Executando verificação de segurança...
2

Você tem aprendido coisas novas?

Parece que um dos requisitos para quem quer entrar na área é sempre o famoso "ser curioso e estar sempre aprendendo". Realmente, quando queria entrar na área estudei muitas coisas diferentes e foi realmente muito divertido, uma das coisas que mais me fez querer virar programador.

Hoje sendo um front end juninho, esperava estar aprendendo muito sobre as tecnologias em si, mas a realidade é que no trabalho aprendo coisa nova bem de vez em quando e geralmente é pouco. Como é a experiência de vocês, mesmo depois de anos de experiência aprendem muitas coisas novas ainda?

Carregando publicação patrocinada...
2

Lamento por você.

Eu ouço isso desde que comecei nos anos 80. Todos os meus amigos falavam que não tinham tempo de estudar, aprender coisas novas. Tem gente que não sabe nem sobre a evolução das tecnologias que usavam e devem usar até hoje.

Para essas pessoas tem espaço no mercado até porque a experiência, mesmo que não sendo das melhores conta muito, mas para quem está começando isso vai minando a chance da pessoa evoluir.

As pessoas têm tempo para fazer tudo o que realmente desejam. É claro que não é tudo junto, claro que terá que abrir mão daquilo que deseja menos. Então quando alguém fala que não tem tempo está só dizendo "não gosto tanto assim de tal coisa".

Por exemplo, as pessoas me cobram lançar meu canal e blog que estou prometendo há bastante tempo. Eu estou sem tempo, mas tentando encaixar uma coisa aqui e ali. É mais complicado que eu imaginava fazer algo decente e toma tempo aprender. Então estou indo devagar porque apareceu projeto interessante que eu não ia pegar e que paga as contas (contra fazer algo de graça para a pessoas, muitas mal agradecidas ou que só querem perturbar), mas peguei, problemas de saúde na família, namorada nova que está indo bem, muitas minisséries boas para ver, que é um formato que está funcionando melhor, estou fazendo mais exercícios para cuidar da minha saúde. Se eu quiser eu jogo tudo isso pro lado e tenho tempo para cuidar do canal. Mas eu não quero.

Eu fiz uma escolha de pagar um preço há muito tempo, eu deixei várias coisas de lado para aprender. Não me arrependo. Só queria ter feito de um jeito melhor, mas tenho minhas limitações.

Ainda mais com IA ficará complicado para quem não evolui. E não é aprender tecnologia nova, é aprender os fundamentos, e isso é algo que a maioria das pessoas não tem tempo, o tempo só vem para o que dá resultado imediato. Aí torce para que o avanço da IA serja mais lento qdo que já será. Quem sabe cheguei o dia final antes da IA suplantar a pessoa que não tem tempo para aprender.

Claro que se a água começar bater no pescoço o tempo milagrosamente aparecerá para a maioria. Para alguns não, e isso tirará a pessoa no mercado, e não aparecerá porque a cabeça da pessoa ainda vai priorizar outras coisas. Po de ser bom para ela. Tem gente que vai achar a vocação dela em outras bandas.

Isso não deixar de ser uma dívida técnica. A pessoa não tem tempo porque ela está gastando o tempo com coisas erradas, consertando os problemas, causados porque a pessoa não estudou. Tem que quebrar esse ciclo vicioso. Essa questão é até mais complexa e não vou conseguir desenvolver aqui.

E não se preocupe, sem terá a sensação que não está aprendendo tudo, mesmo economizando muito tempo. O mundo está mais exigente.

Eu diria que não tem um dia que eu não aprendo coisas novas, de diversas maneiras, até mesmo sem perceber, mas boa parte é estruturada, eu faço para conseguir algo novo. Estou aprendendo algo agora escrevendo isso. E estou escutando algumas coisas pouco importantes em 2x. As importantes eu faço com mais cuidado, dedicação, lentamente, faço um processo de aprendizado real para não ser só lixo que entra na cabeça. Acabei de escutar algo que eu vi que vou ter que pesquisar algo mais sobre o assunto, e até pausei para escutar com mais cuidado depois que terminar aqui porque interessou, e já botei outra coisa para não perder tempo.

É um problema as pessoas não saberem aprender. A escola não ensina isso. Eu (ainda, e pode ser que nunca) sei como ensinar isso. Eu mesmo não faço isso tão bem, mas o básico eu faço e compenso com mais esforço.

Eu conheço pessoas que têm dores de cabeça quando vão aprender algo. Vai fazer o que?

Bem, tem o que fazer, mas não é fácil, pode ser caro, pode não dar resultado, precisa de ajuda profissional adequada para ajudar a pessoa se organizar e ver se tem algo mais profundo, como psicológico ou neurológico atrapalhando. As pessoas não fazem. E quando fazem é com coach que é bom de vender "felicidade" não solução real.

Eu já vi várias desculpas dadas aqui porque a pessoa não estuda, já passei a dificuldade e falta de tempo que eu tive e estudava do mesmo jeito. O agradável é o que o cérebro quer, e a maioria das pessoas não se agradam com educação, então tem que forçar, de maneira coordenada, com apoio especializado.

Eu já falei mais disso em: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

No meu caso, fazendo projetos pessoais. Eu tenho 2:

O primeiro é um projeto q quero colocar pra vender futuramente. Tem prazo de 2 a 3 anos, devido a limitação de tempo, conhecimento sobre a tecnologia usada (q é bem oposto ao q uso no trabalho) e tbm pq estou polindo a ideia. Deve estar uns 60% já decidido e falta pensar nas partes mais específicas, mas o core dela já está decidido. Tbm estou aprendendo mais sobre a parte do q seria trabalho de Analista de sistemas. Além de analisar e conhecer, tbm aprender a dividir melhor as tarefas. Eu ainda sou péssimo nisso. Então aproveitei esse projeto para me organizar melhor sobre essa parte.

O segundo é um projeto para mim msm. Eu uso a msm tecnologia do meu trabalho e aproveito ela para aprender coisas novas q não utilizo no meu trabalho. Como é pra mim, não tenho luxo em testar e dar errado. Já refiz 1 feature mais de 5 vezes até achar o q parece ideal, tanto da escolha da tecnologia qnto pela falta de conhecimento sobre o assunto, já q são assuntos fora do q normalmente vejo no trabalho. Mas a falta de tempo tbm impacta, mas por conhecer mais por estar imerso no meu trampo, é mais fácil pegar e fazer.

Um extra, tbm sigo canais no youtube para ficar a par sobre as tecnologias. Por exemplo, sou dev flutter e gosto mto do canal do Prof Diego, pois ele mostra sobre algumas coisas novas sobre flutter e tbm sobre tecnologias relacionadas ao ambiente flutter. Já para conhecimentos gerais, tem o CodigoFonteTV. Ele mostra várias coisas q está acontecendo no mundo da nossa área, msm q 90% não tem relação direta com meu trabalho. Mas é bom saber sobre o q está acontecendo. Eu não preciso me aprofundar no assunto, mas preciso saber o q rola para não ficar "defasado". Tem outros, mas citei esses 2 como exemplo, pq são exemplos bons formas de conhecimento, um especializado na minha área e outro genérico para toda programação.

Qndo as pessoas falam pra ser curioso e estar sempre aprendendo, na minha opinião se resume a isso. Claro q vc pode abrir uma library de terceiros, aprender sobre ela pra futuramente um dia usar. Mas, meu, isso é chato pacas. Eu não sinto nada util fazendo isso. E qndo precisava implementar algo novo, eu tinha q correr atrás das informações e fazer. Mas depois de um tempo, percebi q a melhor forma de aprender coisas novas sem entrar no desespero é estar imerso, e essas são as 3 formas q achei para "ser curioso e estar sempre aprendendo".

Espero q isso de boas ideias do q vc pode fazer ai. Boa sorte.

1

Todo dia.

  1. Eu nunca parei de estudar. Depois de me formar na graduação, fiz uma especialização, agora estou terminando o mestrado e já estou pensado no doutorado. Conciliar estudo e trabalho é punk, exige sacrifício pra caramba, mas vale cada segundo. Esse esforço me abre portas que eu nem imaginava.

  2. No trampo, eu sempre tento ficar grudado no cara mais experiente do time, literalmente peço para sentar do lado, tentar aprender por osmose, só de estar por perto. Além disso, eu faço questão de pedir as tarefas mais cabeludas, aquelas que eu não sei fazer de cara, e as vezes ninguém sabe, mas que sei que consigo me virar e entregar. Na verdade esse é o único jeito de aprender.

1

Essa de pegar tarefas mais cabeludas é realmente uma boa, vou começar a aplicar. Admiro muito seu esforço cara! Qual o tema do seu mestrado?

0
1

Eu queria ter mais tempo para me concentrar em aprender coisas novas, tenho utilizado o tempo que sobra, mas as vezes parece pouco.
No meu trabalho sou o responsável por toda a parte técnica, gerenciar a equipe de suporte e desenvolvedores, desenvolver, dar alguns pitacos na parte comercial, fazer apresentação de sistema, dar alguns suportes e etc.
Acaba que as vezes tenho de ficar mais apagando incêndio e resolvendo coisas pontuais do que aprender coisas novas que vão ajudar no meu trabalho.
Tendo em vista isto, eu procuro servir como um guarda chuva para o meu desenvolvedor, ele fica por conta de desenvolver os novos sistemas, aprende coisas novas, enquanto eu vou mantendo o sistema antigo até conseguir chegar num nível que a manutenção seja o minimo possível. Enquanto isto ele está seguindo minhas orientações e desenvolvendo novos sistemas e aprendendo cada vez mais, que inveja dele.kkk

Em casa eu tenho uma filha pequena de 2 anos que ao chegar em casa quer ficar comigo o tempo todo. Eu consigo tirar algum tempo quando ela dorme ou quando estavamos no computador vendo desenho, eu deixo o monitor maior para ela e o volume um pouco mais baixo e o outro monitor menor, que é do notebook (são duas telas) para eu ir vendo os videos e o volume um pouco mais alto. Nisto fica um audio em cima do outro, mas até consigo entender bem alguns videos, consigo fazer algumas coisas e etc. É fazer com o que tem né.

2