Executando verificação de segurança...
6

Rapaz... vou tentar te dar uma resposta diferente do que já foi dito, concordo 1000% com o que foi dito, mas recomendaria outro caminho a parte de projetos pessoais, e digo o motivo.
Quando estamos assim (e estive assim com bastante frequência e desisti da programação mesmo sendo a maior paixão da minha vida mais vezes do que posso contar) simplesmente não tem projeto pessoal que resolva, a confiança está sobre nós no geral, não confiamos não é só sobre se conseguimos ou não fazer, ou se está funcionando, mas sobre a qualidade, se todos fazem assim também ou se escolhemos o pior jeito de se fazer algo (bobeira né? Mas é isso que passa pela mente mesmo), se não confiamos em nosso código/capacidade, quem dirá na nossa capacidade de desenvolver um produto próprio qualquer.
Atualmente, trabalho como Dev Pleno, desenvolvendo projetos muitas vezes sozinho na empresa pra todas as plataformas: Web, Mobile, Desktop, Totens de senha, Cabine de autoatendimento, e por último agora, trabalhando em um interfaceador de máquinas de exames laboratoriais.
E eu nunca teria me candidatado para trabalhar como dev, tanto que iniciei como Ui/Ux, e o que me ajudou pra caramba, foi pegar tasks muito pequenas da empresa, logo devido a demanda comecei a pegar para o horário dentro da empresa, ainda passei meio que uma semana nas duas funções, até meu gestor chegar e me questionar, - Cara, por que tu não se candidatou para dev mesmo? Por que pra mim é nítido que tu gosta 1000x mais do que design, e aquilo foi um choque, um chamado mesmo sabe, um ou dois dias depois, decidiram me deixar somente como dev, e foi a melhor coisa da minha vida, até então eu não dominava nem 70% do que domino agora, mas já fazia muita coisa que já atendia muito a empresa, e esse comecinho me fez acordar e recuperar todo o tempo que eu havia perdido por ter desistido tantas vezes de mim mesmo, e o plot twist, isso não completou nem 1 ano ainda dessa reviravolta.
Então, o que me ajudou? Projetos de verdade, projetos complexos que exploravam necessidades de stacks que eu nem conhecia ou não dominava ainda, nunca fugi delas, aplicativo, agora estou finalizando um ambiente de multifunção médica para atendimento por telemedicina, com uma agenda médica que está uma lindeza, ambiente de atendimento mais lindo/funcional ainda, e vejo ainda o quão longe quero chegar e preciso melhorar, e vamos ao ponto final, na época eu trabalhava cerca de 16h/dia e as vezes mais, isso por que eu tinha/tenho uma gráfica em casa que faturava muito bem, mas me consumia uma saúde desgramada, muitas vezes dormia 2h ou 3h pra ter que acordar 6h pra conseguir finalizar os serviços, cheguei a ter faturamento de 12mil à máxima de 15mil, mas isso custa muito caro, não tenho filhos ainda, mas tenho esposa a quem zelo tal qual, ainda conseguia levar pq justamente como você disse: minha família, mas não estava cuidando de outra parte essencial dessa família, a companhia era quando ela estava comigo só me vendo enquanto eu fazia os serviços, ela cansada do trabalho também como professora, corri muito pra dizer que ela podia parar de passar por tanta humilhação, se fosse para começar novamente hoje como eu estava antes? Eu procuraria cases reais daqui da cidade mesmo, tem festa? Bora fazer um ambiente de ingresso, tem atendimento? Bora fazer uma agendinha estilo google pra você acompanhar seus atendimentos, fazem entrega intermunicipais? Olha essa proposta, vamos fazer? Alguns faria gratuitamente mesmo, outros faria cobrando como esse de logística de entregas, antes do trabalho, uma coisa que eu tinha começado a fazeer, mas que não cheguei a esperar pra ver se ia dar resultado foi o seguinte, procurava site de comércios locais, não me preocupava ainda com os que não tinha pq aí teria uma camada a mais que seria argumentar pro comerciante dos porquês de se ter um site, e sim nos que já tinham, mas tinham um muito ruim, exemplo? Imobiliárias e Provedores de internet, muitos tem sites péssimos, e pagaram entre R 2.500 (provedor simples) à R 7.000 (da imobiliária) pelo serviço, eu fazia a prototipagem e tentava achar alguma porta, janela, goteira qualquer coisa que me desse contato na empresa, e oferecia o serviço pra desenvolver o site, pq eu não tinha portfólio nem sites rodando, então o protótipo era foda pq já levava a proposta customizada do cliente.
E por último, sei que tá longo, mas é de coração kkkkkk, na faculdade como você disse, nada muito profundo em muitos assuntos, mesmo já tendo visto tantos assuntos como POO e outros fundamentos da programação, eu diria tranquilamente para sair para uma esfera a mais, que seria fundamentos da computação, em termos práticos não te dará muito em termos de linguagem espeecífica de programação, mas te dará uma senioridade que estudando ferramentas nunca dará, como primeira sugeestão deixo meu post sobre números binários de um jeito que você nunca viu:
https://www.tabnews.com.br/Onerb/decifrando-o-codigo-o-poder-por-tras-do-binarios
Esse post é minha tentativa de fazer uma sequência de publicações até chegar de fato na programação, e dominar não só como faz, mas o por que faz, como acontece, e como chegamos até aqui dão outra perspecetiva sobre o que estamos fazendo.
É isso, um enorme abraço, e te falando como alguém que já desistiu tantas vezes, não faça isso, eu teria sido a pessoa mais infeliz do mundo se não tivesse desistido de desistir, pq embora sem programar, a paixão e angústia de saber que era aquilo que eu queria pra vida me consumiam.

Recomendações:

  • curso.dev - Deschamps
  • Rocketseat (recupera muito rápido um tempo que perdemos)
    E o restante, tem material demaaaais gratuitamente, só aproveita essa jornada, quando as incertezas sumirem, te garanto, tudo vai parecer muito pequenoe e vai se perguntar por que não fez isso antes.
Carregando publicação patrocinada...
2

É cara, vc entendeu.
No momento estou trabalhando como auxiliar técnico, cuidando dos BI's do departamento.
Tenho tentado fazer o meu melhor, mas a frustração tem me tomado muitas vezes.
Gente, não quero parecer uma vítima aqui, só quero conversar mesmo. E como muitos devem saber, falar sobre isso com a pessoas que ama é dificil pois, não queremos que se preocupem com a gente. Queremos levar a solução e não ser o motivo da preocupação.
Estou longe de estar feliz, mas continuo firme.
Como dev, quero aprender a base verdadeira, ter ela solidificada para poder desenvolver ideias e solucionar problemas.
Obg pelo texto e tempo.