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Obrigado pelo feedback!
Você tem toda razão, meu post inicial foi breve e deixou algumas coisas vagas. Deixa eu detalhar os pontos que você levantou, porque você acertou em cheio:

  1. Sobre o Custo do Brinde (Ponto 1):

Você está certo. Minha ideia é começar validando o projeto com uma escola específica onde já tenho contato (me formei lá ano passado). Conhecendo o diretor e a professora de matemática, sei que eles valorizam muito o estudo e topariam a ideia.

A recompensa seria flexível, exatamente como você sugeriu: indo de "pontos extra" na média (custo zero, como os "poderes" que o outro colega citou do Classcraft) até um brinde físico (que seria o prêmio para o "Top 1" e "Maior Evolução", controlando o custo).

  1. Sobre a Competição (Ponto 2):

A minha solução para o risco de "desmotivar" é exatamente a que você descreveu. O aluno não veria um ranking global. Ele veria apenas a pontuação do seu "squad" privado (os amigos que ele adicionou por UID, máx. 5).

O professor, sim, teria um dashboard com o ranking geral da turma. Mas o mais importante é o outro gráfico que ele teria: o que mostra a "Maior Evolução". Isso garante que o aluno com mais dificuldade (que nunca será o "Top 1") ainda tenha uma chance real de ser recompensado pelo esforço.

  1. Sobre a Simplicidade e Carga de Trabalho (Pontos 4 e 5):

Eu não tinha pensados nisso, essa dica será de grande ajuda futuramente.

Minha ideia original da "validação humana" (professor conferindo folha de papel) é exatamente o "trabalho extra chato" que você mencionou e que faria um projeto em larga escala falhar.

Porém, como meu foco inicial é um teste em uma escola específica, essa validação manual é, na verdade, um ponto central. Eu conheço os professores de matemática de lá e sei que eles gostam de corrigir no papel e de avaliar o desenvolvimento da conta, não só o resultado final.

Então, para esta fase de testes, vou manter esse processo manual, pois ele atende perfeitamente à necessidade desses professores específicos.

Mas o seu ponto é a chave para o futuro: para o projeto escalar para outras escolas, o desafio será automatizar isso (talvez com IA de reconhecimento de imagem, como você citou) ou integrar com o sistema de notas que eles já usam.

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