Executando verificação de segurança...
4

Meus 2 cents,

Minha resposta eh tipo happy hour na sexta, num pe-sujo, mesa e cadeira de lata, algumas geladas vazias, uma pela metade e copo ensebado pela gordura da porcao de linguica com cebola que esta acompanhando o papo. Nao eh cientifica ou com embasamento, no maximo uma reflexao - beleza ?

Existe espaco para engenheiro de software raiz ? Sim, existe - mas como voce mesmo colocou no texto, se nao participou de programas de iniciacao cientifica, pesquisa - ja complicou um bocado pois uma das oportunidades de networking e eventualmente fazer um projeto com o tipo de empresa que usaria tua mao de obra foi pro saco.

O outro ponto, que eh fazer a maior quantidade de estagios possiveis - remunerados ou nao - tambem foi pro saco.

OK, entendo tua situacao e sou solidario a ela, precisar se sustentar enquanto faz facu eh foda - ponto final.

E agora ?

E agora voce fez o que qualquer um faria na mesma situacao - se virou nos trinta e seguiu carreira. Parabens por ter conseguido (o que nao faltam aqui no TABNEWS sao relatos de pessoas que infelizmente ficaram pelo meio do caminho e estao buscando uma saida).

Da para voltar para a area de engenharia ? Claro que da - hoje voce esta mais maduro, com mais experiencia (e malicia) e somou conhecimento.

Esta fazendo pos - o que eh um diferencial legal.

Mas na pratica - onde buscar as oportunidades ?

O google continua sendo teu amigo - procurar empresas que tenham o perfil que voce precisa, ficar de olhos em congressos, eventos - qualquer local (como linkedin e github) onde empresas que facam algo com IoT possam publicar conteudo.

E entrar em contato com estas empresas - quer tenham vaga aberta ou nao. Antes de entrar em contato, estude um pouco a empresa, procure saber o nome do "cara" que eh gerente/supervisor tecnico (as vezes founder mesmo) e entre em contato com ele.

Diga que voce gostou do perfil da empresa e gostaria de conhecer mais e quem sabe, ter uma oportunidade.

Voce vai entrar em contato com 50, 100 empresas - e vai levar um monte de "nao", mas eh assim que funciona. Se voce conseguir abertura em 10, pode ser que destas 2-3 tenham uma "vaga" na publicada/ainda nem aberta.

Eh isso - so que prepare teu ego/espirito para receber muitas portas na cara. Se possivel nao ataque as mais desejadas primeiro - aprenda/treine primeiro com empresas nao tao almejadas para se acostumar sobre o que falar, o que nao falar, como nao gagejar e como se apresentar. Leva tempo.

Mas eh isso.

Conheco diversos DEVs (eu incluso) que tivemos passagens por diversas empresas e diversas areas. De DEV raiz (com Delphi) a trabalhos com infra (Linux) e cyber - entre um monte de outras coisas. Faz parte.

Continue postando tua jornada - tem um monte de gente que gostaria de saber como voce esta seguindo.

Saude e Sucesso !

Carregando publicação patrocinada...
3

Valeu pelo comentário. Gosto desse tipo de resposta mais “pé no chão” porque ela traz a realidade sem rodeios.

E você tocou em dois pontos que pesam muito:

  • sem iniciação científica ou pesquisa, a porta para áreas mais profundas da engenharia praticamente não abre;
  • sem tempo para estágios (ainda mais os não remunerados), o networking que faria diferença lá na frente simplesmente não acontece.

No meu caso, foi exatamente isso. Eu precisava me sustentar e acabei priorizando o que era possível naquele momento. A consequência é que o caminho da engenharia ficou mais distante e a transição para dev virou quase automática.

Achei interessante o que você falou sobre voltar depois de mais maduro. Faz sentido. Hoje eu tenho mais domínio de muita coisa, mais experiência e muito mais "cabeça" para tentar construir uma ponte de volta. A pós tem até me ajudado em alguns aspectos referentes a isto.

Nunca segui esse caminho de contatar diretamente as empresas da área. Talvez eu devesse ter tentado antes, mas ainda dá pra experimentar e ver se surge alguma oportunidade.

Obrigado pela perspectiva. Vou seguindo no meu ritmo e compartilhando quando possível, seja aproveitando as oportunidades que surgirem ou tentando desenvolver as minhas próprias quando fizer sentido.

1

Fico contente se o conteudo de ajudou de alguma forma

Se quiser conversar mais - estamos por ai.

Renovando meus votos de Saude e Sucesso !