Executando verificação de segurança...
5

O que fazer nesse momento?

Olá comunidade!

Venho nesse post para pedir uma ajuda. Eu não quero parecer nenhum mendigo, mas apenas dicas de como lidar com isso corretamente. Recentemente eu cheguei nos meus 20 anos e me sinto completamente perdido com relação a área de tecnologia. Estudo programação e desenvolvimento de software, tanto web quanto desktop e até de jogos desde os meus 13/14 anos de idade. Já estudei muita coisa, desde o funcionamento do sistema operacional até os diferentes design patterns que são aplicados na Web e desktop.

Quando eu atingi meus 18 anos, mesmo sabendo que eu poderia fazer isso antes, eu iniciei um curso na área de programação, oferecido pelo Senai e o trilhas do futuro. Era um curso para desenvolvimento web, boa parte das informações eu já sabia, mas me ajudou a ver um pouco do lado profissional do trabalho com TI, como a comunicação, que eu não tinha visto quase nada sobre, e algumas metodologias de trabalho.

Com isso, um ano e meio se passou e meu curso terminou, e eu fiquei com aquela sensação de abandono. Eu não era o melhor e mais aplicado dos alunos, mas no final das contas, não tivemos quase nenhuma oportunidade de entrar para dentro de uma empresa. Nosso professor de pouco serviu para ajudar nisso. Tinha muitos alunos que não seguiriam a área, mas eu e mais 4 outros alunos estávamos ansiosos e determinados para trabalhar com TI para internet e só um colega nosso realmente conseguiu ingressar na área depois do fim do curso.

E assim chega nos dias de hoje. Eu fico um pouco perdido com o Linkedin e as vezes um pouco triste porque infelizmente eu já ouvi sobre os relatos LinkeDisney e como é meio fantasioso. Estou sem ideias de projeto para o Github e me sinto desmotivado com IA, embora eu sei que é o assunto do momento. Alguns amigos me chamaram para alguns projetos mas nenhum teve andamento já faz alguns meses. O que fazer? Como conseguir emprego nessa área? Ou como vender algo para ganhar uns trocados? Qualquer sugestão, já agradeço.

Carregando publicação patrocinada...
6

Cara, a vida não é fácil e está longe de ser uma disney. Infelizmente é difícil vc achar alguém pra te dar uma oportunidade facil, então esse sentimento de "abandono" será sempre em sua vida se vc tiver mentalidade passiva. A mentalidade passiva é mais no sentido q vc espera os outros agirem ao invés de vc tomar a iniciativa pra correr atrás das coisas e fazer acontecer. E isso é normal pra grande parte da população, afinal a maior parte do sistema educacional, somos educados a ser empregados e não empreendedores.

Então assim, primeiro q não se culpe, isso só irá te corroer se continuar pensando dessa maneira. Mas isso não significa q vc irá resolver seu problema, pois seu real problema é se tornar uma pessoa ativa.

Primeiro, como vc está iniciando no mercado e não tem mta noção das coisas, foca em buscar um emprego. É difícil, ainda mais nesse tempo atual, q está difícil para iniciantes entrarem no mercado. Mas se vc não persistir, ai q não vai conseguir msm.

Lembre, é vc qm constrói sua carreira, não as empresas ou qqr um. Então é vc q tem q aprender a levantar a bunda da cadeira e começar a sair caçando pelas oportunidades. São raras as oportunidades q aparecem pra vc, e pra q isso aconteça, vc tem q saber se expor, afinal a lógica é clara, se vc vive com um curriculo igual dos outros, a chance de alguem selecionar qqr um é de acordo com a qte de pessoas com msm curriculo. Portanto vc precisa aprender a se destacar, precisa achar formas pra se destacar. E não adianta mentir escrevendo um currículo inflado e não conseguir demonstrar isso na hora da entrevista ou até msm emprego, por isso eu sempre recomendo focar no portfólio, pois isso é um meio de comprovar da sua capacidade técnica. Dá pra fazer isso por vídeos (isso se gostar de editar vídeos), por fazer projetos reais, ou até começar a participar de eventos presenciais.

Sobre a IA, minha recomendação atual sobre o assunto, é q esqueça esse mimimi de perder emprego e tals. Isso só vai acontecer pra qm não aprende a usar ele como ferramenta. Para iniciantes é complicado, pois a IA ela tira a capacidade da pessoa pensar sobre o q está fazendo e se não tem domínio sobre o assunto, ela simplesmente aceita qqr coisa q vier. Mas pra um pleno ou senior é ótimo, pois qndo ele já está imerso no assunto, ele tem a capacidade de ver se o q a IA está gerando é algo ok ou ruim.
E tem tbm a parte q vc não precisa apenas usar a IA para gerar código, vc pode usar IA como produto. Eu ainda estou iniciando um pouco sobre o assunto, mas se tiver interesse dá uma olhada em Prompt Engineering. Só vai com cautela q é algo novo na nossa area.

Sobre procurar emprego, tu pode ir além do linkedin. Continua aplicando nesses sites de vagas, mas tbm procure em grupos de Discord. Pelo menos nos grupos q entrei da minha area, sempre tem uma sessão de vagas no grupo. Então procure pela tecnologia q vc está almejando iniciar sua carreira e entre nesses grupos.

Tbm dá pra vc entrar direto nas empresas, esse é mais cansativo, mas é uma alternativa. Tem empresas q normalmente tem sua area de vagas por lá. Dá uma olhada. Como referencia, entra na nubank e veja como eles fazem. Ai começa a replicar pra outras empresas q vc acha q pode ser legal trampar.

Ah, outra coisa q pode afetar é sua localidade. Não sei onde vc mora, mas se vc mora num local onde tem poucas empresas de TI, cogite q vc terá q mudar de cidade. Não q vc terá q mudar, mas é uma alternativa. Hj em dia é raro achar uma vaga de trabalho remoto para iniciantes, até pq as pessoas querem treinar o iniciante para q eles mantenham na empresa. Portanto se não tem vagas, vc terá q trabalhar presencial, e as maiores oportunidades normalmente ficam em cidades grandes ou cidades com grandes polos tecnológicos. Dá uma pesquisada nisso.

Eu não gosto de recomendar, mas uma alternativa é vc fazer um produto. Esse de longe é o q gosto de recomendar, pois vender um produto não é fácil, pois tem q aprender a lidar com pessoas e empreendedorismo. As pessoas vivem nessa ilusão q SaaS e micro SaaS é facil ganhar dinheiro, mas está de longe correto. Fazer o software sim é fácil, mas adquirir clientes não é. Portanto se for pra isso, estude bte como fazer isso, pois de cada pessoa q tem sucesso, tem centenas-milhares q falharam. Por isso eu ainda recomendo iniciante começar buscando por uma empresa, até pq ela pode entender mais como funciona a dinamica do mercado com o tempo.

Mas nao significa q vc nao possa arriscar a fazer algo. Um bom portfolio é aquele q vc sai da mesmice dos outros. Entao infelizmente vc precisa ter um padrao do mercado, mas precisa pensar em ter ideias boas.
Para isso (eu ainda vou atualizar ele), vc pode ver esse post meu de uma maneira de estudar e melhorar seu conhecimento, e como extra, vc pode construir um portfolio mais robusto. Só lembre q qualidade é melhor q quantidade. Portanto não saia socando qqr projeto no seu portfolio, selecione bem para o q vc quer iniciar sua carreira, pois projetos q fazem os olhos da pessoa brilhar é melhor do q um monte de projetos simples.
Eu por exemplo, consegui meu trampo com 1 app (tinha outros menores). E esse projeto chamou mto a atenção, pois ele era um app completo onde tinha uma complexidade razoavel e tbm eu documentei ele. Então comece a aprender mais sobre o assunto de como criar projetos, ou até se basear nos q existem open source (olhe o github). Dá uma olhada como eles documentam, como é organizado e tals.

Bom, escrevi bte, ahahah. To tentando resumir, mas sempre sai textão.

Boa sorte ai no q decidir e persista. O mundo não é fácil, mas não signifique q seja impossível de viver do jeito q deseja nela.

1

Gostei muito do seu comentário e dos incentivos! É uma baita documentação de "como arranjar um emprego" kkkkk mas sério, achei muito legal. Como eu disse, eu estudo programação desde os meus 13/14 anos, basicamente início da pandemia. Comecei estudando Python e depois me expandi. Sempre gostei muito de aprender programação para poder criar meus projetos pessoais, por hobby, e infelizmente não construí um portfólio desde essa época kkkkk mas aprendi muitas coisas, Python e OOP, design patterns, Rust, JavaScript e React, agora a pouco estou aprendendo programação de baixo nível usando C, Assembly x86 e etc.

O meu problema em ser passivo é mais uma confusão do que um problema. Assim, vou ser honesto com você e comigo mesmo, eu tenho um pouco de preguiça e muitas vezes sou criticado por conta desse ponto, mas quero e vou fazer o possível para melhorar nisso. Mas digo confusão porque parece que são tantas redes sociais que você precisa alimentar para criar um "portfólio" de si mesmo que isso me deixou um pouco sobrecarregado e sem direção. Tipo, será que eu posto no LinkedIn algo que estou aprendendo agora, mesmo que seja algo que vá contra a multidão da tech? Será que eu faço um vídeo no youtube sobre programação mesmo que seja algo simplório e eu tenha uma certa dificuldade para falar? São dúvidas assim. Mas, considerando o que você falou, quem não se arrisca não petisca, então mesmo que seja algo que eu considere bobo e desinteressante, eu preciso tentar.

Eu dei uma estudada sobre prompt engineering e até sobre aplicação da IA em projetos. Ao mesmo tempo que acho que tem bastante usos, eu coloco em cheque o que estamos vendo de empresas tendo prejuízos gigantescos com IA. Eu acho que o principal problema é que a IA não é uma solução absoluta, então se você trabalhar com ela como uma solução absoluta, você prejudica seu projeto.

Sobre procurar emprego, tem alguma sugestão de servidor? Eu já participei de um server que o pessoal publicava vagas, e em outro server, no do framework Tauri, eu sei que tem bastante gente contratando para trabalhar com o framework, vou dar uma olhada nisso. Eu moro em uma cidadezinha de Minas, Araxá, não costuma ter muita coisa aqui para ser sincero. Tem algumas empresas grandes, não voltadas para tecnologia mas que possuem áreas de TI, mas sempre fico com um pé atrás com empresas muito grandes, sei que elas oferecem certa estabilidade mas também não veem os trabalhadores como pessoas mas sim como operários, e isso me incomoda um pouco.

Mas sério mesmo, valeu pelas dicas, vou começar a dar um jeito na minha vida e vou adicionar seu post na minha lista de leitura para dar uma olhada melhor depois! É nós @tuboi!

2

Humm, bom, o q posso falar sobre portfolio.

Para mim um portfolio bom é aquele q vc consegue demonstrar o q vc gosta e tbm q vc entende o q vc está fazendo. Tipo, vc deve ter criados joguinhos. Pega aquele q vc acha o melhor q já vez, dá umas polidas nele com seu conhecimento atual, e documente bem. Coloque um resumo sobre o jogo, coloque o q vc fez, o q vc usou, como ele é estruturado. Se possível coloque online pras pessoas testarem (pois isso demonstra q vc sabe tbm sobre infra.
E não precisa ser todos projetos de uma mesma tecnologia, mas infelizmente terá q ter projetos mais destacados baseados no q vc procura como emprego inicial. Por exemplo, vc está querendo empregos em java web, pode ter pelo menos 2 projetos legais q estejam bem documentados de java web. Claro q não coloque projetos como TODO list... terá q sair do padrão ao escolher algo. Uma coisa q sempre recomendo é ter um projeto para ser o site do seu portfólio (por mais q isso seja comum e todos façam), e um outro mais sofisticado q vc achar interessante em fazer. O post q fiz ele mostra como aprender coisas pequenas e com essas coisas pequenas vc conseguirá ter ideias para construir algo grande. Se vc não tem ambientação em algo, é difícil vc ter uma ideia boa do q fazer. Claro q tem gente q tem um monte de ideias de projetos, mas de q ainda ter ideias de não sabe nem como funciona por trás? Por isso eu tento fazer o contrário, aprenda coisas pequenas, e crescendo esse repertório, qndo vier uma ideia, vc sabe q é viável, vc sabe polir, vc sabe se pode dar certo.

Tipo, será que eu posto no LinkedIn algo que estou aprendendo agora, mesmo que seja algo que vá contra a multidão da tech? Será que eu faço um vídeo no youtube sobre programação mesmo que seja algo simplório e eu tenha uma certa dificuldade para falar? São dúvidas assim. Mas, considerando o que você falou, quem não se arrisca não petisca, então mesmo que seja algo que eu considere bobo e desinteressante, eu preciso tentar.

Olha, acho q vc msm já achou sua resposta, mas eu diria q sim, se vc tiver interesse em fazer isso. Eu por exemplo, decidi me focar no meu portfólio, mas tbm no meu app principal q usei para meu portfólio. Ele era um projeto antigo de app q tentei no passado com Xamarin e não tinha dado certo. Mas na época em voltei pra programação, eu decidi entrar na area mobile, então peguei esse projeto, eu poli ele, deixando mais simplificado, usei o q aprendi dos erros q cometi e tbm dos conhecimentos bons q obtive dos algoritmos q usei no projeto em Xamarin, e apliquei nesse app q foi feito em Flutter. E eu coloquei na play store para as pessoas verem funcionando. E ele não tem nada haver com a temática do meu trampo, q aqui o pessoal mexe mto com software da area médica, e meu app era pra ensinar hiragana/katakana. O CTO e o dev q hj trabalho com eles lado a lado (msm q eles sejam mais pro backend), gostaram do q fiz com meu portfólio, pois isso fez os olhos deles brilharem por ser algo q eles precisavam, de alguém q fosse responsável do inicio ao fim dos projetos mobile. Por isso falo de um boa documentação, pra eles entenderem o q vc pensa e como vc pensa. Então assim, começa a olhar projetos no github, de preferência inicie buscando pelos projetos mais parecidos com a tecnologia q vc usa. Mas tbm dá pra ver de outros. Tem mtos opensource q tem documentações legais. Terá q dar uma garimpada por lá.

Outro exemplo, sobre a parte de vídeos, tem um cara q postou aqui (pior q não lembro mais do post, só lembro q li sobre o q ele escreveu), o cara ele fazia vídeos sobre um SaaS q ele estava desenvolvendo. Deu certo financeiramente, e depois de um tempo, uma empresa viu e gostou do q ele fez e ele na época falou q foi contratado para fazer essa parte mais relacionada a vídeos com desenvolvimento da empresa. Por isso digo q é uma forma de se expor. Mas na minha experiência, só recomendo isso se vc gostar de editar vídeos. Pq editar leva um tempo, e tem q aprender a mexer com softwares de edição. Se vc não tem vontade, esqueça, ahahah. Pra fazer um vídeo mal editado, é melhor nem postar. A não ser q vc queira fazer um vlog, mas requer paciencia, kkkkk. E tbm duvido q chame atenção. Pra entrar nesse cenário de youtube, tbm precisa aprender a lidar com os algoritmos do youtube, pq senão será um monte de vídeos lá perdido no limbo do youtube.

Sobre procurar emprego, tem alguma sugestão de servidor? Eu já participei de um server que o pessoal publicava vagas, e em outro server, no do framework Tauri, eu sei que tem bastante gente contratando para trabalhar com o framework, vou dar uma olhada nisso.

HUmm, não sei se é viável, pois só estou em grupos de Flutter e Godot, ahahahah. São as tecnologias q uso aqui pro meu trabalho e projeto pessoal. Mas deixarei os q tenho aqui pra vc ver como são.

Flutter
https://discord.com/invite/flutterando-509072164666867753
https://discord.com/invite/rflutterdev
https://discord.com/invite/3bXwsqJMA3

Godot
https://discord.gg/ZRj6HMkmaE
https://discord.com/invite/zH7NUgz
https://discord.com/invite/EfYZBv5g4n

Lembrei agora q tem vagas pelo github tbm. Eu não vou lembrar do link q eu acessava, mas dando uma googlada achei esse daqui q ali tem pra outros: https://github.com/backend-br/vagas

Eu moro em uma cidadezinha de Minas, Araxá, não costuma ter muita coisa aqui para ser sincero. Tem algumas empresas grandes, não voltadas para tecnologia mas que possuem áreas de TI, mas sempre fico com um pé atrás com empresas muito grandes, sei que elas oferecem certa estabilidade mas também não veem os trabalhadores como pessoas mas sim como operários, e isso me incomoda um pouco.

Até onde reparei sobre as empresas q não são puramente TI, isso acontece msm. Pena q não tem como fugir disso. Mas uma coisa q vc pode pensar é q isso será algo temporário. Vc não precisa pensar em criar uma carreira estável nelas, o q vc precisa é ter seu primeiro trabalho. Qndo vc tem o primeiro trabalho, é mais fácil ter o segundo, pois vc começa a entender melhor como funciona o mercado qndo vc está dentro dele. Então é uma alternativa arriscar por ai msm.

(off-topic) Eita, eu passei por sua cidade qndo estava indo para a Serra da Canastra de carro. Eu era nomade digital na época e a serra da canastra era o penúltimo ponto da viagem e parei na sua cidade para abastecer e pegar a estrada até o norte da serra da canastra.

1

Entendo, muito legal o conselho do trabalho. Vou tentar dar uma olhada nos links para ver se acho alguma coisa legal para fazer. Uma última pergunta, já que acho que o tópico tá se estendendo mais do que o esperado kkkkkk

Se tem uma coisa que me apaixonei recentemente na web são sites com a estética retrô, os sites do neocities como exemplo. Eu acho esses sites com um visual muito único e cativante. Te falo que eu me sinto mais propício a acessar um site com estética retro do que sites planificados, os famosos flat designs ou até mesmo aquele design meio futurista com glassmorphism. Não que o segundo não seja um design bom, eu também amo esse design mas acho um pouco superestimado pelas empresas.

Outra dúvida também pertinente, portfólio site em inglês ou português? kkkk é uma coisa meio recorrente também que me vem em mente

A minha pergunta envolve justamente isso. Meu portfolio, meu site pessoal, pode refletir essa minha paixão ou é melhor seguir pela estética comum? Sei que mundo a fora tem sites super criativos para portfolios, mas mesmo assim o design me parece manter bem padrão em vários lugares.

Agora tirando isso, meu próximo objetivo é fazer um client do TabNews que rode no Windows 7, com aquela estética Aero KKKKKKK valeu mesmo pelo tempo tirado para responder os comentários

2

Eu não vejo problemas em sair do padrão no portfólio, mas vc precisa entender q em grande maioria as empresas de TI exigem um certo padrão. Em outras palavras, se for fazer um portfólio, aproveite para fazer coisas fora do padrão, pois querendo ou não isso é chamativo. Masss ao msm tempo, tenha alguns projetos padronizados do mercado, pois o mercado exige q saiba fazer isso.

1

Entendo. É, eu pensei na possibilidade de criar dois sites diferentes, mas acho que sair do padrão não é tão ruim assim. Mas claro, pretendo adicionar alguns projetos mais padrões do mercado lá, assim que possível.

3

Qualquer que seja a direção que você escolher na sua jornada, se deixar registrado já será de grande valia para muitos outros que estão na mesma situação. Criando um blog ou vlog do tipo "Como Iniciei a Partir Do Zero" e deixando registrado suas decisões e dificuldades no caminho já seria algo interessante para alguém. Mas principalmente, ainda que não publique nada, só o fato de você escrever sua trajetória, ainda que seja em um caderno, já vai te ajudar muito.

Qualquer projeto que você iniciar talvez requeira um conhecimento especializado da área. Se iniciar um meio de pagamento, terá que aprender sobre o sistema financeiro. Se fizer algo para médicos, terá que saber um pouco mais da área. Então sugiro que escolha algo que tenha interesse. Porque se for algo que ache chato, não vai ter muita motivação pra continuar.

Producthunt.com pode ajudar a ter inspiração para projetos. Se tua vibe é puramente dinheiro, essa reportagem pode ajudar: https://www.metropoles.com/brasil/quem-e-a-brasileira-mais-jovem-bilionaria-self-made-segundo-a-forbes

Se mudar de ideia quanto a IA, isso aqui tem o futuro mais promissor na minha opinião:
https://www.tabnews.com.br/KatarinaShreder/ia-corporativa-local

2

Faz sentido, recentemente tenho estudado a criação de SO. Sei que hoje em dia é difícil de você fazer um SO para ser rentável, afinal, são vários dispositivos que você precisa manter compatibilidade, mas mesmo assim é um projeto que sempre achei muito interessante, mesmo que fosse difícil. Hoje em dia eu tenho um pouco do conhecimento necessário e penso na possibilidade de transformar isso em conteúdo, pelo menos seria uma das poucas formas de tornar isso rentável. Existe alguma dica sobre como criar vlogs interessantes sobre tecnologia? Eu editei vídeos muitos anos atrás e estou um pouco por fora da melhor forma de fazer isso hoje em dia kkkkk mas sempre que vejo um vídeo ou outro de tech, sempre me deparo com vídeos bem simples, alguns um pouco mais editados, outros nem tanto.

2

Eu não sou muita referência para ideias de projetos, meu projeto que estou tocando é super conservador: Linguagem de programação NeoBASIC (www.neobasic.org).

Mas se tiver real interesse em sistemas operacionais, uma demanda que tenho percebido alguns especialistas comentarem na web é a falta de um sistema operacional para menores de 16 anos. Então poderia customizar uma linux distro, ou android, e criar algo do tipo. O fato de uma criança usar o mesmo celular ou tablet que um adulto é, se você pensar bem, algo bastante inapropriado.

2

Rapaz, tu comentou um ponto bastante interessante, nunca tinha pensado nisso. Android não sei, mas uma distro linux para menores seria realmente interessante, com ferramentas apropriadas para eles entrarem no mundo da tecnologia sem serem expostos por ela. Talvez até o SO que eu estou desenvolvendo no tempo livre poderia ter isso como meta.

Com relação a ideia da IA e do dinheiro, eu não tenho nada contra usar IA, mas eu também não tenho muitas ideias práticas para criar com ela embutida. Eu sei que tem algumas coisinhas que dá para fazer, algumas ideias, mas nada do que já não foi feito por aí. Fora que minha visão sobre IA é que ela parece nos matar assim como as redes sociais costumam nos matar, e isso me preocupa um pouco. Não que eu deixei de usá-la e nem pretendo deixar, mas tento colocá-la no lugar que deve ficar.

Dinheiro é mais por conta que todo mundo precisa de dinheiro kkkkk não quero ficar rico, só quero poder ajudar em casa, poder sair de vez em quando e me tornar um pouco mais independente financeiramente dos meus pais. O suficiente, mesmo que um salário mínimo, mas que, se não for algo ambicioso demais, eu possa ter o controle do tempo que vou exercer esse tipo de atividade.

2
2

Fala maninho, tudo bem?

Seguinte: li seu relato com muita atenção e queria começar te dizendo uma coisa: respira fundo. Aos 20 anos, com a bagagem técnica que você descreveu (Assembly, C, Web, Desktop), você não está atrasado, você está apenas se sentindo perdido, e isso é muito mais comum do que parece.
**
Queria te oferecer uma outra perspectiva sobre essa "preguiça" que você mencionou.** Lendo seu texto, eu não vejo preguiça. Eu vejo alguém sobrecarregado pelo excesso de opções e, talvez, um pouco desesperançoso. Quando a gente estuda tanto e não vê o resultado prático imediato, o cérebro trava para nos proteger da frustração. É uma defesa, não um defeito de caráter. Tira esse peso das costas. Os amigos ja disseram isso pra voce acima.

Sobre esse sentimento de que "só a sorte define tudo", tenta encarar de outra forma: a sorte existe sim, mas ela é multiplicadora. Se você estiver parado (zero movimento), qualquer sorte multiplicada por zero dá zero. A sorte costuma tropeçar em quem está em movimento, testando, errando e se expondo. Se tivesse um conselho que queria ter recebido quando eu tinha sua idade, era esse!

Você tem um conhecimento técnico invejável para sua idade. O que talvez esteja faltando agora é trocar o "modo estudo" pelo "modo utilidade". O conhecimento técnico sem aplicação no mundo real acaba virando apenas peso na consciência. Não precisa ser o projeto revolucionário em Assembly; pode ser algo simples que resolva a dor de alguém real. É aí que você vai sentir que seu trabalho tem valor, e isso cura essa sensação de abandono. Como sou terapeuta, Adler fala que a gente precisa ter sentimento de pertencimento no mundo, e no modo que esta vivendo e enxergando vc esta dsconectado disso.

Sei que o mundo corporativo parece frio e que a ideia de ser "só mais um operário" assusta. Mas, nesse momento, a experiência real — a "casca" de mercado, de lidar com prazos, clientes e problemas reais — vale mais do que qualquer salário alto ou projeto ideal. Se aparecer uma oportunidade, mesmo que pequena ou de estágio, abrace pelo aprendizado, não pelo dinheiro. É esse movimento que vai te conectar com as pessoas certas.

Você tem as ferramentas na mão e o tempo a seu favor. Escolha uma direção pequena, qualquer uma, e dê o primeiro passo sem se cobrar perfeição. Estamos torcendo por você.

Quiser falar mais sobre isso, meu whatsapp 5511961943301