Executando verificação de segurança...
4

Por onde eu recomeço?

Olá, me chamo Italo, tenho 19 anos e estou cursando ADS desde o meio desse ano (2025). Me apaixonei por programação com 15 anos, quando fiz o primeiro curso de algoritmo do Gustavo Guanabara. Estudei Python, HTML, CSS e um pouco de JavaScript, e pra ser sincero, eu amava a jornada front-end. Com o tempo, não tenho certeza, mas parece fiquei estagnado em uma coisa só, não fazia projetos porque não achava que teria capacidade e não havia muitos conteúdos sobre o front de forma gratuita. Sempre curti programação, com certeza é minha profissão dos sonhos, mas nunca tive um "norte" bom o suficiente pra seguir, saca?
A pergunta que não quer calar: Por Onde eu recomeço?
PS: to curtindo a facul, mas como está no início, tudo parece muito fácil

Carregando publicação patrocinada...
3

bom dia, sr.

recomendo pegar sistemas simples para fazer, sempre tentando aprender sobre os fundamentos.

que tal o sr aprender sobre redes e arquitetura de computadores?

tem um computador velho em casa? instale o debian 11 (kernel 5.10) ou debian 12, instale o docker, e peça para o gpt criar um docker-compose.yaml para cada um dos sistemas a seguir: homeassistant, kavita, bitwarden. instale o cloudflared e pergunte ao gpt para que ele serve.
agora você tem uma biblioteca para ebooks e manga (kavita) que vc mesmo controla os dados, tem um gerenciador de senhas 100% seguro, privado e individual (bitwarden), e tem um software para gerenciamento de casas inteligentes.

compre uma lâmpada inteligente, coloque no teu quarto, e tente configurá-la pelo homeassistant. tem um ar condicionado com wifi? coloque-o no homeassistant.
quer mais funcionalidades reservadas no homeassistant? instale o homeassistant OS em um computador usado de 200 reais com um processador celeron j1800 seco seco.
vc vai aprender MUITO MAIS do que muito curso por aí.
conhece câmeras de segurança? aquelas ONVIF. vc pode instalar câmeras na casa dos teus avós para que teus tios vigiem teus avós e os acompanhe remotamente. é um caso ideal para idosos com alzheimer.
estou te propondo um acesso ao conhecimento prático com um custo temporal e financeiro MENOR. vc poderá em breve fazer instalação de casas inteligentes para outras pessoas, ganhando dinheiro por meio do empreendedorismo.
é um conhecimento prático que resolverá problema dos teus parentes, os teus problemas e os de outras pessoas externas (clientes).
saberás como uma máquina servidor realmente funciona. vai poder acompanhar o nível de conhecimento de pessoas mais experientes tecnicamente. existe uma grande comunidade de homelabs, homeprod e homeservers. nuvem/cloud é apenas o computador de outra pessoa. brincar com o computador de outra pessoa sem saber brincar com o teu próprio é alienação hegeliana, a separação entre o sujeito e o resultado de sua própria atividade intelectual, e marx (não sou canhoto) reformula hegel, dizendo que o sujeito desta vez produz algo, mas não controla o resultado, nem o processo, nem os meios de produção.
não terceirize suas decisões, NEM ALIENE teu conhecimento NEM ALIENE o que te seria propriedade.
com túnel http da cloudflare, vc consegue ter seus próprios sites rodando localmente e expostos ao público. com o próprio docker, vc pode configurar um coolify ou um easypanel, fazendo surgir "tua própria cloud".
estude também sobre wireguard e ssh.

assim, vc se tornará um profissional indispensável, resiliente e flexível, pré-adaptado ao que o mercado necessita, tem necessitado, e necessitará.
vc se tornará agnóstico àa tecnologias, às linguagens e aos frameworks.
poderá vc mesmo criar suas adaptações para os sistemas qhe te apontei.

fuja de vendor lock-in. sempre aborde-se aos fundamentos. em uma crise, cloud não serve de nada. no entanto, ter o conhecimento prático de como resolver um problema, como um pneu furado ou até as câmeras de segurança com acesso remoto, é/será sempre importante.

um médico na civilização atual é útil, tão como também é útil em crises.
o que mais temos visto são profissionais engessados pois não são flexíveis (apenas frontend, é javascript, não sabe como rodar docker em casa, cria sistemas para os outros mas nunca subiu um serviço só para ele).

2

Se eu tivesse que começar hoje, faria o contrário do que fiz: ao invés de estudar tecnologias soltas (Python, HTML, etc) eu listaria projetos que quero fazer e faria uma engenharia inversa com base no que é popular hoje.

Vamos supor que você quer fazer uma aplicação para encontrar o menor preço de voos, com base em alguns dados fornecido. Então vai ter que usar:

Front-end: React com tailwind e typescript (basicamente javascript básico)
Back-end: Nodejs ou quem sabe um Django (javascript ou python; recomendo nodejs)
Banco: PostgreSQL ou um Supabase

Ai você pega o básico dessas tecnologias e estuda até conseguir entrar alguma coisa. Pode começar pelo sistema de login e uma página inicial simples. À partir daí vai evoluindo... você pode estudar o ecossistema da AWS e colocar sua aplicação lá; ou então usar a Vercel criando aplicações full-stack em NextJS.

Tenho um canal no YouTube que ajuda programadores iniciantes a se destacarem nos processos seletivos. Tem muito material que vai te ajudar nesse começo!

1

Olha, dificilmente vc terá um norte, pois cada pessoa precisa aprender a criar o seu. Carreira é algo q vc precisa construir, vc tem q botar as pedras para vc ir caminhando sobre ela, e cada pedra q vc coloca, ela direciona para um caminho diferente.

Claro q só falando isso te deixa mais perdido ainda, afinal é difícil msm saber o q aprender.

Então assim, primeiro o q recomendo é vc buscar o q vc quer programar nos próximos 5 anos. Não vá além disso, não vá no "eu quero trabalhar com isso pra sempre". A gente tem sorte q temos um trabalho onde podemos escolher nosso rumo a cada etapa da vida. Claro q terá gente q vai querer se especializar em um só caminho, mas não fique se limitando a isso, por isso pense perto, qual trabalho vc quer entrar nesse momento? qual tecnologia vc quer utilizar pelos próximos 5 anos, qual area da programação vc quer caminhar nela? Quero desenvolver site? quero desenvolver ERP? quero desenvolver app? quero desenvolver jogo? quero mexer com IA? quero programar hardware? quero desenvolver uma netflix da vida???

Só fazendo isso já dá uma boa orientação pra onde caminhar. Lembre, não existe certo ou errado, o q existe é o q vc busca pra esse momento. Se vc consegue focar em algo, fica mais fácil descobrir o q aprender.

Agora, pensando nisso, comece a procurar pelas tecnologias relacionadas a aquilo. Vc vai ver q normalmente existem um monte. Escolha uma de sua preferência. Isso vai ajudar a vc se especializar nela, pois qndo vc foca em uma, é mais fácil de aprender ela e todas coisas associadas a ela.

Por exemplo, se vc escolheu mobile (cito isso pq é minha area, kkk), ai vc escolheu flutter pra desenvolver os apps. Então vc consegue alem de focar em aprender o flutter/dart, vc terá q aprender como usar um banco de dados sql, key-value, conectar seu app via API rest ou até websocket, precisa aprender a acessar os dados do celular, abrir arquivos, mexer com criptografia ou até biometria, usar camera do celular, manipular imagens no app, abrir mapas dentro do app... meu, tem N coisas para aprender só dentro dele.

Ai tbm sobre a tecnologia em si, vc terá q aprender POO, aprender SOLID, aprender gerenciamento de estados, aprender sobre arquitetura utilizada nos apps, aprender SQL, aprender kotlin/swift para alguns casos e como comunicar com elas...

Percebe como fica fácil qndo vc define algo?

Se vc quiser uma base, existe o site do roadmap.sh, ele dá uma simplificada de tudo q vc precisa aprender para ser um profissional daquela area q vc estiver vendo. Mas não precisa aprender tudo, oks? Só saber da existência já ajuda um pouco, mas saiba q se quiser ser um bom profissional, precisará ser bom em certos assuntos citados.

E se eu não gostar depois de um tempo?

Simples, mude de tecnologia ou até area. Vc está livre pra escolher o q quer aprender, para isso vc apenas precisa apontar para um, aprender o mínimo dele, ver se é legal e se achar interessante, busque transformar aquilo na sua etapa inicial da sua carreira.

E vc não precisa se limitar a ele até o fim da vida, vc pode aprender em paralelo (de preferencia só faça isso depois q estiver no nível pleno da tecnologia utilizada, para não atrapalhar seus estudos iniciais) e até mudar de area.

Por exemplo, eu comecei minha carreira com java web, passei para xamarin (q não deu certo), por um tempo até mexi com Godot por hobby, sai da area de desenvolvimento de software, voltei pra area, voltei pro Godot e não deu certo, fui pra mobile flutter e estou nele até hj. E tbm em paralelo, um dos projetos é um jogo em Godot (q atualmente está parado, kkkk, mas preciso dar um boost novamente, pois pelo menos o GDD está pronto para um MVP inicial, só faltou msm tempo para aprender coisas q não sei implementar ainda).

Então assim, continue estudando a facul e busque por algo q vc queira trabalhar. Só isso já ajuda mto a dar um caminho pra vc. E não precisa se limitar lembre disso, pois vc é qm constrói seu caminho e ele pode mudar algum dia.

Boa escolha ai e vai fundo no q decidir, a gente só cresce profissionalmente qndo a gente sabe o q está fazendo e como está fazendo. Qndo vc entender isso, tenho certeza q vc irá alavancar.