Humm, bom, o q posso falar sobre portfolio.
Para mim um portfolio bom é aquele q vc consegue demonstrar o q vc gosta e tbm q vc entende o q vc está fazendo. Tipo, vc deve ter criados joguinhos. Pega aquele q vc acha o melhor q já vez, dá umas polidas nele com seu conhecimento atual, e documente bem. Coloque um resumo sobre o jogo, coloque o q vc fez, o q vc usou, como ele é estruturado. Se possível coloque online pras pessoas testarem (pois isso demonstra q vc sabe tbm sobre infra.
E não precisa ser todos projetos de uma mesma tecnologia, mas infelizmente terá q ter projetos mais destacados baseados no q vc procura como emprego inicial. Por exemplo, vc está querendo empregos em java web, pode ter pelo menos 2 projetos legais q estejam bem documentados de java web. Claro q não coloque projetos como TODO list... terá q sair do padrão ao escolher algo. Uma coisa q sempre recomendo é ter um projeto para ser o site do seu portfólio (por mais q isso seja comum e todos façam), e um outro mais sofisticado q vc achar interessante em fazer. O post q fiz ele mostra como aprender coisas pequenas e com essas coisas pequenas vc conseguirá ter ideias para construir algo grande. Se vc não tem ambientação em algo, é difícil vc ter uma ideia boa do q fazer. Claro q tem gente q tem um monte de ideias de projetos, mas de q ainda ter ideias de não sabe nem como funciona por trás? Por isso eu tento fazer o contrário, aprenda coisas pequenas, e crescendo esse repertório, qndo vier uma ideia, vc sabe q é viável, vc sabe polir, vc sabe se pode dar certo.
Tipo, será que eu posto no LinkedIn algo que estou aprendendo agora, mesmo que seja algo que vá contra a multidão da tech? Será que eu faço um vídeo no youtube sobre programação mesmo que seja algo simplório e eu tenha uma certa dificuldade para falar? São dúvidas assim. Mas, considerando o que você falou, quem não se arrisca não petisca, então mesmo que seja algo que eu considere bobo e desinteressante, eu preciso tentar.
Olha, acho q vc msm já achou sua resposta, mas eu diria q sim, se vc tiver interesse em fazer isso. Eu por exemplo, decidi me focar no meu portfólio, mas tbm no meu app principal q usei para meu portfólio. Ele era um projeto antigo de app q tentei no passado com Xamarin e não tinha dado certo. Mas na época em voltei pra programação, eu decidi entrar na area mobile, então peguei esse projeto, eu poli ele, deixando mais simplificado, usei o q aprendi dos erros q cometi e tbm dos conhecimentos bons q obtive dos algoritmos q usei no projeto em Xamarin, e apliquei nesse app q foi feito em Flutter. E eu coloquei na play store para as pessoas verem funcionando. E ele não tem nada haver com a temática do meu trampo, q aqui o pessoal mexe mto com software da area médica, e meu app era pra ensinar hiragana/katakana. O CTO e o dev q hj trabalho com eles lado a lado (msm q eles sejam mais pro backend), gostaram do q fiz com meu portfólio, pois isso fez os olhos deles brilharem por ser algo q eles precisavam, de alguém q fosse responsável do inicio ao fim dos projetos mobile. Por isso falo de um boa documentação, pra eles entenderem o q vc pensa e como vc pensa. Então assim, começa a olhar projetos no github, de preferência inicie buscando pelos projetos mais parecidos com a tecnologia q vc usa. Mas tbm dá pra ver de outros. Tem mtos opensource q tem documentações legais. Terá q dar uma garimpada por lá.
Outro exemplo, sobre a parte de vídeos, tem um cara q postou aqui (pior q não lembro mais do post, só lembro q li sobre o q ele escreveu), o cara ele fazia vídeos sobre um SaaS q ele estava desenvolvendo. Deu certo financeiramente, e depois de um tempo, uma empresa viu e gostou do q ele fez e ele na época falou q foi contratado para fazer essa parte mais relacionada a vídeos com desenvolvimento da empresa. Por isso digo q é uma forma de se expor. Mas na minha experiência, só recomendo isso se vc gostar de editar vídeos. Pq editar leva um tempo, e tem q aprender a mexer com softwares de edição. Se vc não tem vontade, esqueça, ahahah. Pra fazer um vídeo mal editado, é melhor nem postar. A não ser q vc queira fazer um vlog, mas requer paciencia, kkkkk. E tbm duvido q chame atenção. Pra entrar nesse cenário de youtube, tbm precisa aprender a lidar com os algoritmos do youtube, pq senão será um monte de vídeos lá perdido no limbo do youtube.
Sobre procurar emprego, tem alguma sugestão de servidor? Eu já participei de um server que o pessoal publicava vagas, e em outro server, no do framework Tauri, eu sei que tem bastante gente contratando para trabalhar com o framework, vou dar uma olhada nisso.
HUmm, não sei se é viável, pois só estou em grupos de Flutter e Godot, ahahahah. São as tecnologias q uso aqui pro meu trabalho e projeto pessoal. Mas deixarei os q tenho aqui pra vc ver como são.
Flutter
https://discord.com/invite/flutterando-509072164666867753
https://discord.com/invite/rflutterdev
https://discord.com/invite/3bXwsqJMA3
Godot
https://discord.gg/ZRj6HMkmaE
https://discord.com/invite/zH7NUgz
https://discord.com/invite/EfYZBv5g4n
Lembrei agora q tem vagas pelo github tbm. Eu não vou lembrar do link q eu acessava, mas dando uma googlada achei esse daqui q ali tem pra outros: https://github.com/backend-br/vagas
Eu moro em uma cidadezinha de Minas, Araxá, não costuma ter muita coisa aqui para ser sincero. Tem algumas empresas grandes, não voltadas para tecnologia mas que possuem áreas de TI, mas sempre fico com um pé atrás com empresas muito grandes, sei que elas oferecem certa estabilidade mas também não veem os trabalhadores como pessoas mas sim como operários, e isso me incomoda um pouco.
Até onde reparei sobre as empresas q não são puramente TI, isso acontece msm. Pena q não tem como fugir disso. Mas uma coisa q vc pode pensar é q isso será algo temporário. Vc não precisa pensar em criar uma carreira estável nelas, o q vc precisa é ter seu primeiro trabalho. Qndo vc tem o primeiro trabalho, é mais fácil ter o segundo, pois vc começa a entender melhor como funciona o mercado qndo vc está dentro dele. Então é uma alternativa arriscar por ai msm.
(off-topic) Eita, eu passei por sua cidade qndo estava indo para a Serra da Canastra de carro. Eu era nomade digital na época e a serra da canastra era o penúltimo ponto da viagem e parei na sua cidade para abastecer e pegar a estrada até o norte da serra da canastra.