Legal. Já sabia que em geral as pessoas gastam mais na App Store (Apple) do que na Play Store (Google), mas os dados levantados são interessantes para o mercado.
O artigo da 9to5mac tem link para a notícia da Apple, em português, mas demorei para achar o estudo, e só depois de muito tempo notei que o link do PDF no site da Apple não era para a versão PDF da notícia, e sim para o estudo:
O Ecossistema da Apple no Brasil, publicado em Setembro de 2025.
Eu ainda não li o estudo, mas já vi um ponto interessante. 90% do faturamento foi sem comissão da Apple, e se você ver o que se enquadra nesses 90% na Tabela 1 do Apêndice:
A Apple recebe comissão sobre:
- Produtos e serviços digitais adquiridos dentro ou através da App Store, por exemplo:
- Assinaturas dentro de apps em apps de streaming de vídeo multiplataforma, como Netflix
- Assinaturas dentro de apps em apps de educação, como Duolingo
- Compras dentro de apps de recursos bônus de games
A Apple não recebe comissão sobre:
- Produtos e serviços digitais adquiridos fora da App Store, por exemplo:
- Assinaturas de apps de streaming de vídeo multiplataforma, como Netflix
- Assinaturas de apps de audiolivros, como Audible
- Assinaturas de apps de streaming de música, como Spotify
- Assinaturas de apps de notícias e revistas, como Folha de S.Paulo
- Produtos e serviços físicos solicitados dentro de apps, por exemplo:
- Corridas solicitadas pelo app do Uber
- Pedidos feitos no app da Amazon
- Itens de mercado para delivery comprados pelo app do iFood
- Taxas de transação sobre pagamentos digitais feitos dentro de apps
- Anúncios dentro de apps vendidos a anunciantes fora do app e colocados pelos desenvolvedores dentro de apps usando APIs de rede de anúncios, por exemplo:
- Apps que não são de games, como Pinterest e YouTube
- Apps de games, como Roblox e Candy Crush Saga
Além disso, a Tabela 1 mostra estimativas de que 79% dos R$ 63,8 bilhões são Produtos e Serviços Físicos, 12% Anúncios Dentro de Apps e 10% são Produtos e Serviços Digitas.