Executando verificação de segurança...
13

🔥 PERSONALIZANDO SEU GRUB - DUAL BOOT COM ESTILO!

Opa, tudo bom? EntĂŁo hoje irei ensinar (ou pelo menos tentar) como colocar um tema para o Grub, para que toda vez que vocĂŞ ligar o PC ou for trocar de sistema operacional vocĂŞ nĂŁo tenha que ficar olhando aquela tela feia do Grub padrĂŁo (vou nem mencionar o boot manager do Windows porque ele Ă© uma merda). Hoje vou te ensinar a sair dessa tela feia para essa outra:

Antes

Before

Depois

After

O que Ă© o GRUB?

Para os desinformados, o Grub Ă© um boot manager que vem por padrĂŁo em quase todas as distros Linux. Ele Ă© muito importante para pessoas que fazem Dual Boot, que Ă© quando vocĂŞ usa mais de um sistema operacional como o Linux e Windows no mesmo computador.

Normalmente se você estiver fazendo Dual Boot sem usar algum boot manager, você vai ter algumas dores de cabeça, tipo toda vez que você tivesse que trocar para o outro sistema operacional, você teria que ir diretamente na BIOS e alterar a ordem de boot.

Agora, usando um boot manager, ele vai te permitir escolher visualmente qual sistema operacional vocĂŞ vai querer usar sem ter que ficar indo na BIOS toda vez. Claro, os boot managers permitem fazer ainda mais coisas do que apenas mostrar um menu, mas essa Ă© a tarefa principal.

Por que personalizar o GRUB?

  • 🎨 EstĂ©tica pura: Quem disse que o dual boot precisa ser feio?
  • 🔍 Facilidade: Identificar sistemas de forma visual Ă© muito mais intuitivo 1
  • 🚀 Impressionar: Um pequeno detalhe que mostra que vocĂŞ Ă© um cara diferenciado

Baixando um tema

Agora chega de explicações, vamos para o que de fato importa: a parte mais crucial que é você achar um tema que te agrade indo nesse site:

👉 GNOME-Look - Seção GRUB Themes

Esse site tem os principais temas Grub. Inclusive, meu favorito é esse do Star Rail que tem vários sub-temas dentro dele e atualmente estou usando o do Anaxa.

Instalando o tema

Agora vem a parte interessante: instalar o tema. E antes que alguém diga que existe o Grub Customizer, já vou logo avisando que sim, eu sei da existência dele, mas esse tutorial vai usar o terminal mesmo porque é mais prático do que instalar uma ferramenta.

Agora, usando como exemplo o tema do Star Rail, basta clicar no botão de download e escolher qual variante você quer baixar, que no meu caso é o Anaxa.tar.gz. Como o nome já diz, você vai baixar um arquivo GZIP que contém os arquivos do tema e, obviamente, vai ser necessário que você o descompacte.

Depois de descompactado, você verá uma pasta mais ou menos nesse formato abaixo. Resumidamente, um tema é isso: uma pasta com os assets e um arquivo principal, o theme.txt, que diz onde e como cada asset deve ser mostrado.

Anaxa
├── background.png
├── icons
│   ├── ......
│   ├── windows11.png
│   ├── windows.png
│   └── zorin.png
├── select_c.png
├── select_e.png
├── select_w.png
└── theme.txt

Ok, depois de ter extraído o tema, agora vamos de fato instalá-lo. Para isso, vamos primeiramente criar a pasta de temas caso ela não exista ainda:

sudo mkdir -p /boot/grub/themes/

Agora vamos copiar o tema para a pasta:

sudo cp -r Downloads/Anaxa /boot/grub/themes/

Agora, antes de configurarmos o Grub, temos que fazer uma etapa necessária para poupar seu tempo e sanidade, que é executar esse comando abaixo para pegar a resolução exata do seu monitor:

xdpyinfo | awk '/dimensions/ {print $2}'

Ele deve retornar algo como 1920x1080.

Agora vamos editar o arquivo de configurações do Grub para dizer onde está nosso tema:

sudo nano /etc/default/grub

No arquivo de configuração, adicione ou altere esta linha e não esqueça de trocar para o nome do tema que você baixou:

GRUB_THEME="/boot/grub/themes/Anaxa/theme.txt"

Depois, encontre esse trecho:

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
# GRUB_GFXMODE=auto

Então descomente essa opção e passe a resolução exata do seu monitor que pegou antes no comando que mencionei, que no meu caso ficaria assim:

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
GRUB_GFXMODE=1920x1080

Agora para sair do nano basta usar CTRL+X e depois confirmar com Y para sair. Em seguida, finalize atualizando o GRUB:

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Agora se vocĂŞ reiniciar o computador para ver a tela de Dual Boot vocĂŞ vai ver algo como isso:

After

Ignore o nome Anaxa no canto inferior direito é apena para demostraçã

Edit

Esqueci de mencionar mais como o Ventoy também usa o Grub por de baixo dos panos também é possível colocar um tema para ele, talvez no futuro eu ensine a fazer também e eu atualize o link do tema do Star Rail que tava apontando para o github

Footnotes

  1. O Grub permite que você coloque ícones para facilitar a visualização, e a maioria dos temas já vem com um pack completo de ícones de sistemas operacionais e de distros Linux, como você pode ver na imagem do começo. ↩

Carregando publicação patrocinada...
3

Wow, que incrível! Apesar, de ser pouco usada para "produção" e somente o necessário, é interessante para uso próprio personalizar e deixar algo satisfatório ou de forma legível e entendível.

5