Executando verificação de segurança...
5

Eu acho que o "defender o fim do padrão SPA + REST?" é um exagero gritante.

Nossa área tende a ser alvejada constantemente com balas de prata, panaceias que solucionam tudo, o que é curioso, porque profissionais que teoricamente trabalham com lógica, deveriam ser menos propensos a isso, pelo menos na media.

Pra mim o maior sinal de um profissional maduro (e por extensão de uma equipe madura) é reconhecer as Ferramentas certas, não só para o que se está tentando solucionar, mas para o time e para o mercado, e com o avanço de ferramentas de IA Generativas isso vai ficar ainda mais necessário.

Vou te contar uma historia real, que pode ser anedotica, mas geralmente a experiencia é:

Eu conheci um rapaz que tinha começado uma startup que era baseada num app, ele tinha contatos no ramo, uma boa validação de mercado e de concorrentes.

Pra fazer o app ele contratou um colega que amava flutter pra desenvolver, o rapaz tinha aprendido flutter e flutter era a melhor coisa do mundo, React Native era horrível, Expo ia destruir a ideia, Nativo era inútil...Era flutter no céu e o google na terra.

Ele fez o app, o app ta rodando, muito bem por sinal e esse colega conseguiu um emprego alocado em outro estado e foi embora.

Dai começou a jornada do dono da startup, primeiro ele descobriu que precisava do código fonte, que não tinha sido entregue, depois disso ele tinha que achar algum dev flutter... ele ficou meses até finalmente fechar com uma empresa em outro estado para dar manutenção. Tempo que os concorrente usaram para melhorar o produto, tempo que ele perdeu oportunidades e dinheiro numa fase vital do negócio dele.

Flutter é ruim? nem de longe. Só era a tecnologia errada, na hora errada.

Carregando publicação patrocinada...
3

Com certeza. As ferramentas e estratégias para atacar um problema sempre vão depender do problema. Na nossa área realmente é muito fácil ser entusiasta de uma tecnologia/prática específica e acabar virando messias daquilo.

Outra coisa muito importante na hora de decidir uma stack: a facilidade de contratar mão de obra. Ainda que um conjunto de tecnologias seja o ideal para um projeto, deve-se pensar que o negócio não pode ficar refém daqueles desenvolvedores que conseguiu encontrar naquele momento.

1
1

Muita massa essa sua análise. Há muitas variáveis que se devem considerar na decisão de um ínicio de projeto, principalmente startups. às vezes o melhor não é o mais adequado, e ás vezes você prescisa abrir mão do seu favoritimos, do mais moderna, de maior uso, pra tomar decisões que casem com a fase do negócio, a maturidade, a agilidade, e disponibilidade de devs. Quando você abre a sua mente pra isso, tomar decisões maduras se tornam fruto de uma visão "holística" das coisas.

Muitas startups prototipam o front em uma stack diferente da que vai ir em produção. E aí eu acredito que Django e Vue seja uma boa opção