Executando verificação de segurança...
4

Desenvolvedores seniores consideram pedir demissão por causa de tecnologias legadas

Em uma pesquisa com 200 desenvolvedores seniores de empresas de médio e grande porte, 86% dos participantes afirmam sentir vergonha da tecnologia com a qual trabalham, sendo que um em cada quatro aponta os sistemas legados como o principal motivo.

Quase metade (47,5%) declara ter considerado pedir demissão no último ano, e 31% dizem ter pensado nisso com frequência no último mês. Além disso, 73% conhecem ao menos um colega que pediu demissão nos últimos 12 meses devido ao estado precário da tecnologia utilizada pela empresa.

Entre os principais incômodos relatados estão a manutenção e correção de bugs em sistemas legados (27,5%), a dificuldade de lidar com pessoas não técnicas que não compreendem as limitações tecnológicas (21,5%) e a ausência de requisitos claros, somada à constante mudança de prioridades (14%).

No que diz respeito às stacks de tecnologia, os problemas mais citados foram a falta de funcionalidades essenciais (51%), dificuldade de manutenção (47%) e baixa compatibilidade com inovações recentes, como a IA (31%). Também foram mencionados o uso de sistemas legados (24,5%), dívida técnica e soluções improvisadas (22,5%) e frameworks ou bibliotecas desatualizados (18%). Apenas 14% dos desenvolvedores disseram não sentir vergonha da stack utilizada.

Quando questionados sobre o impacto disso em sua identidade profissional, 74% afirmam que o efeito é “significativo” e 19,5% dizem que isso os “define”. Apenas 2,5% alegam não se importar.

Por fim, 92% afirmam que só aceitariam continuar trabalhando com a stack atual mediante um aumento salarial de pelo menos 10%. Entre eles, 42% exigiriam reajuste de no mínimo 20%, e 15% pediriam mais de 25%.

Carregando publicação patrocinada...
3

A manchete é um chamariz, porque na verdade é até um item que não é tão importante assim. E acho até que foi um bom resultado. Se você considerar que a maioria das pessoas que possuem título de sênior, na verdade não possuem experiência real e qualitativa para isso, então esta resposta foi até baixa para mim. O sênior de verdade não se preocupa com tecnologias legadas, até porque ele já está bem encaminhado na carreira.

Se a preocupação com o fato dessas tecnologias trazer problema consideráveis e que outras tecnologias modernas poderiam de fato trazer muitos benefícios for o real motivo, então a pessoa não soube responder a pesquisa.

Mas a pergunta também parece que não foi muito bem feita, ou pelo menos a matéria não interpretou corretamente, afinal depois quando fala em perto de 1/4 das pessoas não quererem legados, não estão falando de tecnologias e aparentemente, dos seus próprios sistemas legados, o que eu vou achar um número bem baixo, ainda mais se ele reconhece que fez muita coisa ruim.

Eu temo muito meus sistemas legados, mais ainda o de outras pessoas, mas não de tecnologias legadas (pelo mercado, não tecnologicamente falando). AO mesmo tempo o legado em alguns casos é uma dádiva, porque cada vez mais vejo coisas modernas piores que os legados.

Mesmo que seja só sobre a stack mesmo, precisaria analisar melhor os motivos, só por ser legado não deveria ser um motivo.

Também parece ridículo apenas 10 ou 30% de aumento ser suficiente para a pessoa mudar de ideia e mostra como a pessoa pensa de forma estranha.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).