Atualmente sou techlead e faço uma ponta de coordenador. Sempre que um dev fica desanimado em aprender algo ou desmotivado sobre a área eu dou algumas analogias...
A principal é sobre um cirurgião:
"Imagina que você precisa fazer uma cirurgia de risco, onde é fundamental alguém experiente se não você pode morrer pelo mínimo de descuido. Você confiaria a alguém que nunca estudou sobre medicina mas esta munido do chatgpt para orientar?"
Existem códigos e códigos, experiências e experiências... Enquanto existem ótimos programadores, também existem os péssimos (e isso sempre teve). Tem gente q escolheu a área apenas por causa da grana, e outros tem verdadeiro "tesão" em esculpir códigos. E existem projetos que precisam da precisão cirúrgica de uma pessoa experiente e projetos que qualquer remédio de 5 Reais resolve sem nem sequer precisar de um médico.
O que a IA irá fazer é ter muito mais código legado porco, sem cuidado, e simplesmente remendado. Mas também a IA vai dar muito mais performance e agilidade para ótimos profissionais.
"Se vc der um palito de dente para um excelente artesão de argila, ele cria uma obra de arte, se vc der as melhores ferramentas para esculpir argila para uma pessoa comum, ela irá entregar o pior trabalho possível".
Em resposta a Vibecoding: o lado triste que ninguém comenta.
1