Feedback sobre uma lógica de app de gamificação que não desmotive os alunos
E aí, pessoal.
Estou cursando Ciência da Computação e trabalhando em uma Atividade Extensionista (Tecnologia Aplicada à Inclusão Digital) onde preciso propor uma solução de TI para um problema social (ODS 4 - Educação).
O problema: a desmotivação dos alunos com o modelo tradicional de aula.
Minha ideia é um app de gamificação, mas com uma arquitetura que evite o maior problema dos apps de educação: o ranking público, que é excludente e desmotiva quem tem dificuldade (indo contra o Desenho Universal).
Queria a opinião de vocês sobre a lógica que pensei, que se baseia em 3 regras de negócio:
1. Recompensa Híbrida (Competição + Esforço)
Para a recompensa principal (ex: um brinde da escola), premiaríamos 2 alunos por turma, controlando o custo e garantindo a inclusão:
- O "Top 1": Pela maior pontuação (motiva a competição).
- O "Aluno com Maior Evolução": Este seria escolhido pelo professor, com base nos dados do app e na observação. Isso garante que o aluno com mais dificuldade, mas que se esforçou (ex: saiu do 29º lugar para o 20º), também tenha chance de vencer.
2. Ranking "Opt-In" (Mini-Ligas)
Para o engajamento diário, não existiria ranking global ou por turma. O aluno que quisesse competir poderia criar "mini-ligas" privadas (até 5 amigos) por UID. Quem não quisesse, apenas usaria o app para juntar seus próprios pontos.
3. Validação Humana (O "Core")
O professor teria um painel para editar manualmente a pontuação. Se um aluno entendeu o conceito (ex: numa folha de conta), mas errou um sinal de menos, o professor poderia sobrescrever o "0" do sistema e dar 90% dos pontos. Isso também ajuda o professor a identificar quem está evoluindo.
Estou postando para registrar a ideia (quero continuar o projeto depois da faculdade) e para pedir o feedback técnico de vocês.
Vocês veem algum "edge case" que eu não pensei? Acham essa lógica de validação manual pelo professor viável em escala (mesmo que para uma única escola)?
Valeu!