Executando verificação de segurança...
1

No meu caso, fazendo projetos pessoais. Eu tenho 2:

O primeiro é um projeto q quero colocar pra vender futuramente. Tem prazo de 2 a 3 anos, devido a limitação de tempo, conhecimento sobre a tecnologia usada (q é bem oposto ao q uso no trabalho) e tbm pq estou polindo a ideia. Deve estar uns 60% já decidido e falta pensar nas partes mais específicas, mas o core dela já está decidido. Tbm estou aprendendo mais sobre a parte do q seria trabalho de Analista de sistemas. Além de analisar e conhecer, tbm aprender a dividir melhor as tarefas. Eu ainda sou péssimo nisso. Então aproveitei esse projeto para me organizar melhor sobre essa parte.

O segundo é um projeto para mim msm. Eu uso a msm tecnologia do meu trabalho e aproveito ela para aprender coisas novas q não utilizo no meu trabalho. Como é pra mim, não tenho luxo em testar e dar errado. Já refiz 1 feature mais de 5 vezes até achar o q parece ideal, tanto da escolha da tecnologia qnto pela falta de conhecimento sobre o assunto, já q são assuntos fora do q normalmente vejo no trabalho. Mas a falta de tempo tbm impacta, mas por conhecer mais por estar imerso no meu trampo, é mais fácil pegar e fazer.

Um extra, tbm sigo canais no youtube para ficar a par sobre as tecnologias. Por exemplo, sou dev flutter e gosto mto do canal do Prof Diego, pois ele mostra sobre algumas coisas novas sobre flutter e tbm sobre tecnologias relacionadas ao ambiente flutter. Já para conhecimentos gerais, tem o CodigoFonteTV. Ele mostra várias coisas q está acontecendo no mundo da nossa área, msm q 90% não tem relação direta com meu trabalho. Mas é bom saber sobre o q está acontecendo. Eu não preciso me aprofundar no assunto, mas preciso saber o q rola para não ficar "defasado". Tem outros, mas citei esses 2 como exemplo, pq são exemplos bons formas de conhecimento, um especializado na minha área e outro genérico para toda programação.

Qndo as pessoas falam pra ser curioso e estar sempre aprendendo, na minha opinião se resume a isso. Claro q vc pode abrir uma library de terceiros, aprender sobre ela pra futuramente um dia usar. Mas, meu, isso é chato pacas. Eu não sinto nada util fazendo isso. E qndo precisava implementar algo novo, eu tinha q correr atrás das informações e fazer. Mas depois de um tempo, percebi q a melhor forma de aprender coisas novas sem entrar no desespero é estar imerso, e essas são as 3 formas q achei para "ser curioso e estar sempre aprendendo".

Espero q isso de boas ideias do q vc pode fazer ai. Boa sorte.

Carregando publicação patrocinada...