Além do que foi citado na publicação, o Google tem removido aplicativos que ficam X tempo sem atualizar. Não sei qual é esse período exato, mas na minha experiência foi um ano. Ou seja, mesmo que o aplicativo funcione direito e atenda os usuários, é preciso atualizar para não sair da loja de aplicativos.
Outro ponto é que é preciso atender novos requisitos de conta de desenvolvedor que foram surgindo com o tempo, como informar um número D-U-N-S, preencher novos campos referentes ao app, inserir imagem de capa para a conta de desenvolvedor na loja etc. Se você não faz essas atualizações, a conta corre o risco de ser desativada.
Eu já tinha lido um artigo de uma pessoa criticando a remoção de apps funcionais que não são atualizados, mas não encontrei. Pesquisando, encontrei esse outro, que é uma experiência similar: Why my apps will soon be gone from the Google Play Store (discussão no Hacker News).
Edit: Só para deixar claro, numa situação "normal", o Google avisa com antecedência que você precisa fazer alguma modificação no app ou na sua conta antes de remover/desativar.