Excelente post, apenas vai ser um pouco desagradável pra muitos.
Entendo muito essas dores, mas na posição de candidato. Trabalho na área há 6 anos e nunca consegui entrar numa empresa por meios tradicionais, ou seja, currículo e entrevista. Todas as minhas contratações foram através de reuniões sinceras e objetivas, abertura pra ser sincero e falar no que sou bom e onde sou ruim, isso nao existe no modelo de contratação tradicional. E por fim sempre fui contratado após entrevistas técnicas onde eu tinha que desenvolver e explicar meu código, no mesmo modelo que tu apresentou no post.
Conclusão, o modelo de contratação tradicional não funciona. Apenas segmenta currículos que podem ou não refletir a qualidade do profissional. Eu sou o profissional que não tem um currículo excepcional mas que sai na frente em entrevistas e conversas reais e sei que não sou o único frustrado.
Espero que teu post possa ser útil para os devs que querem se qualificar melhor para bons recrutadores como vc e também ajudar a recrutadores a entenderem e se adequarem à realidade do mercado.
Excelente Gui, parabéns e obrigado pela colaboração pra uma melhor comunidade!