41

O problema de não ter senso crítico

Recentemente um post foi feito aqui no TabNews onde um garoto de 12 anos alegava ter desenvolvido um sistema operacional do zero. Além do próprio post ser gerado por IA, o código também era.

Não apenas o código era gerado por IA, como nem sequer era um sistema operacional de verdade. Era apenas um software gráfico bootável que simulava um sistema operacional. Ele também simulava ter um sistema de arquivos falso com uma array em memória.

O post foi excluído logo depois de eu apontar a farsa (não sei se pelo próprio autor ou pela moderação).


Pode até ter sido um caso fora da curva agora, mas farsas como essa são constantes em comunidades por aí. Antes de IA virar moda, já era muito comum as pessoas criarem um grande alarde como se o projeto delas fosse uma "grande revolução", mas você ia analisar o código e via mais do mesmo ou até pior do que as soluções que já existiam.

Antes isso já era muito comum, mas agora com os LLMs, isso está contecendo com uma frequência muito alta. Na área de segurança da informação, nem se fala. Todo dia alguém posta um projeto "fodão" de segurança que, quando você analisa, é só AI slop.

Quando eu sou crítico com conteúdos e projetos de baixa qualidade, normalmente a galera não-especializada no assunto vê com maus olhos. Mas gente: alguém tem que ser crítico.

Não dá para todo mundo cair em discurso bonito e vangloriar um projeto ruim como se fosse um "projeto fodão". Alguém tem que ler o código e apontar que não é grande coisa como o anúncio faz parecer.

Eu entendo quem tem a mentalidade de achar que eu estou sendo crítico com um iniciante tentando melhorar ou algo assim. Mas se tem uma coisa que eu nunca fiz na minha vida foi criticar gente tentando aprender ou iniciantes.

Eu só critico o cara que, claramente, tá mentindo para ganhar atenção.

O senso crítico sempre foi muito importante, mas agora com os LLMs, ele se tornou 9999% mais importante. Todo dia tem gente postando centenas de conteúdo lixo gerado por AI e centenas de projetos lixos gerados por AI tentando enganar as pessoas.

Não estou falando de gente que vibe codou algo que realmente acha que é útil. Estou falando de gente que propositalmente faz um projeto falso e engana as pessoas convencendo elas que fez algo "incrível". Isso acontece aos montes e não é a primeira vez que eu vejo isso acontecer no TabNews, nem será a última.

O único jeito de combater esse tipo de farsa é vocês pararem de achar que todo mundo que critica um conteúdo/projeto é um vilão de novela Mexicana e começarem a verificarem a veracidade das informações antes de acreditarem nelas.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eis a minha crítica contra IA. Na verdade, eu não tenho nada contra o uso de LLMs em si; o problema é como as pessoas usam. Basicamente, como se fosse um wizard para qualquer coisa ("next, next, next, finish"). E é esse o problema: agora todo mundo acha que é gênio.

Vários clientes de diversas empresas de desenvolvimento somem por um tempo dizendo que irão fazer seus próprios sistemas. Depois de meses tentando resolver bugs, eles retornam. Blz!! 🙂

Hoje, minha principal fonte de renda é justamente corrigir sistemas bugados construídos na base do "vibe code". O problema é justamente que pessoas que não têm o menor conhecimento querem sair criando o próximo sucesso. É como se dessem um auto-tune para cada pé de cana em cada esquina, e todos eles saíssem achando que serão o próximo ganhador do Grammy.

E aí surge isso... Quando você vai analisar tecnicamente, sem nem ir tão fundo, não existe sistema operacional ali; existe uma aplicação simulando parcialmente alguns comportamentos de um SO — e ainda por cima claramente cospido por uma LLM.

Não é desmerecer o garoto. O problema é transformar qualquer protótipo gerado com assistência de IA em "gênio revolucionário da computação", e nesse caso especial a culpa é da midia... Criar um sistema operacional de verdade envolve gerenciamento de memória, scheduler, drivers, interrupções, syscall, bootloader, filesystem, arquitetura de kernel e uma quantidade absurda de engenharia que simplesmente não desaparece porque alguém escreveu um prompt.

A IA virou uma muleta tão forte que muita gente já não consegue diferenciar "eu construí" de "eu pedi para a IA montar e copiei o código dela". E isso está criando uma geração de pessoas que sabem copiar resultado, mas não entendem absolutamente nada do que estão executando e, quando quebra, não sabem consertar

1

Não tiro sua razão, porém eu fiz um sistema automatizado com IA, modifiquei APK, adicionei funções que foi removido da versão atual, se eu fosse pagar para um programador, freelancer pagaria uma fortuna e ainda ficaria refém de futuras atualizações, eu sei o básico apenas, e isso me fez ganhar 8k por semana, então cada um no seu quadro.

3

O pior é que muitas vezes essas pessoas nao fazem de proposito, Elas nao sabem que estao mentindo elas realmente acham que sao fodas por conta da bajulação da ia

isso da bajulação e do delirio assistido ja foi comentado antes; e ter quem critique é muito importante.

é dificil criticar sem ser considerado chato; ainda mais quando toda resposta de llm começa com "otima pergunta"; "essa é uma ideia inovadora" e coisas assim

2

Você tem razão. Alguns são iludidos pela IA e precisam receber críticas para serem capazes de aprender. Senão ficam presos no efeito Dunning-Kruger pra sempre.

Mas outros fazem por desonestidade, mesmo. Alguns anos atrás eu já peguei outro falando ter desenvolvido um kernel de sistema operacional, e quando fui ver o código no GitHub era literalmente um hello world... Não estou exagerando, o programa bootava, mostrava um texto na tela e era só isso... Mas no LinkedIn o cara anunciou como se estivesse fazendo um projeto incrível e complexo de kernel.

E claro, um monte de gente reagiu e comentou no post dele elogiando. O cara teve a atenção que queria, e tudo o que teve que fazer foi escrever um hello world em assembly. kkkkk

1

Sim, principalmente com todos vendendo que IA é melhor que qualquer coisa. Como se um novo Uber, Windows ou qualquer coisa pudesse ser gerado com alguns prompts.

Infelizmente, parece que isso agrada CEOs, CTOs e afins. Cada dia mais vemos esses discursos sendo vendidos nas empresas. Assim, noticias sensacionalistas como essa acabam tomando cada vez mais força.

2

Eu não tive a paciência que você teve, mas eu senti o fedor.

Eu até comecei escrever um comentário, mas logo no começo eu comecei achar aquilo estranho, apesar de que olhando por cima, parecia fazer sentido. Mas alguns pontos no texto começavam entregar.

O que está sendo levantado aqui é importante, porque mostra que a maioria das pessoas não se questiona e acredita em fake news o tempo todo, o que torna a criação delas interessante, já que tem público.

Outra questão é a credibilidade de quem cai nesses contos, especialmente quando a pessoa já é experiente, assim indicando que a experiência não é qualitativa. Algumas pessoas fazem questão de não ter senso crítico, você quase nunca vê a crítica partindo dessas pessoas.

De fato ser crítico acaba sendo criticado por alguns, ou pelo menos não bem visto.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

2

Silva97, de toda esta situação, o que está mais me deixando feliz é saber que tem alguém na comunidade do TabNews como você com a capacidade de fazer uma avaliação profunda como você fez 💪

Obrigado de verdade pelo seu trabalho e sua participação, coloquei o máximo que pude de TabCoins nesta sua publicação 🤝

[edit]

Eu vi que o rapaz editou o README do repositório pessoal dele para adicionar isso, imagino que como efeito colateral da sua investigação:

1

Muito obrigado, mas eu preciso ser honesto: eu não fiz uma avaliação "profunda". Eu só precisei de uns 5 minutos para analisar o código. Escrever esse post demorou mais que analisar o código. 😂

Estou acostumado a ler código low level e, inclusive, código de kernel. Não é tão complicado como pode ter parecido, não. É só uma questão de costume.

2

Essa e muitas publicações servem como exemplo de que não podemos nos comparar com os outros. Quando eu li aquela publicação, pensei: "Porra, devo ser muito ruim mesmo, o moleque com 12 anos já criou um OS, e eu apanhando com meu REACT".

Quantas outras publicações não são exatamente aquilo que imaginamos?

2

Isso bate forte na gente, eu até comentei no post dele que eu com 12 anos estava comendo terra hahahaha...
Sendo sincero, mesmo usando IA ,ele está tendo interesses e acesso a muito mais conteúdos e obtendo muito mais conhecimento útil do que eu aos meus 12 anos.

1

Não tinha percebido que a postagem foi apagada até ler sua postagem, mas quanto ao uso de IA na postagem citada, acreditei que foi uso do próprio Deschamps, que havia comentado que tinha editado a formatação da postagem como forma de melhorar.

1

Acho que não, porque o próprio teor da explicação passava muito a impressão de ser IA. Não era apenas uma questão de formatação de texto ou gramática.

Acho que o Deschamps só deve ter melhorado a formatação do texto, sem alterar o conteúdo usando IA.

1

Simples, no auge dos seus 12 anos você escreveria um texto livre de erros envolvendo os porquês do português e, além disso, sem erros de concordância?

Eu com 30 ainda deixo escapar, imagine aos 12.

1

Percebi que era código feito por IA quando olhei o sitezinho que ele publicou, tinha algum trecho de código que era muito parecido com o que eu mesmo já havia obtido aqui em projetos com arquivos ps1 pra para automatizar processos de instalação no Rwindows.
Ao obter acesso ao código fonte do tal projeto, percebi os trechos comentados, a perfeição do código e os termos "estranhos" sendo usados, tratei de copiar uma parte e jogar no GPT apenas para validar a suspeita de código feito por IA.
O GPT foi categórico, é código feito ou orientado por IA, um humano não se preocuparia com a ordem didática dessa maneira tão perfeita ainda mais tendo pouca experiência.
Ainda assim preferi dar apoio ao jovem, ele mentiu sim, mas com 12 anos talvez nem ele tenha ideia do que estava fazendo, está apenas descobrindo essa área que tanto nos fascina.
RESPOSTA DO PRÓPRIO GPT

1

Cara, eu apoio, o senso critico tem q de fato existir, talvez o caminho mais fácil seja só acreditar mesmo, outro detalhe é que pra poder ter esse senso critico a pessoa tem q ter a xp necessario pra bater o olho e saber identificar a parada, a gente vive na era dos elogios, acostumamos com isso, as ias fazem isso direto e sem a gente pedir, é confortavel, mas um senso critico e uma verdade ou uma critica construtiva que seja, pode impulsionar muito mais, por isso eu sou totalmente a favor de checarmos tudo antes, porem ter esse senso critico, ir atras, avaliar, da trabalho, é mais facil a gente so bater palma e vida q segue, a galera no geral quer a honraria de ter o merito de ter criado algo foda sem necessariamente isso ser verdade, o problema é que uma hora isso vai cair em check e dai pode ficar feio pra caramba

1

É louco como estamos em um momento completamente diferente da tecnologia. Não por ser novo mas sim por muitas coisas estarem sendo potêncializadas. Na literatura vemos livros do Uncle Bob falando sobre padrões de projeto e como o software deveria evoluir de forma saudável. Por anos isso foi o suficente para gerar boas discussões.

Agora parece que todas essas discussões estão trancadas. Parece que apenas questionar a IA é o suficiente como senso crítico (spoiler: não é).

O que anda fazendo para manter esse senso crítico em dia?

1

O que eu ando fazendo é tentar controlar o meu senso crítico.

Por exemplo: senti vontade de criticar o Uncle Bob porque ele só fala bobagem. Mas eu não vou fazer isso, vou me controlar e deixar o assunto morrer. 🤔

Eu sempre fui crítico até demais e isso costuma irritar as pessoas. Porque o que elas juram que está "certo", eu vou lá e dou um banho de água fria dizendo que elas estão erradas (como em achar que o Uncle Bob sabe do que está falando, por exemplo).

Isso gera treta, principalmente quando a pessoa tá em efeito Dunning-Kruger e jura que sabe do que tá falando.

Estou tentando evitar perder meu tempo com quem não quer aprender e focar em quem quer. Agora eu só tento uma vez, se a pessoa quiser se iludir para achar que sabe do que tá falando, problema dela.

Igual não faz muitos dias que desperdicei meu tempo com outro membro aqui do site que tá em efeito Dunning-Kruger e acha que entende de segurança e tava falando algo completamente errado. Eu expliquei em detalhes, passei referências e o cara preferiu continuar mentindo pra si mesmo.

Tipo, na imaginação dele sou eu que não sei do que estou falando. Mas ele imaginar isso não muda o fato de que sou muito acima da média em cybersec. Então só deixa quieto.

1

Eu comentei no post do garoto "Se voce é capaz de fazer isso, é capaz de fazer qualquer coisa! Nunca deixe ninguém colocar o contrário na sua cabeça!" Eu fiquei triste com a sua constatação..., mas ao mesmo tempo acho que se ele realmente tem 12 anos e tentou fazer um SO, então já esta num nível bem mais avançado que 99,9%. O simples fato de ele tentar já merece reconhecimento. Agora se é mentira, aí é aquela história, o seu coração é seu guia.
Eu lembro quando eu tinha 9 e fiz um banco de dados muito simples no cliper summer 87 para controlar quantidade de galinhas no galinheiro de casa, aquilo foi simplesmente o máximo, com um livro que tinha achado de Lógica de algorítimos, e com o cliper que já permitia muita coisa sem codificação eu me achei o Deus dos computadores, se tivesse ia pra puxar meu saco naquela época eu ia ter o maior saco do mundo hoje, eu fico muito feliz quando vejo jovens se interessando por tecnologia desde cedo é o sinal de que algo ainda não foi perdido e acho que muitos sentiram o mesmo aqui.

1

Eu concordaria com você se a IA realmente ajudasse alguém que provavelmente não fez muito além de alguns prompts a aprender. Infelizmente não é esse o caso.

Eu me preocupo se ainda vai existir gente interessada em aprender a programar, ou até a aprender no geral, nessa nova geração que tá crescendo com o chatgpt.

1

Boa pergunta, mas eu acredito que sim. Eu estou sempre perto de estudantes e vejo interesse genuíno, mas percebo também que tem um abismo enorme entre "Gostar de aprender tecnologia" e "Querer seguir a profissão", a IA não esta impedindo de aprender, mas esta impedindo já com certeza os jovens de entrarem na profissão por medo.

0
-8

Melhor ainda é o Deschamps publicar na newsletter como se fosse verdade.
Literalmente espalhando fake news.
Provavelmente mais um que usa IA para fazer alguma coisa kkkkk

-11
-7

Dei 3 upvotes em seus comentários, porque é minimamente suspeito e e extremamente desagradável que "coincidentemente" os comentários criticando o Deschamps estavam com -8

Não tenho nada contra ele, mas também nada a favor (ja vi uns vídeos antigos, mas sequer acompanho).

Irônico essa publicação ser sobre senso crítico e ver pessoas simplesmente dando downvote em vcs só porque falaram do ídolo intocável deles...

1

Eu só não dei downvote nos comentários deles porque já estavam negativos quando vi, e não gosto muito de usar esse recurso em comentários já negativados. Mas se estivessem com pontuação positiva, eu com certeza teria dado downvote.

Não confunda senso crítico com má educação, difâmia, acusação sem provas etc. São coisas completamente diferentes.

Literalmente espalhando fake news.

Acusando uma pessoa de espalhar fake news quando tudo indica que a pessoa foi enganada, e não que compartilhou uma notícia falsa de propósito. Até porque o Deschamps (até onde sei) não entende de low level, então não teria como verificar a veracidade da alegação.

Ele foi ingênuo, não malicioso.

Provavelmente mais um que usa IA para fazer alguma coisa kkkkk

Isso é deboche, não senso crítico.

Tudo por views. É lamentável

Mesmo que o usuário alege ter sido "irônico" (sarcástico) posteriormente, não existe indicador nenhum disso no comentário. Até você mesmo achou que ele estava falando sério.

Mas ou é sarcasmo ou é um deboche. Seja um ou outro, não é "senso crítico".


Irônico essa publicação ser sobre senso crítico e ver pessoas simplesmente dando downvote em vcs só porque falaram do ídolo intocável deles...

Acho que faltou é senso crítico da sua parte para avaliar os comentários deles e compreender os problemas nos comentários. O problema não foi de quem falaram, foi o que e como falaram.

Meu post também fala do Deschamps e atualmente está em 39. Posso até não ter mencionado o nome dele diretamente, mas tá bem óbvio que o assunto é sobre ele também.

A diferença? Eu não o acusei maliciosamente de coisas que ele não fez. Ele foi o enganado, não o enganador. O @stdoberg e o @Rebelis mentem ao acusá-lo de ser a pessoa que enganou os outros.

1

Sendo proposital ou não, espalhar fake news ainda é espalhar fake news. Quem não averiguou as informações antes de divulgar possui parte da culpa

"Provavelmente mais um que usa IA pra fazer alguma coisa"

Realmente é um comentário infeliz e com más intenções, mas ainda não é uma ofensa (e nem uma afirmação concreta, já que "provavelmente" é utilizado)

O problema não foi de quem falaram, foi o que e como falaram

Com relação ao "como" posso até concordar, mas achar que a combinação de dizer que "de quem" falaram (um grande e popular influenciador) com "o que" falaram (mal) são o verdadeiro problema, é se fazer de cego.

Convenhamos que, você também deve saber disso, quando se fala mal de alguém do tipo (até mesmo quando se tem argumentos bem fundamentados), a tendência é que quem falou mal seja praticamente linchado no mesmo instante. Isso acontece com frequência na internet, não é nada novo.

É só observar, por exemplo, alguém que critica o Fábio Akita (inclusive, curto muito ele e tenho como referência técnica, nem por isso saio sabotando de graça quem critica ele). Os caras caem matando

Não é possível ter uma opinião discordante sem estar na bolha que concorda com você ou sem ser massacrado pelos outros, é desagradável, e isso se repete em outros cenários fora a internet, como a politicagem por exemplo.

[...] mentem ao acusá-lo de ser a pessoa que enganou os outros

Isso foi interpretação sua, pois não foi isso que foi dito. Ele foi o enganado? Foi, mas passou a enganação adiante, sabendo ou não.


Resumindo: meu ponto não é defender quem é do contra porque "nossa coitadinho deles", meu ponto é o cansaço e desgosto que tenho ao ver pessoas sem espaço pra discordar de X coisa/pessoa porque ela é a protegida, a queridinha.

Inclusive, por isso acho errado ter "ídolos" (mas é decisão de cada um, o que os outros escolhem pra própria vida não me apetece)

1

Com relação ao "como" posso até concordar, mas achar que a combinação de dizer que "de quem" falaram (um grande e popular influenciador) com "o que" falaram (mal) são o verdadeiro problema, é se fazer de cego.

Você está se fazendo de cego ao fato de que o teor do comentário dos dois é de chacota. Não de crítica, não de discordância. Chacota.

Não é possível ter uma opinião discordante sem estar na bolha que concorda com você ou sem ser massacrado pelos outros, é desagradável, e isso se repete em outros cenários fora a internet, como a politicagem por exemplo.

Eles não apresentaram opinião discordante. Eles debocharam.

Resumindo: meu ponto não é defender quem é do contra porque "nossa coitadinho deles", meu ponto é o cansaço e desgosto que tenho ao ver pessoas sem espaço pra discordar de X coisa/pessoa porque ela é a protegida, a queridinha.

Mas eles não discordaram, eles debocharam. São coisas completamente diferentes e eu particularmente detesto deboche.


Nenhum argumento seu será válido enquanto você continuar ignorando a realidade e ficar focando em um cenário hipotético na sua cabeça.

Eles não discordaram de ninguém, eles não apresentaram opinião divergente. Eles fizeram chacota.

0

Tabom mano, tamojunto 👍🏽

Se tu quer estritamente destrinchar os comentários, vamos fazer isso né...

"Melhor ainda é o Deschamps publicar na newsletter como se fosse verdade."

Insatisfação apresentada via sarcasmo (que aparentemente é algo terrível)

"Literalmente espalhando fake news."

Não tem margem de interpretação, porque é realmente isso (como expliquei no comentário anterior)

"Provavelmente mais um que usa IA para fazer alguma coisa kkkkk"

(Não vou me repetir, já falei no comentário anterior)

"Tudo por Views. É Lamentável"

Comentário irônico (ou sarcástico) mal formulado/colocado

Satisfeito?


Não vou ser redundante no meu ponto, tu aceita se quiser, mas eu acho que a questão de "senso crítico" vai além do que só está ali escancarado

Além disso, apresentei 3 situações que as pessoas podem ser "linchadas" e você só comentou de 2 (o simples ato de falar mal, não importando se com argumentos ou não, já abre margem pra pessoa ignorar tudo que está escrito)

Você disse "Nenhum argumento seu será válido se..." Mas se rebateu metade do meu comentário foi muito, então vou pressupor que você concorda com o que foi ignorado, ou não tenho esse direito?

0

Discordo de tudo nos seus comentários porque você está cometendo falácia do espantalho.

Você sabe muito bem que a situação atual aqui é completamente diferente da situação hipotética na sua imaginação.

A partir do momento que você se baseia na sua imaginação para argumentar, todo argumento que você der é inútil.

Se quiser ter uma mínima chance de conseguir formular um argumento que seja algo além de inútil, você tem que se basear na realidade dos fatos, coisa que você não fez até então.

-3

Ok, já que toda minha argumentação é imaginária, vou aproveitar que já estou nessa "imaginação" pra imaginar que você é um delírio da minha cabeça, que essa publicação nunca existiu e que é tudo um sonho, afinal

Inferência baseada no que acontece = Imaginação infundada


Destrinchei parte à parte o meu ponto, destacando e separando sobre o que estava falando cada coisa, mas (ao contrário de mim, que respondeu por partes) você prefere pegar uma parte que lhe é conveniente, tratar como o todo e dizer que tudo o que falei é descartável. Realmente, o esforço cognitivo de fazer isso é muito menor

Eu sou firme, mas não inflexível. Várias vezes já debati com pessoas com maneiras de pensar adversas e chegamos num consenso (não na mesma opinião, num consenso), mas pela segunda vez na vida me deparo com alguém impossível de dialogar porque eu analiso seus pontos, apresento os meus e só recebo um "beleza, mas é tudo coisa da sua cabeça"

Curiosidade: a primeira pessoa que era impossível dialogar, por não compensar o gasto de tempo e energia, chegou um ponto que eu simplesmente falava que ela tava certa e virou piada interna. Não espero que aconteça o mesmo, mas ó, tu tá certo viu?

Sou só um cara que cospe devaneios da minha cabeça na net mesmo.

-1

Não faz a menor diferença se você destrinchou. Não faz a menor diferença se você escreveu um livro inteiro de argumentações.

Não faz diferença nenhuma porque todos os seu argumentos são para defender divergência de opiniões. E quando eu falei que não defendo divergência de opinião? Eu sou a pessoa que mais defende isso aqui no Tabnews e fora daqui também.

Só que o que os dois colegas praticaram não foi divergência de opinião, foi chacota.

Então tu pode reclamar, tu pode escrever mais e mais e vai continuar produzindo uma coleção de argumentos inúteis se continuar tentando defender chacota com argumentos pró divergência de opinião.

De novo, todos os seus argumentos são inúteis.


E se tem uma coisa que eu sei fazer, é dialogar e discutir. É você quem não está fazendo isso corretamente ao insistir em distorcer a realidade para algo que lhe convém.

Quando você argumentar baseado na vida real e não na narrativa que você criou na sua cabeça, aí você conseguirá produzir um argumento útil. Até lá, nem existe algo para eu rebater.

-3

Acusando uma pessoa de espalhar fake news quando tudo indica que a pessoa foi enganada, e não que compartilhou uma notícia falsa de propósito. Até porque o Deschamps (até onde sei) não entende de low level, então não teria como verificar a veracidade da alegação.

Ele foi ingênuo, não malicioso.

Cara, eu estava levando na zueira toda essa história mas, sinceramente, dpois de analisar melhor a treta, creio que aqui vc cometeu um erro bem complicado.

não entende de low level, então não teria como verificar a veracidade da alegação.

"Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades"

A pessoa, por ser influencer e frontman de tecnologia, deveria se certificar melhor do conteúdo que produz. Ele foi no mínimo irresponśavel. Ingênuo é meu sobrinho de 5 anos que acredita em Papai Noel. E essa desculpa de "ele não manja de lowlevel" não o exime do erro, de forma alguma.

Desculpa, mas acreditar cegamente num muleque de 12 anos e pautar seu conteúdo baseado em alegações surpreendentes como aquelas, e pior, divulgar tais alegações sem ter avaliado melhor tecnicamente, é no mínimo irresponsabilidade sim.

@Rebelis mentem ao acusá-lo de ser a pessoa que enganou os outros.

Não o acusei de ser enganador. Até pq não acredito, sinceramente, que tenha feito de propósito. Eu fui sarcástico ao dizer que divulgou pra "ganhar view" sem verificar melhor oq estava divulgando, do tipo "se tem IA, bora compartilhar"

Analisando melhor, refaço meu comentário então pra: "Lamentável, o cara que divulgou foi um tremendo de um mané.",

E mané é o oposto de malandro, só pra constar. Não o acusei de ser malandro, mas de ser mané.

E isso não é difamação, é opinião mesmo. Mas como eu disse, ninguém é perfeito. Todos estamos propensos a cometer erros.

1

Seu comentário é inútil. Ninguém aprende nada com ele e não há nenhuma relevância para o assunto discutido. É só frustração e do tipo mais infantil, que é a frustração pura sem argumentos.

Tá gostando do meu senso crítico ou quer mais?

-2

Cara, acho q tuas emoções estão prejudicando tua capacidade de interpretação

Vou sintetizar pra vc: "O cara abriu mão do escrutínio em troca de engajamento fácil"

Seu comentário é inútil.

Blz, essa é TUA opinião, e tá tudo bem.

Tá gostando do meu senso crítico ou quer mais?

Se tá tentando levar pro pessoal e me ofender, sinto em dizer, mas falhou miseravelmente.

hashtag pas ✌🏻

-1

Quais emoções? Eu só estou dando uma demonstração do senso crítico que você fingiu defender para ver sua reação. E, não surpreendemente, foi uma reação negativa.

Eu não te ofendi em momento algum, eu avaliei criticamente o teu comentário.

Mas é sempre assim quando a pessoa é debochada e finge que tá sendo crítica. Não aguenta uma crítica e já fica na defensiva, fazendo piadinhas etc. Zero novidades.

Se quer mesmo defender senso crítico, então muda a tua atitude. Porque você fala uma coisa, mas faz outra.

Mas concordo contigo. NInguém é perfeito, e todos estamos propensos a críticas

Menos você, pelo visto.

3

Silva, estou aproveitando este comentário seu para reforçar um ponto do TabNews (não é um problema com este comentário específico).

Entendo que seu perfil é mais direto na comunicação, e por isso alguns comentários podem ser interpretados com um tom agressivo ou ofensivo, mesmo que não seja seu objetivo, mas um dos pontos nos Termos de Uso é:

Qualquer usuário que através de suas publicações esteja propositalmente afastando outros usuários, que contenha posturas negativas aplicadas de forma genérica ou generalizada, que contenha sarcasmo gratuito, que esteja atacando ou sendo agressivo, poderá ter sua conta permanentemente bloqueada, junto com a invalidação de todas as suas publicações e ativos gerados por elas.

Creio que alguns votos negativos que você recebe sejam por conta dessa postura, e também já tivemos outras pessoas da comunidade pontuando isso verbalmente, seja por e-mail (contato@tabnews.com.br), seja em comentários, como ocorreu nesta discussão.

Por isso, quero te convidar a ter um tom mais amistoso para que as discussões não pareçam estar indo para o lado pessoal, ok?

-1

Com todo respeito, mas o que você falou no seu comentário não é verdade. Vou abordar ponto por ponto. Primeiro, sobre os termos de uso:

[...]que contenha posturas negativas aplicadas de forma genérica ou generalizada, que contenha sarcasmo gratuito, que esteja atacando ou sendo agressivo[...]

Primeiro, acho engraçado você direcionar isso à mim quando o Rebelis literalmente chamou os outros de "mané". E a maior agressividade que apresentei aqui foi justamente chamar o comentário agressivo do Rebelis de "inútil".

E eu nunca sou sarcástico, só para constar. Não gosto de sarcasmo. Agora o Rebelis confessou ter sido sarcástico em outro comentário aqui no post (este).


[...]e também já tivemos outras pessoas da comunidade pontuando isso verbalmente, seja por e-mail (contato@tabnews.com.br), seja em comentários, como ocorreu nesta discussão.

Nunca recebi email algum pontuando isto. Também não lembro de comentário algum pontuando isto. A única vez que eu me lembre de alguém pontuando isto, é justamente agora no seu comentário.

Creio que alguns votos negativos que você recebe sejam por conta dessa postura

Não, é mais por panelinha nessa comunidade mesmo que fica de marcação em cima de mim sem motivação válida.

Olha esse post: https://www.tabnews.com.br/Silva97/usar-mais-threads-e-mais-lento

Tá -2 mesmo eu podendo provar que a informação nele está correta e sem infrigir o ToS do site. Inclusive, meus comentários no próprio post já provam que ele está tecnicamente correto.

Olha esse: https://www.tabnews.com.br/Silva97/como-encontrar-vulnerabilidades

Recebeu -6 e por muito tempo ficou negativado mesmo tendo um insight de grande valor que me levou anos de experiência para obter.

Olha esse post: https://www.tabnews.com.br/Silva97/nunca-cometa-estes-erros-se-quiser-entrar-em-cybersec

Tá -1 e recebeu -6 até agora. Ele tem um valor muito grande para quem quer entrar na área de cybersec. Inclusive eu postei o mesmo texto em outra comunidade e ele foi bastante elogiado.

E o cerne da mensagem do post é ressaltar a importância da humildade.

Como você justifica esse post ter recebido -6??? Qual termo de uso ele infringe? Como ele poderia ser considerado excessivamente agressivo?

Concordo que há teor crítico no texto, mas o que está sendo criticado é arrogância e a tentativa de enganar pessoas com projetos falsos e vulnerabilidades falsas. De forma alguma isso poderia ser interpretado como agressividade.

Eu gostaria muito de ouvir sua justificativa para esses posts terem sido negativados.


Eu levaria seu feedback mais à sério se não fosse esquisito. O Rebelis foi abertamente agressivo, chamou outro membro da comunidade de "mané", confessou ter sido sarcástico e o problema foi a minha postura de chamar o comentário agressivo dele de "inútil"???

Isso é estranho, você não concorda? E para completar a estranheza, você ainda fez um comentário como se eu recebesse esse tipo de feedback com frequência, o que não é verdade. Também não recebi email algum, só se caiu no SPAM.

Anyway, apesar de ser esquisito eu vou levar o feedback em consideração e tentar me policiar para evitar ser agressivo. Mas eu não podia deixar de apontar as inconsistências no seu comentário, que são muitas.

5

Provavelmente me expressei mal. O que eu quis dizer é que já enviaram e-mail para contato@tabnews.com.br apontando discussões que não evoluíram de forma amigável.

Também não quis dizer que todos votos negativos que você recebe são por causa do tom do conteúdo, e podem existir "panelinhas" (já vi assuntos que possuem "duas vertentes" e uma simplesmente acredita que a outra está errada e o assunto não evolui bem entre essas pessoas).

E não quis dizer que você é sarcástico, isso era apenas parte do trecho dos Termos de Uso. O ponto principal é a ideia de que devemos ter discussões que evoluam o assunto, e não afastem as pessoas. Talvez uma citação melhor para isso seja da publicação inicial do Filipe Deschamps

Nós somos pessoas brutalmente exatas e empáticas, simultaneamente. Sugiro você parar para pensar por alguns minutos como estes dois pontos, quando simultaneamente levados ao máximo, conseguem criar interações extremamente valiosas para quem está participando de uma discussão. Não pode ser só um ponto, nem só o outro... precisam ser os dois ao mesmo tempo.

E o termômetro para entender se isso está sendo aplicado é simples: as pessoas estão se afastando ou se aproximando?

Ou o próprio ponto 1 dos Termos de Uso, que reflete a citação acima, ao invés do ponto 2 que citei no outro comentário.

O usuário do TabNews é uma pessoa brutalmente exata e empática, simultaneamente, onde o termômetro para entender se isso está sendo aplicado é simples: as pessoas estão se afastando ou se aproximando dentro de uma discussão?

Sei que é difícil, afinal, isso envolve pelo menos duas pessoas, por isso agradeço por levar o feedback em consideração.

Também levei em consideração seu ponto sobre os comentaŕios Rebelis, que já estão bastante negativados, e deixei um comentário para ele receber a notificação também.

2

Entendi. Obrigado por esclarecer, eu havia entendido errado o primeiro comentário.

Quando eu faço críticas, o objetivo é ajudar as pessoas. Se não está ajudando, eu tenho que mudar minha abordagem mesmo.

Obrigado pelo feedback.

-2
-1

Cara, sabe oq é pior ? Meu comentário foi irônico. É sério. Não tenho nada contra o Deschamps. Pelo contrário, sou admirador do trabalho dele. E meu comentário nem foi pra desmerecer nem criticar, foi pura zueira.

Mas concordo contigo. NInguém é perfeito, e todos estamos propensos a críticas

3

Rebelis, essa discussão foi intensa e acabou desviando bastante de um dos principais objetivos do TabNews, de que as discussões devem aproximar as pessoas, e não afastar. Citando os Termos de Uso:

O usuário do TabNews é uma pessoa brutalmente exata e empática, simultaneamente, onde o termômetro para entender se isso está sendo aplicado é simples: as pessoas estão se afastando ou se aproximando dentro de uma discussão?

Tem mais sobre isso na publicação inicial do Filipe Deschamps.

Alguns pontos que podem ajudar a evitar uma discussão assim no futuro são: ser mais claro (seu primeiro comentário foi bastante negativado, e aparentemente as pessoas não interpretaram como você esperava) e também menos "agressivo" (é possível fazer uma crítica sem chamar outra pessoa de "mané").

Espero que leve em consideração meu feedback.