🧙♂️ [OPINIÃO IMPOPULAR] Faça isso se você é obrigado a trabalhar do escritório
A maioria das pessoas não gosta de ir para o escritório porque isso trás algumas desvantagens como perder tempo no trânsito, ter que acordar mais cedo, não poder usar a cadeira/mesa/monitor que quiser.
Mas se você precisa entender que ir para o escritório pode te abrir algumas oportunidades que você precisa ficar atento.
Tudo que vou falar aqui é a minha experiência trabalhando presencial e remoto, o que pode variar de pessoa pra pessoa e de empresa para empresa.
A maior oportunidade que você vai ter trabalhando do escritório é conversar com pessoas.
Quando você está on-line é muito difícil você conversar com alguém sem ser algo que você realmente precisa conversar. Você raramente vai mandar mensagem pra outra pessoa só pra bater um papo.
Mas quando você está passando por um corredor no escritório, você tem a chance de dar um bom dia, perguntar alguma coisa da vida da pessoa e dependendo do momento até trocar uma ideia.
Mas porque isso é importante?
Se você perguntar pra um CEO que mandou a empresa inteira voltar para o escritório, ele irá te falar que é porque “é na hora do cafezinho que surgem as melhores ideias”. Eu não acho que isso é impossível de acontecer, mas não diria que é muito provável.
Conversar com pessoas no trabalho é importante porque os humanos tem vieses, são imperfeitos e cometem erros.
Imagine a seguinte situação: Dois devs com mesmo nível de experiência, habilidade muito parecida, conseguem entregar resultado bem parecido e já estão performando no nível a cima. E daí chega na hora de ser promovido, quem o chefe promove?
Na teoria, deveria promover os dois, mas na prática, não é sempre assim. E quando esta muito “empatado”, o que o ser humano faz? Cai em algum viés, considera características pessoais, confunde soft skills com o cara que puxa saco e no final das contas, promove o cara “mais gente boa”.
Mas como que um deles virou “mais gente boa” que o outro? Conversando, trocando ideia, perguntando da vida pessoal e compartilhando coisas fora do trabalho.
Avaliações de performance sempre tem algum viés e se esse é o jogo que está exposto na mesa, porque não jogar essa carta?
Não estou falando para você ser um puxa saco chato que elogia qualquer coisa que o chefe faz, mas conversar, trocar uma ideia de boas, perguntar da vida, oferecer alguma ajuda em algo fora do trabalho.
E não estou falando só do seu chefe, pode ser o chefe do chefe, pode ser o dono da empresa, alguém do RH e até o segurança do prédio.
Você deveria conversar com todo as pessoas que você ver o máximo que der sem que isso atrapalhe o seu trabalho (não vai ficar duas horas do trabalho só conversando né)
E isso é importante porque na hora que a pessoa for tomar uma decisão e errar, porque caiu em algum viés, o erro penderá para o seu lado e será benéfico para você.
Mas não é fácil só sair trocando ideia com todo mundo, se você não nasceu como uma pessoa super extrovertida (meu caso), fazer isso vai ser desafiador.
Mas aqui vai algumas dicas que aprendi nesses anos e me ajudou muito:
1 - De bom dia para todo mundo.
Não importa quem seja. De bom dia pra primeira pessoa que você vê até a última. E de tchau também para todo mundo.
Vai ser o porteiro, segurança, pessoa da recepção, pessoas de outros setores quando vc passa na frente deles, seu time, seu chefe, dono da empresa, todos!
Na maioria das vezes, isso vai parecer inútil, você vai falar bom dia, a outra pessoa fala bom dia e só, vida que segue. Mas na prática, isso vai se acumulando aos poucos. Depois de vários dias, as pessoas vão começar a lembrar de você, reparar em você e talvez um dia elas puxem algum assunto ou deem brecha pra você puxar um assunto e é aí que você quer chegar.
Para dar um exemplo do que aconteceu comigo, eu comecei a dar bom dia para todo mundo e um dia o segurança do prédio veio e puxou um assunto de leve comigo, o famoso clichê de “o dia está feio hoje né, essa chuva foi difícil, muito trânsito”, a partir daí, eu troquei alguns palavras por alguns minutos e segui pro trabalho, alguns dias depois eu troquei mais algumas ideias esporadicamente.
Depois de alguns meses, eu saí de casa super atrasado para o escritório, tinha uma reunião super cedo, cheguei no escritório 2 minutos antes da reunião e daí percebi que esqueci meu crachá. Sem o crachá, você precisa fazer um processo super burocrático para entrar no prédio, demora no mínimo uns 10 minutos. Eu ia me atrasar muito, mas aí eu falei pro segurança que eu estava atrasado para a reunião e ele disse “Ta tranquilo, eu conheço você, vai lá e dps você volta aqui e a gente resolve”.
E isso me fez pensar, se eu não tivesse dado bom dia todos os dias para ele e trocado uma ideia, será que ele ia ser tão simpático assim? Ele provavelmente não ia nem lembrar de mim e eu iria chegar atrasado para a reunião.
Foram poucas palavras, mas diárias, que me deram uma pequena ajuda para concertar um erro meu e me ajudar numa reunião importante.
2 - Faça “Small Talk”
Eu sempre achei ruim aquelas pessoas que ficam falando clichês sobre clima ou trânsito e eu nunca falava nada disso.
Até que um dia eu entrei num elevador e reparei em um cara aleatório conversando com um gerente de nível mais alto da empresa.
Ele entrou no elevador, viu o gerente e falou do trânsito. O gerente por educação respondeu de volta e daí que veio o pulo do gato. Ele começou a falar do sistema do gps e depois levou para outro assunto de software e quando eu saí do elevador, eles já estavam começando algum assunto sobre o sistema da empresa.
Naquele dia eu fiquei surpreso com aquilo, em pouco minutos ele conseguiu puxar um assunto sobre o trabalho dele com um gerente de alto nível da empresa. E o mais surpreendente é que tudo isso começou com um “small talk”.
E foi aí que eu entendi pra que serve small talk. Ninguém tá nem aí sobre o clima ou trânsito, isso é só uma forma de abrir uma conversa para outros assuntos. E ter essas conversas com outras pessoas podem te abrir portas ou te ajudar em diversas situações como já expliquei.
Eu não acho que aquele cara fez tudo aquilo propositalmente, acho que foi algo natural do jeito dele, mas pra mim, não era natural conseguir fazer aquilo, então foi algo que comecei a praticar sempre que tivesse uma oportunidade.
Cada small talk era como se fosse jogar a vara num lago para tentar pescar algo (e eu sou péssimo em pescaria).
3 - Nunca use fone de ouvido fora da sua mesa.
Você quer escutar uma música enquanto faz um código? Se isso te ajudar, ótimo, continue assim.
Mas sempre que você levantar da sua mesa, tire o fone.
Esse foi um dos erros que mais cometi, eu ficava de fone de ouvido o tempo todo para qualquer lugar que eu ia.
E qual o problema de ficar de fone de ouvido? Ninguém vai conversar com você, as pessoas não vão falar bom dia, vão considerar que você não vai escutar nada e simplesmente passam reto.
Eu sempre me perguntei porque ninguém falava comigo, mas nunca reparei que o fone era o maior problema.
Talvez esse ponto seja menos aplicável porque tem algumas empresas que não permitem fone de ouvido, mas o ponto é, você precisa parecer acessível para as pessoas. Por exemplo, se você passar por um corredor e tiver outra pessoa vindo na sua direção, não fique olhando pro chão, olhe para a pessoa, talvez você não precise falar nada, so dar um sorriso já é o suficiente.
Algumas pessoas claramente conseguem fazer tudo isso naturalmente, mas se você não consegue, você precisa treinar isso e fazer intencionalmente, porque por mais que você não ache certo, isso faz diferença sim.
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