Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
4

Meus 2 cents,

Obrigado por compartilhar !

A questao da privacidade sempre precisa de novos pontos de vista - como a tecnologia avanca rapido, o estudo eh importante.

  1. Quanto a stack - boa escolha, mas para agregar mais pessoas usando/testando o projeto uma ideia eh construir tambem em typescrypt (p.ex. node, react, etc)

2-3. Olhando por alto nao identifiquei nada, tem de dar uma estudada. Nao eh sobre fragilidade, mas a questao de relay e interligacao entre contatos de redes distantes eh um ponto complexo. A ideia de usar ligado na rede TOR (ainda que opcional) eh uma boa sacada.

  1. Necessidade: sempre eh util, nem que seja para aprendizado. Entretanto existem algumas versoes de algorithmos semelhantes (como o citado signal). Recentemente publiquei algo sobre o assunto (Nostr e Secure Scuttlebutt-SSB):

https://www.tabnews.com.br/Oletros/nostr-e-ssb-alternativas-descentralizadas-para-redes-sociais

Parabens pela iniciativa - e continue publicando sobre o avanco do projeto.

Saude e Sucesso !

Carregando publicação patrocinada...
1

Agradeço demais pelos seus 2 cents, que na verdade valem muito! Obrigado por compartilhar e pelo feedback técnico.

Fico feliz que você tenha gostado da escolha da stack e da integração com o Tor. Concordo 100% que a questão dos relays e da conexão entre redes distantes é um dos maiores desafios de qualquer sistema P2P, e é algo que precisa de muito cuidado no design.

E você está totalmente correto sobre a questão da linguagem. A minha escolha por Go (e futuramente Rust para uma GUI) é apenas para criar as implementações de referência. Mas como o RIPP é (ou melhor, será) um protocolo, ele é agnóstico à linguagem.

Uma vez que a especificação (o RFC) esteja madura, qualquer pessoa poderia construir um cliente interoperável em TypeScript, Python, C# ou qualquer outra linguagem. Sua sugestão sobre TypeScript para ampliar o ecossistema é ótima e é exatamente o que um protocolo aberto permite.

Ah, e obrigado pela referência ao Nostr e ao SSB! Já estou adicionando os dois à minha lista de leitura para estudar a fundo. Entender como eles resolvem problemas semelhantes será fundamental para refinar a proposta do RIPP e articular melhor seus diferenciais.

Obrigado pela iniciativa de compartilhar o link e por me incentivar a postar os avanços. Com certeza o farei!

Desejo muito sucesso para você, amigo!