Executando verificação de segurança...
2

Atualização de agosto do Windows 11 não causou problemas em SSDs, segundo relatório

No mês passado, surgiram relatos de que a atualização de agosto do Windows 11 estaria provocando falhas em SSDs, com usuários informando que seus discos desapareciam após transferências pesadas de arquivos e que, em alguns casos, os dados não eram recuperáveis mesmo após reinicialização.

Em resposta, a Phison divulgou um comunicado após mais de 4.500 horas de testes, afirmando não ter conseguido reproduzir as falhas relatadas. A Microsoft também conduziu investigações e não encontrou conexão entre o patch de segurança e os problemas nos SSDs.

Segundo o grupo chinês PCDIY!, a causa dos problemas está no firmware de engenharia pré-lançamento de determinados SSDs, que poderia ter sido acionado pelas atualizações do Windows 11. O problema foi identificado e verificado pelos engenheiros da Phison, conferindo credibilidade às conclusões. Testes realizados pelo grupo indicam que as falhas ocorreram apenas em unidades com firmware de engenharia pré-lançamento, não afetando as versões finais de produção.

Como os fabricantes de SSDs que utilizam controladores Phison os obtêm diretamente do fornecedor e os enviam em massa com ferramentas de produção, as unidades destinadas aos consumidores já operam com firmware oficial, que não apresenta as anomalias observadas nas versões de engenharia. Portanto, usuários finais com SSDs rodando firmware de produção não devem enfrentar problemas. Em caso de dificuldades semelhantes, é recomendada a atualização do firmware do dispositivo.

Carregando publicação patrocinada...