Executando verificação de segurança...
2
Pato
1 min de leitura ·

Troquei o Windows pelo Ubuntu por 3 meses e aqui vai o que eu achei

Sempre tive curiosidade sobre o Linux, mas nunca tinha usado como meu sistema principal. Um pouco cansado de depender do WSL e de lidar com Docker no Windows, resolvi dar uma chance para o Ubuntu.

Usei por 3 meses no meu dia a dia como dev e a transição foi bem mais tranquila do que eu esperava:

  • Instalação simples
  • Configuração do ambiente super fácil
  • E um suporte da comunidade incrível (tem tutorial pra literalmente tudo)

Durante esse tempo, usei principalmente o VS Code e o terminal. Achei a interface do Ubuntu mais limpa e fluida que a do Windows, o que me surpreendeu bastante.

Mas o maior desafio foi perceber que, hoje, o WSL está tão avançado que a diferença entre usar Linux nativo ou não já não é tão grande assim. Teve momentos em que pensei até em voltar pro Windows por conta disso.

Ainda assim, a experiência valeu muito. Aprendi a lidar melhor com o terminal, entendi mais a fundo como o sistema funciona e, principalmente, ganhei mais controle sobre o ambiente.

Mas queria saber de quem usa o linux todo dia, teve algo que eu poderia ter feito diferente pra tornar minha experiência mais agradável e não querer voltar pro Windows?

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu uso o Mint, mais simples que o Ubuntu. Tudo que faço no terminal costumo salvar em um rascunho, no bloco de notas Joplin geral que uso (tipo Notion ou Obsidian). É bem comum depois tu precisar lembrar de quais comandos usou em determinado momento para algo, quais libs instalou com algum app, etc.

Crie uma pasta Linux nos favoritos do navegador, será bem comum tu precisar navegar e encontrar algo para resolver, então já favorita e deixa para o caso do erro ocorrer novamente...

1

Pois é, eu fui pro Ubunto pq já tinha uma certa familiaridade com ele, a questao de comandos do terminal até que não foi o maior problema, como tu citou ali sobre o Notion, o fato de não ter um app dele pro linux e ter que usar ele na web me incomodou bastante pq uso o Notion pra tudo no meu dia a dia.

Mas no final eu gostei do linux, só cheguei na conclusão que o WSL no windows hoje faz tudo que eu preciso impressionantemente muito bem, e não senti que pro meu uso o linux foi um "game changer" como muita gente fala

1

Esse "game changer" é um investimento a médio / longo prazo. As próximas versões do Windows serão muito mais invasivas, restritas em privacidade e sem controle de atualizações. As pessoas ficarão ainda mais presas à empresa, porque a tendência é a Microsoft seguir o mesmo modus operandi da Apple. Tudo que as pessoas fizerem em seu desktop será manipulado para treinar a IA corporativa da Microsoft. Apple idem.

E ainda por cima, tendo que pagar para cada atualização que será forçada goela abaixo. Segue no Linux, pensa no futuro. Não irá se arrepender. :)

1

Acho que de longe o Ubuntu é a melhor das distribuição para o seu caso (que representa vários outros caso) é a maior porta de entrada na minha opinião, tão grande a ponto de você não querer sair dela, que é o meu caso.

O ubuntu é quase um Windows (interface) e é bem simples, leve, não sei se foi esse que usou mas quando experimentei, não senti vontade de voltar para o windows.

Basicamente o que me faria ter essa sensação seria os jogos, softwares da Adobe e o pacote office, mas tudo isso eu já tinha no meu outro sistema, um windows 11, instalado ao lado do ubuntu usando 'Dualboot'.