Executando verificação de segurança...
2

Meus 2 cents,

Parabens pela ideia e iniciativa - eh sempre desafiador tirar um projeto dos sonhos e dar substancia a ele.

Como ja apontaram outros autores - uma das dificuldades eh a falta de foco especifico, identificar o tal do "cliente ideal" ou ICP.

ICP: Perfil de Cliente Ideal - qual o tipo de cliente que voce gostaria de ter no seu negocio.

ICP ajuda a direcionar marketing, vendas e desenvolvimento do produto.

As vezes nao adianta tua plataforma ter um monte de recursos, se nao tiver aqueles que motivam teu ICP a preferir voce ao concorrente.

Como comentaram, existem diversas plataformas de divulgacao de eventos - e isso nao eh necessariamente ruim - mas voce precisa responder a pergunta: o que faria o cliente preferir minha plataforma a do concorrente ? Se voce disser "preco" (p.ex. taxa menor), entao voce mesmo nao entende seu proprio produto e o tal ICP - e ai nao tem oracao milagrosa que de jeito.

Quer ter sucesso ? O primeiro passo eh descobrir qual o tipo de cliente e porque ele usaria teu recurso.

Uma dica: sabe porque "preco" nao eh um atrativo por si so ? porque ele nao fala do seu produto ou suas qualidades.


Citacoes sobre o assunto (aqui pesquise via gepeto-5 para ficar mais rapido)

Prompt: "Indique autores e citacoes que usem o argumento: "sabe porque "preco" nao eh um atrativo por si so ? porque ele nao fala do seu produto ou suas qualidades."

David Gómez - Em seu keynote “Stop Competing on Price”, ele alerta que “o cliente sempre tem dinheiro; o que ele não sabe é o porquê de dar [esse dinheiro] para você.” Ou seja, preço não é problema, sim a justificativa do valor percebido.

Philip Kotler, e antes dele Peter Drucker - Drucker já dizia que “o propósito de uma empresa é criar e manter um cliente”. Kotler, em linha com essa ideia, ressaltou que marketing deve enfatizar os benefícios atendidos, e não apenas o preço pago.

Joan Magretta (sobre Michael Porter) “Se você está tentando servir os mesmos clientes, atender às mesmas necessidades e vender pelo mesmo preço, então, por definição, você não tem uma estratégia.” Isto reforça a noção de que não basta competir por preço — é preciso oferecer valor diferenciado.

Conceito de “value selling” - Na página sobre Price-based selling, é mencionado que muitos gurus de marketing recomendam a abordagem “sell value, not price” (vender valor, não preço).

Purchasing decisions online are determined by branding, tribe, emotional connection … little to do with price.” Ou seja: valores emocionais, conveniência e conexão importam mais do que preço.


Enfim acho que voce entendeu o problema - invista um tempo tentando definir o tipo de nicho que voce gostaria de atender, verifique os pontos diferenciais do teu produto frente ao concorrentes naquele nicho e ai talvez voce tenha uma chance.

Sobre a questao de diferencial em nicho, tem este video que acho bem interessante (uma agua "rebelde"):

https://www.youtube.com/shorts/XtN-PoINEXA

Se voce quiser aprender mais sobre empreendedorismo, procure o SEBRAE da tua regiao e verifique sobre o EMPRETEC - faz muita diferenca.

Saude e Sucesso !

Carregando publicação patrocinada...