Executando verificação de segurança...
8

IA pode reduzir produtividade de desenvolvedores experientes, segundo estudo

Um experimento realizado com 16 desenvolvedores experientes analisou o impacto do uso de IA em 246 tarefas reais, todas inseridas em projetos open-source maduros e já familiares aos participantes. As ferramentas utilizadas incluíram o Cursor Pro e o Claude Sonnet 3.7.

Os resultados mostram que, ao utilizar IA, os profissionais passaram menos tempo programando e pesquisando por conta própria, e mais tempo elaborando prompts e aguardando respostas. Cerca de 9% do tempo total foi dedicado à revisão e correção dos códigos sugeridos, que, apesar de geralmente estarem na direção correta, frequentemente apresentavam lacunas importantes.

Antes do estudo, os participantes estimavam que a IA reduziria em 24% o tempo necessário para concluir as tarefas. No entanto, a análise final apontou um aumento de 19% no tempo total de execução. Menos de 44% das sugestões fornecidas pela IA foram efetivamente aproveitadas.

Entre os fatores apontados para a queda de produtividade estão a falta de compreensão de contexto por parte da IA e a complexidade dos repositórios envolvidos. O estudo também observa que, como os participantes já tinham alto nível de familiaridade com os códigos, havia pouco espaço para que a IA agregasse valor de forma significativa.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu não sou a favor q iniciante use, apenas por causa do fator aprendizagem, mas pra pessoas q já tem experiência eu recomendo, pois ao meu ver, agiliza sim se souber como usar.

Pra mim só melhorou bastante naquela parte de digitação. Com uso do auto-complete da IA agilizou bastante meu trabalho. Ele não é perfeito, chuto q uns 80% das recomendações são certeiros.

Sobre gerar código mais complexo no chat, ai já é mais o q está descrito na notícia, pois vai depender mto do código. Código complexo ou páginas inteiras? Esquece. Pelo menos pra mim a experiência não deu tão certo, pois nunca gerava código nos meus padrões e mtas vezes errados ou incompleto. Quanto mais variáveis eras necessários, pior ficava a geração de código. E quanto mais tenta corrigir o código gerado, pior fica, ahahaha. É sempre melhor começar do zero. A única coisa positiva de gerar esses códigos complexos é q de vez em quando ele dava algumas formas diferente do q pensei, então ele ajuda a mudar um pouco sua forma de ver o código.

Hj só utilizo mais para gerar códigos pequenos, tipo, fazer uma coisa específica ali. Ai eu crio os testes de unidade para proteger aquilo de erros. E até tentei gerar testes de unidade, mas em grande maioria são testes bem superficiais ou errados, o q me faz eu msm ter q fazer a maioria dos testes na mão, é mais seguro.

3

Ajuda muito, mas tem hora que atrapalha.

É tipo pair-programming com playboy, começa legal, mas daí o carinha do lado começa a halucinar e contar o que ele fez no findi; tu tem que pular fora pra continuar produtivo.

3