Projeto F-Droid ameaça encerramento caso Google implemente registro obrigatório de desenvolvedores
O projeto F-Droid, que distribui aplicativos de código aberto para Android, poderá ser encerrado caso o Google avance com a exigência de registro de desenvolvedores para instalação de apps, afirma Marc Prud’hommeaux, membro do conselho do projeto.
No mês passado, o Google anunciou que, a partir do próximo ano, dispositivos Android certificados só poderão instalar aplicativos registrados por desenvolvedores verificados, mesmo quando instalados por sideload. A empresa justifica a medida como forma de proteger usuários contra agentes mal-intencionados que disseminam malware e golpes.
O F-Droid adota a política de “nenhuma conta de usuário”, justamente para evitar rastreamento de seus usuários. Prud’hommeaux explica que não é possível obrigar os desenvolvedores a registrar seus aplicativos no Google, nem assumir os identificadores de apps distribuídos pelo F-Droid, pois isso equivaleria a concentrar controle exclusivo sobre a distribuição de software de código aberto
Prud’hommeaux também argumenta que a plataforma é mais segura que a Play Store, pois todos os aplicativos são de código aberto e podem ser auditados publicamente. Ele defende que os usuários têm o direito de executar qualquer software em dispositivos que possuem.
O F-Droid está apelando a reguladores e autoridades de concorrência para que analisem as propostas do Google, além de incentivar desenvolvedores e usuários a pressionarem políticos.