Play Store registra queda de 47% no número de aplicativos disponíveis desde o início de 2024
Desde o início de 2024, a loja de aplicativos do Android passou de aproximadamente 3,4 milhões para 1,8 milhão de aplicativos disponíveis globalmente, de acordo com uma análise da empresa Appfigures. No mesmo período, a App Store da Apple registrou um leve crescimento, passando de 1,6 milhão para cerca de 1,64 milhão de aplicativos.
Essa queda na Play Store está relacionada a critérios mais rígidos adotados pelo Google para a publicação e manutenção de aplicativos. A empresa tem removido apps que não instalam ou funcionam corretamente, que são excessivamente simples — como aqueles que apenas exibem texto, PDFs ou oferecem um único papel de parede — ou que não possuem nenhuma funcionalidade relevante. Além disso, o Google tem utilizado recursos de IA para detectar ameaças e comportamentos maliciosos.
Como resultado dessas medidas, o Google afirma ter bloqueado a publicação de 2,36 milhões de aplicativos que violavam suas políticas e banido mais de 158 mil contas de desenvolvedores envolvidos na tentativa de lançar apps maliciosos.