Executando verificação de segurança...
1

[AJUDA] Qual carreira devo seguir ?

Consegui um emprego como desenvolvedor (DEV) em uma empresa grande, mas não me senti realizado na função. Quero trocar de carreira, mas permanecer na área de computação, pois sou apaixonado por tecnologia.

Tenho considerado algumas possibilidades, como: Game Dev, Perícia Digital, Carreira Acadêmica ou algo relacionado a Inteligência Artificial.
Meu objetivo é seguir uma carreira que eu realmente goste, já que pretendo fazer isso pelo resto da vida.

O problema é que são muitas opções… Como saber qual caminho seguir entre essas alternativas?

Para contextualizar, minhas paixões são: Inteligência Artificial, Jogos, Realidade Virtual e Tecnologias Emergentes/Experimentais (como o Neuralink, do Elon Musk).
Ah, e sou novo — tenho 23 para 24 anos.

OBS: Texto REVISADO pelo Chat GPT e escrito por mim.

Carregando publicação patrocinada...
1

Infelizmente ninguém é capaz de ajudar a vc a decidir qual carreira seguir q não seja vc msm, afinal são seus gostos, sua vida, suas decisões. Se quiser terceirizar essa decisão, meu, posso dizer q vc nunca estará satisfeito com as escolhas dos outros.

Agora o q posso ajudar é mostrar um pouco de como vc pode conhecer um carreira q vc deseja seguir. E a dica é simples: Teste, experimente, conheça.

Imagine o seguinte, vc quer ser um médico como se fosse a profissão dos seus sonhos. Ai vc estuda, faz a facul, e qndo vai pro mercado de trabalho, vc descobre q odeia bater cartão, q vc não gosta de interagir com pessoas, q vc tem pavor de sangue... então, q raios de médico vc irá ser?

Qndo vc busca por uma profissão, o ideal é vc conhecer mais sobre ela. Então vai desde vc conhecer o q ela produz, vc conhecer profissional q trabalha diretamente com aquilo e claro, conversar mais sobre a profissão com ele, conhecer mais como é o ambiente de trabalho, conhecer como é entrar naquela profissão (por exemplo, pra perícia, se vc quiser trabalhar na polícia federal, vc precisa tbm fazer o TAF e não é sempre q abre vagas), conhecer e praticar como é trabalhar as ferramentas utilizadas para aquela profissão.

No final é sair conhecendo e praticando, pois só através da imersão mínima em cada carreira vc consegue ter o mínimo de certeza se aquilo é realmente válido para vc ou não. Então não espere os outros responderem por vc, vc precisa correr atrás dessas informações. Vc já tem alguns direcionamentos do que quer e isso é ótimo. E tenho certeza q vc chegará em 1 ou 2 escolhas, mas vc correr atrás. Lembre o q disse, só vc pode decidir por vc.

Só um adicional, sobre essa coisa de "resto da vida" q vc citou me incomodou um pouco. Não q isso é algo ruim, mas é q qndo a pessoa fala isso, ela parece q não está aberta as mudanças e oportunidades, sem contar q ela não considera de vdd seu futuro.
Uma coisa q aprendi é q vc nunca irá saber sobre o q o seu "eu futuro" vai querer, afinal vc não tem um bola de cristal. A não ser q se vc realmente for uma pessoa mto monótona para manter a mesma mentalidade até envelhecer. Mas se vc é uma pessoa normal, saiba q seus gostos irão mudar, suas vontades irão mudar, sua visão de mundo irá mudar, o mundo também irá mudar.

Posso dar meu exemplo, eu atualmente estou trabalhando com mobile hj, mas eu ao msm tempo estou trabalhando em um jogo q não tem nada haver com mobile e com tecnologia totalmente diferente do meu trabalho. E tbm estou já construindo outras formas de renda além da minha profissão de programador, não pra eu sair da area, mas sim pq eu gosto de fazer outras coisas além de programar.

Então o que eu quero dizer é pra não se apegar mto como se fosse a única coisa q vc irá fazer pro resto da vida. Simplesmente vá nadando na onda e aproveite o momento. Vc ainda está no início da sua vida profissional, primeiro busque o q gosta mais e faça. Caso não de certo, tente outro, e assim vai construindo sua vida.

Boa sorte ai. (Texto construído por mim msm =P)

1

Meus 2 cents:

Uma opcao eh comecar pelo 'hors-concours' daqui do TABNEWS sobre carreira: A FAQ DO PROGRAMADOR PERDIDAO:

https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao

Mas tambem dou meus pitacos - entao carreira (ou casamento, basicamente a mesma coisa):

  • Voce casa por paixao, mas o eh companheirismo que te mantem junto.

Entenda um detalhe: praticamente toda profissao vira rotina - tenho amigos que sao pilotos, mergulhadores, policiais, profissionais da saude e por ai vai - mesmo o trabalho mais cheio de adrenalina tem sua rotina.

E isso eh normal - depois que voce faz alguma coisa durante muito tempo, voce se acostuma com suas atividades e entra em uma certa "normalidade" - dai o dia-a-dia nem eh decidido mais pela paixao, mas por outros elementos como conveniencia (p.ex. grana), zona de conforto (me sinto tranquilo fazendo isso) e por ai vai.

Voce citou areas bem diversas - entao eh complicado dizer qual eh melhor que a outra, eh voce que tem de experimentar e ver o que se identifica mais.

Mas tambem saiba o seguinte: a carreira nao precisa ser engessada, voce pode trabalhar com cyberseguranca e usar os conhecimentos de DEV para criar ferramentas que te auxiliam no dia-a-dia. Voce pode trabalhar com infra. Com ciencia de dados. Enfim tem muita coisa. E mudar/ajustar a qualquer tempo - nao existe nenhum mal nisso.

De qualquer forma, para o dia de hoje a recomendacao obvia eh se meter com IA: aprender como a IA funciona, entender sobre RAG, entender sobre tokens, embedings e toda essa parafernalia - ate onde consigo enxergar o mundo mudou com a IA, e nao parece que vai deixar dela tao cedo (o unico limitador sao os custos).