Executando verificação de segurança...
13

Quase 90% dos jogos de Windows funcionam no Linux atualmente, segundo relatório

De acordo com uma análise dos dados mais recentes da plataforma ProtonDB, cerca de 9 em cada 10 jogos desenvolvidos para Windows já rodam no Linux.

Ainda assim, alguns títulos permanecem incompatíveis devido ao uso de sistemas anti-cheat que não oferecem suporte ao sistema operacional, muitas vezes por decisão dos próprios desenvolvedores ou estúdios. Uma possível solução seria o aumento da base de jogadores no Linux, o que poderia pressionar o mercado a corrigir essa limitação, embora esse processo deva levar tempo.

Outro destaque é que o desempenho dos jogos no Linux tende a ser superior ao do Windows em hardwares equivalentes, especialmente em máquinas equipadas com processadores AMD.

Carregando publicação patrocinada...
2

O grande problema na minha visao de cabeça de purungo, é o arroz com feijão mesmo, linux nao tem muitas automacoes, sei que isso é bem visto por usuários avançados, mas pra quem só quer que funcione, certos engasgo do sistema geram muitas dores de cabeça se o usuário nao conhecer bem o ambiente.

Sobre software de terceiros outro ponto que virá um loop, nao tem software porque nao tem usuário, não tem mais adesão de usuario porque nao tem o software. É complicado isso aí.

Eu li num forum ou site nao me lembro, de que as distribuição são diferentes nao so na filosofia e estetica, mas por debaixo dos panos as tecnicas e processos são diferentes, como locais de pastas, diretorios por exemplo, essas divergencia entre as distro geram trabalho redobrado para as empresas terceiras fazer seus apps rodarem em mais de uma distro.

De qualquer forma outro problema/solução? é anti_cheat que nao permite que certos jogos funcionem que vai além de portabilidade, e sim empresas com filosofias mais invasivas mesmo.

Linux vai crescer é inevitável, ele tem apelo de liberdade e mais controle nas mãos dos usuários, mas precisariam padronizar o funcionamento técnico por baixo dos panos para gerar menos atrito.

1
3

Sim, em qualquer distro linux graças ao proton.

O fato de não classificarem como suportados para Linux, é que a maioria desses jogos não são oficialmente suportados, não rodam nativamente. Se você reparar, essa classificação de suporte é dada justamente para os jogos que foram desenvolvidos para determinados OS, como Cod Bo2 que roda nativamente no windows e no macOS, Counter strike roda nativamente no windows e linux, entre outros.

Um grande exemplo de jogo que roda bem no linux via proton, mas que não foi portado para as distros, é o GTA IV, que dizem rodar melhor no linux com proton, do que nativamente no windows, GTA V também roda bem, enfim, vários outros jogos rodam bem usando essa camada de tradução, que é o proton, mas que não foram desenvolvidos nativamente para linux.

1
1
1