Meus 2 cents extendidos,
Refletindo mais um pouco - tem outro aspecto que tua publicacao traz a tona.
Antigamente, o usuario final tinha poucas possibilidades de alterar em lote grandes quantidades de dados de modo nao-supervisionado: para fazer este tipo de alteracao ou era atraves de alguma opcao do sistema (que tinha algum tipo de salvaguarda, como p.ex. permitir alteracoes em campos nao criticos) ou entao pedir para o TI fazer a alteracao (garantindo assim um minimo de analise da tarefa).
Quando a IA comeca a ter acesso a endpoints diretamente, e por consequencia, permitir ao usuario criar suas automacoes que podem afetar dezenas/milhares de dados em uma unica acao - talvez tenhamos de repensar metodologias de ACID/commit/transaction que tambem consideram este tipo de cenario.
Como foi comentado - snapshots poderiam ser um caminho, mas manter a integridade das regras de negocio em situacoes de rollback eh algo bem complicado: afinal, se um cliente recebeu uma notificacao de pedido aceito e faturamento realizado - como lidar com um rollback em algumas das entidades envolvidas ?