Ainda mais com IA ficará complicado para quem não evolui. E não é aprender tecnologia nova, é aprender os fundamentos, e isso é algo que a maioria das pessoas não tem tempo, o tempo só vem para o que dá resultado imediato. Aí torce para que o avanço da IA serja mais lento qdo que já será. Quem sabe cheguei o dia final antes da IA suplantar a pessoa que não tem tempo para aprender.
Claro que se a água começar bater no pescoço o tempo milagrosamente aparecerá para a maioria. Para alguns não, e isso tirará a pessoa no mercado, e não aparecerá porque a cabeça da pessoa ainda vai priorizar outras coisas. Po de ser bom para ela. Tem gente que vai achar a vocação dela em outras bandas.
Isso não deixar de ser uma dívida técnica. A pessoa não tem tempo porque ela está gastando o tempo com coisas erradas, consertando os problemas, causados porque a pessoa não estudou. Tem que quebrar esse ciclo vicioso. Essa questão é até mais complexa e não vou conseguir desenvolver aqui.
E não se preocupe, sem terá a sensação que não está aprendendo tudo, mesmo economizando muito tempo. O mundo está mais exigente.
Eu diria que não tem um dia que eu não aprendo coisas novas, de diversas maneiras, até mesmo sem perceber, mas boa parte é estruturada, eu faço para conseguir algo novo. Estou aprendendo algo agora escrevendo isso. E estou escutando algumas coisas pouco importantes em 2x. As importantes eu faço com mais cuidado, dedicação, lentamente, faço um processo de aprendizado real para não ser só lixo que entra na cabeça. Acabei de escutar algo que eu vi que vou ter que pesquisar algo mais sobre o assunto, e até pausei para escutar com mais cuidado depois que terminar aqui porque interessou, e já botei outra coisa para não perder tempo.
É um problema as pessoas não saberem aprender. A escola não ensina isso. Eu (ainda, e pode ser que nunca) sei como ensinar isso. Eu mesmo não faço isso tão bem, mas o básico eu faço e compenso com mais esforço.
Eu conheço pessoas que têm dores de cabeça quando vão aprender algo. Vai fazer o que?
Bem, tem o que fazer, mas não é fácil, pode ser caro, pode não dar resultado, precisa de ajuda profissional adequada para ajudar a pessoa se organizar e ver se tem algo mais profundo, como psicológico ou neurológico atrapalhando. As pessoas não fazem. E quando fazem é com coach que é bom de vender "felicidade" não solução real.
Eu já vi várias desculpas dadas aqui porque a pessoa não estuda, já passei a dificuldade e falta de tempo que eu tive e estudava do mesmo jeito. O agradável é o que o cérebro quer, e a maioria das pessoas não se agradam com educação, então tem que forçar, de maneira coordenada, com apoio especializado.
Eu já falei mais disso em: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).