Mais cents e cents,
DEVs que querem desenvolver SaaS, o comentario acima eh de um empreendedor que esta dando certo (e sem se fazer de "influencer") e eh ouro ! Facam print, leiam e releiam quando resolverem criar seus projetos !!!
Sobre o jargao (para quem esta acompanhando a discussao):
Churn: a taxa de cancelamento - seja porque ele nao viu valor na tua solucao ou achou outra que agradou mais (por preco ou suporte)
ICP: Perfil de Cliente Ideal - qual o tipo de cliente que voce gostaria de ter no seu negocio
LTV: Valor do Tempo de Vida do Cliente - quanto o cliente gera (ou deveria gerar) de receita ao longo do tempo. Anda de maos dadas com o churn.
Tudo junto:
-
Um bom ICP ajuda a atrair clientes com maior probabilidade de terem um LTV alto e menor probabilidade de churn. ICP ajuda a direcionar marketing, vendas e desenvolvimento do produto.
-
O churn impacta negativamente o LTV, enquanto um ICP bem definido pode aumenta-lo. Um churn alto indica que teu produto capta clientes, mas eles nao gostaram de algo: pode ser preco, suporte ou falta de funcionalidades. De qualquer forma, tem de investigar, senao teu projeto esta morto.