Executando verificação de segurança...
8

Meus 2 cents,

Um processo que pode ser disruptivo em breve eh o DREX e algum sistema que possa juntar isso ao uso de moedas sociais.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-registrou-r-1-bilhao-em-transacoes-com-moedas-sociais-em-2024/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Drex

Explico: moedas sociais sao aquelas usadas por uma comunidade e que tem objetivo especifico de estimular a economia local (e precisam ter lastro em moeda corrente - REAL)

Agora, se existir uma serie de app (apis como temos para o PIX) que permitam o uso direto destas moedas sociais e ao mesmo tempo uma exchange que permita sua conversao em moeda fiduciaria (DREX/real) - podem ser criados estimulos ao mesmo tempo para:

(a) ampliar a criacao de moedas sociais
(b) facilitar o intercambio entre as diversas comunidades que as utilizam

Mas porque manter a moeda social ? Um dos objetivos eh justamente dar visibilidade a aquele comunidade - juntando isso com a "pegada" digital, existe um potencial de marketing interessante.

Enfim - eh algo complexo que envolve nao apenas codigo, mas uma forma de (re)pensar em fintech. Alem disso, este modelo (se estabilizado) poderia ser exportado para outros paises em desenvolvimento, com a tecnologia ja funcional e testada.

Carregando publicação patrocinada...
3

Só complementando esse comentário, para quem tiver interesse sobre o assunto de moedas sociais, deem uma pesquisada por "moeda social aratu".

Vcs irão ver mais um caso q até agora é um caso de sucesso q está acontecendo na cidade de Indiaroba. Mas claro q pra isso existe toda uma estrutura por trás, regras estabelecidas e principalmente aceitação entre os locais.

2

Dúvida real. No geral o pessoal de cripto n opta por estas moedas justamente para fugirei do lastro de moedas governamentais? Ter uma criptomoeda com lastro em Real (moeda fraca, governo instável) n seria quase sempre inferior ao Bitcoin?

2

Meus 2 cents extendidos,

A ideia aqui nao eh "fugir do real", mas abraca-lo em sua versao digital - como stablecoin.

Cryptos volateis (como bitcoin) pode ser interessantes como investimento (mas muito arriscadas).

Ja as stablecoins nao tem como objetivo direto o investimento em si (elas nao flutuam de valor - ou pelo menos nao deveriam) - mas permitir a migracao para um formato totalmente digital.

Formatos digitais permitem criar outros tipos de negociacao, ampliando o papel das fintechs e eventualmente (dependendo da forma como o DREX for implementado ao grande publico) ate mesmo de forma independente - sem precisar de bancos (ou exchanges, ou fintechs...) - tudo isso sem o risco de flutuacoes de valor como no caso dos bitcoins.

1

contribuindo com meus 2 cents kkk.
eu idealizei algo similar, mas preciso reajustar, pois estou sem o devido tempo.
algo como um sistema de troca de créditos o que não seria lastreado em moeda corrente, mas poderia ser usado como moeda social para troca de créditos por serviços, e pensando em uma forma de armazenamento offline, atualmente estou pensando em uma forma segura de manter isso em cartão nfc e transferi para o celular, e ter esse mecanismo.
https://offcoin.com.br/

1

Meus 2 cents extendidos,

Eh bem por ai - so acho que uma moeda social tem a vantagem de ser reconhecida oficialmente e tem lastro fiduciario, o que evita oscilacoes de valor (pensando/comparando com uma moeda totalmente offgrid como voce propos).

Sobre NFC, eh um processo complexo - o algoritmo tem de ser bem feito para evitar dor de cabeca (vide cartao BOM/Unico em SP - que teve alguns problemas com recarga fake).

1

Isso é interessante, sei de algumas cidades na Europa onde os lojistas inclusive aceitam bitcoins como forma de pagamento, então fazendo algo similar é possível.

1