Executando verificação de segurança...
3

Software com visual bonito vende?

Estou tendo contato com um amigo que está vibe codando uma ferramenta de gestão financeira (Sim, ele é mais um). Ele me disse que está nichando seu produto pelo visual e as interações com a ferramenta estarem semelhantes a de um jogo. Ele me garantiu que essa estratégia venderia muito seu produto. Gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Carregando publicação patrocinada...
3

Sim, sempre vendeu, mas se é só isso tem um churn grande ou até desistência de compra antes de fechar o negócio já percebendo que o software não se sustenta. Muitas vezes não é só ser bonito é ser fácil de usar, ter algo que parece mágico mas que na prática n~]ao funciona bem. Conheço muitos casos ao longo das décadas. Conheço um que é bilionário mesmo sendo ruim, mas foi feito para vender. E depois contar com a culpa de quem decidiu pela compra que passa trabalhar para o fornecedor, mesmo recebendo salário do cliente, para não aparecer sua incompetência.

Quase sempre quando a opção é por isso, feito sem profissionais altamente capacitados, o software será ruim. Aí depende do mercado específico oi de sorte para conseguir ter algo sustentável financeiramente.

Quando junta a pessoa usando a IA para além de automatizar a codificação de forma pontual, e sem fazer minuciosa verificação do código gerado, a qualidade não existirá ali. Mas morre um otário e nascem dois, então pode vender bem por ser bonito.

O uso de IA em vez de códigos reaproveitáveis e bibliotecas estruturadas, cria-se uma dívida técnica. Algumas pessoas ligam pra isso, ainda mais se o produto render bem, ele vai pagando cada vez mais pessoas pra mexer naquela gosma que ele chama de software. Já existem muitos casos de arrependimento.

É claro que a pessoa pode ser séria e logo depois pagar para bons programadores refazerem tudo do jeito correto com a renda que o software gera, se gerar.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

1

Sou design e vou dar minha opinião sincera: software bonito é o mínimo que ele tem que entregar hoje!

Não gosto de enrolar muito, mas um software bonito é simples de fazer, temos milhões de referências, paletas de cores e produtos o suficiente para você buscar juntar as pecinhas e criar algo bonito.

O que um design bom faz é a parti dessas pecinhas, criar uma identidade, algo que vai além da usabilidade e marca diretamente ou indiretamente o usuário.

Se eu pudesse dar um conselho a qualquer pessoa diria:

  • Pegue referências
  • Cores são importantes (Nao sabe colorir pega uma light e dark pronta na internet e depois muda, use uma referência)
  • Usabilidade é necessidade e não frescura (facil de usar é melhor doque bonito)
  • A mais importante de todas: na imaginação tudo é lindo! Na realidade não.

Antes de criar um projeto inteiro gameficado, crie o mvp com 2 ou 3 telas e teste rapido a sua ideia, nao crie um projeto gigante de semanas porque você acha que vai vender, isso é balela é sonho, sou design, pega a ideia, cria 3 telas, coloca no mundo e pede para umas 5 pessoas testarem, quanto mais rapido testar e mais rápido pegar feedbacks mais rápido pode corrigir erros graves ou trocar uma ideia ruim por outra melhro.

1

Na minha opinião é: software bonito atrai mais clientes, mas o q vende msm é ser útil e funcional. De nada adianta ter um software q brilha se não funcionar direito como é o esperado. Se hj em dia já é difícil manter uma pessoa assistindo vídeo de 5min, imagina fazer uma pessoa usar seu software por mais de 1 dia.

0

Acredito que um especialista em UX poderia responder essa pergunta com maior segurança.

Mas vou arriscar um palpite: depende 🙂

Creio que uma UI intuitiva e legal consiga fazer alguma diferença. Mas dependeria muito do ramo que o software vai ser usado.

Se for um app mobile, aparência teria um peso grande. Se for um aplicativo desktop financeiro para empresas, a UI teria menos peso na decisão.