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Apple destaca estudo brasileiro sobre desempenho da App Store

Um estudo conduzido por Silvia Fagá de Almeida, professora de MBA da Fundação Getúlio Vargas, aponta que a App Store gerou 63,8 bilhões de reais para desenvolvedores brasileiros em 2024, sendo que 90% desse montante esteve isento de comissão da Apple.

A pesquisa também mostra que os desenvolvedores do país contabilizaram 570 milhões de downloads de aplicativos globalmente, dos quais 53% vieram de usuários fora do Brasil. Os usuários brasileiros realizaram 1,5 bilhão de downloads no último ano, com a App Store recebendo 25,5 milhões de visitas semanais.

Em relação às taxas, o levantamento indica que a maioria dos desenvolvedores que comercializam produtos e serviços digitais se enquadra em uma comissão reduzida de 15% sobre vendas por compras dentro de aplicativos ou downloads pagos. A maior parte não paga comissão, e entre os que pagaram em 2024, 78% se beneficiaram da taxa reduzida.

A Apple mantém esforços no Brasil para convencer reguladores a preservar o modelo atual da App Store, enfrentando determinações que incluem permitir o sideloading no iOS e meios de pagamento alternativos até outubro. A empresa segue negociando detalhes com o CADE enquanto busca reverter a situação.

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Legal. Já sabia que em geral as pessoas gastam mais na App Store (Apple) do que na Play Store (Google), mas os dados levantados são interessantes para o mercado.

O artigo da 9to5mac tem link para a notícia da Apple, em português, mas demorei para achar o estudo, e só depois de muito tempo notei que o link do PDF no site da Apple não era para a versão PDF da notícia, e sim para o estudo:

O Ecossistema da Apple no Brasil, publicado em Setembro de 2025.

Eu ainda não li o estudo, mas já vi um ponto interessante. 90% do faturamento foi sem comissão da Apple, e se você ver o que se enquadra nesses 90% na Tabela 1 do Apêndice:

A Apple recebe comissão sobre:

  • Produtos e serviços digitais adquiridos dentro ou através da App Store, por exemplo:
    • Assinaturas dentro de apps em apps de streaming de vídeo multiplataforma, como Netflix
    • Assinaturas dentro de apps em apps de educação, como Duolingo
    • Compras dentro de apps de recursos bônus de games

A Apple não recebe comissão sobre:

  • Produtos e serviços digitais adquiridos fora da App Store, por exemplo:
    • Assinaturas de apps de streaming de vídeo multiplataforma, como Netflix
    • Assinaturas de apps de audiolivros, como Audible
    • Assinaturas de apps de streaming de música, como Spotify
    • Assinaturas de apps de notícias e revistas, como Folha de S.Paulo
  • Produtos e serviços físicos solicitados dentro de apps, por exemplo:
    • Corridas solicitadas pelo app do Uber
    • Pedidos feitos no app da Amazon
    • Itens de mercado para delivery comprados pelo app do iFood
    • Taxas de transação sobre pagamentos digitais feitos dentro de apps
  • Anúncios dentro de apps vendidos a anunciantes fora do app e colocados pelos desenvolvedores dentro de apps usando APIs de rede de anúncios, por exemplo:
    • Apps que não são de games, como Pinterest e YouTube
    • Apps de games, como Roblox e Candy Crush Saga

Além disso, a Tabela 1 mostra estimativas de que 79% dos R$ 63,8 bilhões são Produtos e Serviços Físicos, 12% Anúncios Dentro de Apps e 10% são Produtos e Serviços Digitas.