Perfeita consideração.
Quanto mais usamos, mais dependentes nos tornamos e isso pode ser no bom sentido ou não.
Quando utilizamos a IA pra complementar, tirar dúvidas, até mesmo entender aquela classe abstraca enorme do sistema legado, é de muita ajuda. Porém quando viramos um pombo correio da IA, acaba ficando preocupante.
Eu acredito que isso ocorra mais com quem está começando na área porque não tem aquele domínio total da stack e acaba pedindo tudo pra IA, ao contrário de um pleno ou sênior que já domina.
Mas também tenho a impressão que seja uma prisão, um caminho sem volta.
Mas de uma coisa é fato, se usarmos da forma correta, aumenta consideravelmente a produtividade.