Executando verificação de segurança...
1

Como programador sênior, me sinto até aliviado em ver recrutadores pensando dessa forma. Mas, saindo um pouco do foco principal do post, preciso dizer que, infelizmente, ainda há muitas empresas que preferem contratar cinco juniores pelo preço de um sênior, mesmo sabendo dos problemas que isso pode causar.

Elas contratam um júnior e esperam dele um desempenho de pleno, preferem “moldar” o profissional e até pagar cursos para que ele evolua, mas mantêm o salário baixo. Isso acaba sendo ruim tanto para o júnior quanto para o sênior e eu vou explicar o porquê. Não dá pra dizer que as empresas estão completamente erradas, muitas realmente não têm recursos para pagar o valor que um sênior pede, e acabam optando por arriscar com profissionais mais novos.

Um dos últimos casos que ouvi foi de um amigo meu, júnior, que trabalhava em uma empresa de médio porte que faz licitações para o governo e também atua como software house. Eles até poderiam pagar por desenvolvedores sêniores, mas todos os cerca de 15 devs eram juniores. O dono da empresa, que era quem validava tudo, era o único com nível sênior.

Meu amigo dizia que frequentemente precisava trabalhar fora do horário e, quando surgia algum bug (o que é normal entre devs juniores), o dono acabava esculachando o time, cobrando resultados de nível pleno ou sênior. Chegaram a me chamar para uma vaga de programador, sem especificar o nivel, eu me ofereci e mesmo oferecendo um valor bem abaixo do mercado como Sênior, acharam caro — rs.

Hoje meu amigo já saiu de lá, mas ainda me conta histórias inacreditáveis. Vários dos sistema deles está cheio de gambiarras e bugs absurdos.

Mas é isso, o mercado em geral está muito ruim, muitas empresas (não todas) , não sabem o valor e as vantagens que um bom profissional de alto nível pode trazer para elas. Então eu adimiro muito empresas como a sua e recrutadores que fazem esse filtro.

Carregando publicação patrocinada...