Executando verificação de segurança...
3

Lancei meu MVP e agora?

Depois de anos travado em projetos inacabados, finalmente lancei meu primeiro MVP em produção.
E agora eu não sei o que fazer.

Trabalho como dev há alguns anos e sempre quis criar algo próprio.
Sempre achei que se eu conseguisse "terminar" um projeto, o resto iria "fluir naturalmente".

Spoiler: não flui 😞.

Meu GitHub tá cheio de projetos abandonados, ja devo ter comprado uns 4 domínios diferentes, mas nunca divulguei nada.

Mas dessa vez mudei a estratégia e decidi criar algo que EU use. Pelo menos mesmo se ninguém usar eu não vou ter perdido tempo.

Eu sei:

  • Escrever código
  • Planejar arquitetura
  • Subir em produção
  • Configurar CI/CD
  • Etc

Eu NÃO sei:

  • Quantas pessoas precisam testar pra validar a ideia?
  • Como convencer alguém a usar?
  • Como saber se tem mercado ou se só eu acho útil?
  • Como parar de pensar em features e começar a pensar em usuários?

Quando abro o projeto, minha cabeça só pensa: "preciso refatorar aquele controller", "tem um bug no edge case X", "seria legal adicionar feature Y".

ZERO pensamento sobre clientes.

O produto é um App de gestão financeira conversacional. Você pede para a IA e ela faz todo o resto (registra transações, cria categorias, contas, relatórios, dashboards, etc). Resolve MEU problema (preguiça de preencher formulários e planilhas).

Mas não sei se é problema de mais alguém.

Situação hoje:

  • MVP funcionando
  • Eu usando todo dia
  • 2 usuários (eu e minha esposa 😅)
  • Zero ideia se mais alguém quer isso
  • Zero ideia de como descobrir

O motivo desse post é para saber se mais alguém passou por uma experiência semelhante, e como fez para dar o próximo passo.

Se puderem me responder as seguintes questões ja me ajudariam:

Quantos usuários confirmam uma "validação"? 10? 50? 100?
Como você convenceu as primeiras pessoas a testar? Amigos? Reddit? Cold email?
Como você parou de pensar como dev e começou a pensar como founder? Porque eu SÓ consigo pensar em código.
Quando você decide se continua ou desiste? Depois de quanto tempo sem tração?

Alguém aqui já desbloqueou essa fase? Ou travou igual e o projeto morreu?
Aceito qualquer conselho.

Para quem tiver interesse em testar é só acessar Finqx

Carregando publicação patrocinada...
2

Ficou muito bom!
Principalmente a ui está muito agradável, a ideia de confirmação via card antes do ato foi muito boa!

Eu infelizmente não utilizaria na prática, talvez porque pra mim este modelo de visualização de controle de gastos nunca me adaptei.

O que pra mim funciona é um contas a pagar e contas a receber.No modelo em controle de balanço do dia a dia o controle de saldo acaba ficando dessincronizado. Ex: "Fui no restaurante e paguei X e esqueci de lançar"

Mesmo assim, a interatividade da aplicação ficou excelente e é bem possível angariar clientes para esse projeto.

1

Muito obrigado pelo feedback! Como também uso ferramentas de gestão financeira há anos, entendo perfeitamente seus pontos.

A aplicação ainda tem muito a evoluir no que diz respeito na exibição de dados. Atualmente criei uma página de transações para visualização, mas como é um MVP então a interface está bem simplificada mesmo. A ideia é que conforme o produto amadureça, eu consiga criar um layout mais completo que atenda tanto quem busca simplicidade quanto quem quer informações detalhadas e completas.

Eu ainda não implementei o sistema de transações pendentes, mas já está no backlog para serem desenvolvidas junto com a parte de cartões de crédito, confesso que também é algo que sinto falta, mas acredito que para validar a ideia com o que tem hoje ja seria o suficiente para lançar o MVP, se tudo der certo então entre este e o próximo mês já estará feito 🙏

No momento, tenho focado em mobile-first e na experiência de usuários que querem simplicidade para registrar e gerar relatórios personalizados. Mas estou pensando em trazer uma experiência diferente para desktop, talvez mais completa e visual (mais dashboards, toggle para habilitar visualização mais detalhada do extrato de transações, cards com resumos customizados para que o usuário decida oque quer ver na página inicial, etc).
Como eu disse, ideias é o que não falta. O que realmente preciso agora são feedbacks como o seu para entender o que faz sentido priorizar.

Muito obrigado pelo apoio e por compartilhar sua perspectiva!

2

Eu ia sugerir que você criasse uma landing page, mas vi que você já fez e ficou bem profissional!

Sinceramente, se a parte técnica está pronta, agora o foco passa a ser marketing, posicionamento e estratégia de negócio. Ou seja: estudar coisas que não envolvem código.

Você mesmo já tem consciência de alguns pontos, como o fato de pensar muito em código e em features. E a sua landing reflete exatamente isso: parece um produto "cheio de funcionalidades e com IA". Mas lembre que VOCÊ mesmo usa o produto. Então, qual dor sua o produto resolveu?

Uma abordagem seria trata-lo como a primeira experiência de gestão financeira de alguém. Por exemplo:

“Cansou de gastar mais do que pode?”

“Cansou de não ter controle dos seus gastos?”

“Cansou de não entender todos aqueles gráficos complicados?”

Tente refazer a landing page com essa visão. Veja se o logo e toda a identidade visual acompanham essa proposta, e depois divulgue sem medo, reforçando esses pontos.

Mais importante: produtos financeiros, em geral, precisam ser confiáveis. Então garanta a segurança do projeto, e isso deve ser prioridade, antes de qualquer nova funcionalidade.

1

Obrigado pelo feedback!

Sobre a segurança também é algo que me preocupa muito. Não só porque eu também sou usuário, mas não queria publicar algo que pudesse prejudicar as pessoas. Mesmo sendo um MVP já implementei algumas camadas de proteção que vão evoluir junto com o projeto.

Quanto à identidade visual, confesso que ainda não dediquei muito tempo nisso. Meu foco inicial foi em 3 etapas:

  1. Planejar o projeto
  2. Desenvolver as funcionalidades principais
  3. Validar com usuários reais

Estou nessa terceira fase agora, e os próximos passos vão depender desses primeiros feedbacks.

Sobre a minha dor que o produto resolveu foi de eu não ter que ficar preenchendo planilhas e formulários, futuramente vou colocar mais integrações e melhorar o registro em massa, mas com oque tem hoje eu posso simplesmente colar meu extrato bancario e a IA preenche todos os registros.
Mas não sei se essa dor é só minha ou se outras pessoas sentem isso também.

Sobre a primeira experiência quando pedi para minha esposa testar (ela não tem experiência com apps financeiros), precisei explicar que primeiro cria a conta, depois as categorias, e só então registra as transações. Por causa disso, desenvolvi um onboarding inicial para guiar novos usuários, mas ainda preciso refiná-lo bastante. Mas sem dúvida focar na primeira experiência é muito importante.

Valeu demais pelas sugestões!

1

Opa, curti o projeto o parabéns, ficou muito agradável aos olhos, principalmente as escolhas de cores e a aplicação no mobile ficou muito bom também.
Cara sou QA se você quiser posso fazer alguns testes na aplicação em troca de um bons papos a respeito de desenvolvimento haha

1

Valeu demais pelo feedback e pelos elogios, de verdade fico feliz que tenha curtido principalmente a parte visual e a experiência no mobile, estou planejando algumas melhorias de layout mas sem perder a simplicidade, o desafio é "Como exibir todas as informações importantes e ao mesmo tempo deixar o layout limpo?", talvez o caminho seja deixar a visualização simples mas com opções de customização.

Curti muito a ideia da troca! Bora combinar esses testes, ia ser ótimo ter um olhar de QA em cima da aplicação e ainda bater uns papos sobre desenvolvimento.

1

Essa fase que você chegou agora, é a dor, que nenhum coach te mostra ou te ensina como vencer. A dificuldade em um SaaS ou em qualquer outro modelo de negócios que envolve software, não é escrever código, ou escolher a arquitetura, é encontrar quem precisa dessa solução, e além de precisar esteja disposto a pagar por isso. E esse número tem que ser grande o suficiente para cobrir os custos de desenvolvimento/manutenção/evolução da plataforma e ainda gerar lucro.
Dito a dificuldade, vamos a uma luz de conveniência e utilidade.

Se o seu sistema é SaaS o ideal é buscar comunidades, fóruns, e pessoas que trabalham na área e anunciar, seja usando uma campanha patrocinada com foco nesse público, seja de modo orgânico, indicando para as pessoas fazerem um teste, ou ter planos "gratuitos" limitados que permitam a experimentação do serviço.

Se por outro lado é desktop você pode além das campanhas patrocinadas e orgânicas, inserir em plataformas de comércio tipo marketplaces que permitam software como o mercadolivre, magalu, google shopping, etc.

Agora, começa a sua jornada, como empreendedor, não mais como desenvolvedor de software e dependendo do seu perfil (se for como eu esquece, não sirvo pra empreendedor, quando muito sirvo só pra empresário ou pra desenvolvedor mesmo) isso vai ser uma jornada mais dura e espinhosa. O empreender é a famosa história dos limões... se a vida te deu limões, faça uma limonada e se não tem açúcar ou adoçante, convença as pessoas que limonada amarga faz bem pra saúde e gera muitos benefícios.

1

Muito obrigado pelo comentário e pela visão bem pé no chão sobre essa fase.

Estou bem animado com esse novo desafio, mesmo sem ter tanta experiência com marketing e vendas, porque justamente me tira da minha zona de conforto que é o desenvolvimento de software.

Esse seu comentário me deu várias ideias de próximos passos, principalmente na parte de buscar comunidades e canais mais alinhados com o público que pode se interessar pelo produto.

Sobre inserir em plataformas de comércio, também é um dos caminhos que tenho em mente, mas antes quero amadurecer um pouco mais o agente, entender melhor como as pessoas usam no dia a dia e observar como ele se comporta em cenários reais.