-2

Brasileiro de apenas 12 anos cria sistema operacional gráfico do zero, sem usar Linux como base

O GenesisOS, projeto educacional de código aberto de Lucas Prado Coelho, é um SO de 32 bits escrito em C e Assembly x86. A interface foi inspirada no Windows XP/Vista, com janelas arredondadas e quatro docks independentes que podem ser arrastados pela tela. O link para o código-fonte, com instruções de compilação, e mais informações técnicas sobre o projeto está disponível na fonte da matéria (removido, veja atualização abaixo).

Atualização 27/05 16:54

O post original do Lucas foi apagado, acreditamos que pelo próprio autor. O projeto (ainda) está disponínel neste link, e o perfil do Lucas no GitHub pode ser acessado aqui.


Carregando publicação patrocinada...
9
4

Eu costumo comentar nesse tipo de projeto, mas várias red flags eram evidentes. A engenharia necessária para construir um sistema operacional é enorme. Uma criança de 12 simplesmente teria que ter começando muito cedo (tipo uns 7-8) para digerir de fato todo os fundamentos, princípios e conceitos para a implementação.

O post estava muito bem escrito, lembrando muito a formatação presente em IA generativa. Há pessoas que escrevem bem, mas podemos observar personalidade na escrita do autor nesses momentos.

Enfim, não cheguei a comentar pois era óbvio o bait, mas tinha esperança que não.

3

Já desenvolvi um SO do zero em assembly na adolescência e já tive muito contato com hobbystas que desenvolveram os próprios SO do zero também. Inclusive até hoje estou em um server no Discord de kernel dev.

Cara, se até adultos com anos de XP com low level tem dificuldade, imagine uma criança de 12 anos. Só um leigo em low level para cair num bait desses. kkkk

2

Meus 2 cents,

Pois eh, tambem segui esta linha - deixei passar ao largo porque estava bem esquisito.

Alias, varios comentaristas veteranos se abstiveram de comentar o post, acredito que pela mesma razao.

Enfim, como diz o ditado: "macaco velho não mete a mão em cumbuca" - so estranhei o Deschamps der dado trela, mas acho que ele deve ter tido suas razoes.

Saude e Sucesso !


Este post foi favoritado via extensão TABNEWS FAVORITOS

Tem curiosidade sobre IA ? Da uma olhada no meu LIVRO: IA PARA ENGENHEIROS

2

Sim, eu comecei escrever porque parecia algo sensacional, e acho que alguém com 12 anos com superdotação poderia sim fazer um SO, mas percebi que tinha algo errado ali e seria só uma pessoa comum que não tinha feito de fato, pensei em alguns cenários, não só criado por IA.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

-4
2

Quando postaram essa tela eu tive certeza que tinha boi na linha, porque essa tela não bate com a descrição na postagem dele.

Acho que ele mudou algo no Github. Embora esteja confessando o uso de IA, ainda está colocando de uma forma como se ele soubesse o que está fazendo e que aquilo é um OS.

1
2

O código foi totalmente gerado por IA. Além disso, não é um sistema operacional de verdade. É só um programa gráfico bootável que simula um sistema operacional. Ele simula um sistema de janelas, um sistema de arquivos etc.

É tudo simulado e "hard coded", não é um SO de verdade.

1

Eu com 40, quase 20 de experiência, com IA e tudo, to me arrebentando pra deixar uma misera dll no padrão hahaha
Pra um menino de 12 fazer um SO com FS real, teria que ter começado a aprender C e Asm na barriga da mãe...

Pensei que só isso já fosse evidencia de fraude. Vc ainda se deu o trabalho de testar. Parabéns

1
1

Não vi o post original,
Mas alguém deu uma força pro menino? Incentivou ele a estudar mais e mostrou que tem mais a aprender e crescer?
Estou perguntando na moral mesmo. Mesmo que não seja um S.O de verdade, para um garoto de 12 anos é um grande começo. Quem me dera aos 12 ter tido a oportunidade de criar algo tão legal. Todo mundo precisa começar de algum lugar...
Acho importante não assustar o menino e dar uma força pra ele continuar.

4

Isso se for um menino de verdade né... Sejam racionais. A cada dia que passa tem um novo supply-chain attack no mercado, e aí do nada aparece um menino de 12 anos que "fez um SO do zero". No repo dele só tem um arquivo HTML e outro Markdown. Nas releases tem um arquivo ISO e outro ZIP. O risco de baixar um arquivo malicioso é grande. Além disso, qualquer um com acesso a uma LLM decente consegue desenvolver algo do zero hoje em dia.

1

Exatamente, foi a primeira coisa que eu pensei quando vi a postagem, não confio em executar nada compilado que eu não sei a pecedencia. Penso nisso sempre, teve um projeto bem legal de controle remoto pra mac mas nunca que eu vou instalar um programa que literalmente tem permissão de mecher remotamente no meu computador. Então tem que sempre desconfiar. vai ver é mais facil infectar devs que saem executanto quaquer coisa do que o usuario comum.

3

Na verdade ele não criou nada, ele pediu para o ChatGPT criar.

Ninguém assustou o menino. Eu só apontei que o projeto não era um sistema operacional de verdade e deixei claro que eu não achava que ele tentou enganar todo mundo. Provavelmente ele foi enganado pela IA igual todo mundo que demonstrou apoio ao projeto.

Eu não estava dando bola e não ia comentar nada no post, mas se eu ficasse calado isso ia prejudicar muito o garoto. Então, por uma questão de empatia, achei importante apontar isso daí.

Eu te garanto, é muito prejudicial para a mente de uma criança você convencê-la que ela é um "gênio". Se inflar o ego de um adulto já é ruim para um adulto, imagine uma criança...

Creio que a maioria não vá entender, mas as vezes a melhor coisa que você pode fazer para uma pessoa (criança ou adulto) é simplesmente mostrar a verdade, mesmo que doa.

Eu poderia ter continuado ignorando e seria mais fácil. Mas eu prefiro não compactuar com esse tipo de coisa que eu sei o quão nocivo é para a mente de uma criança.

Mesmo que a criança seja um gênio mesmo (e raramente é), a recomendação dos psicológos é não chamá-la assim. É nocivo até para crianças que são gênios de verdade, pior ainda para as que não são.

2

Se foi o Claude realmente, mas fazer o ChatGPT fazer código complexo funcional é um mérito por si só. Mas um ponto interessante é o uso abusivo de números mágicos no código, IAs tendem a evitar isso, ele parece ter deliberadamente escolhido fazer isso

2

Ele não criou algo tão legal, ele criou uma mentira, e parece que vai continuar sustentando isso, então tem que incentivá-lo a mudar de postura.

1
0
-6

Melhor ainda é o Deschamps publicar na newsletter como se fosse verdade.
Literalmente espalhando fake news.
Provavelmente mais um que usa IA para fazer alguma coisa kkkkk