Executando verificação de segurança...
9

Alternativas ao github?

Fala pessoal espero que estejam bem, vocês já pararam para pensar em alternativas ao github? Dei uma pesquisada e vi que o mais famoso seria o gitlab talvez. Vi que o gitlab não parece um uma alternativa totalmente igual ao github, como um "serviço de armazenamento de códigos"
Mas quais alternativas vocês recomendam?

Digo isso porque recentemente o CEO do gthub pediu para sair e agora será engloado pela microsoft e só com isso fico meio assim. O Filipe fala sobre isso neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8boGnkkxTQQ

Outro ponto também que me fez pensar sobre o assunto foi o Akita dizendo que tal movimentação é um mal sinal.

O que vocês acham de tal assunto??

Carregando publicação patrocinada...
6
5

vi o pessoal no fediverso falando do Codeberg. tô dando uma olhada nele, fora isso, eu tenho usado o github só para coisas públicas mesmo (as quais não me importo de "perder", se algo acontecer), para todo o resto, tenho usado o GiTea self-hosted no meu homelab :)

1

Codeberg é bem falado como alternativa ao Gitlab. Porém bem limitado aos recursos comparado ao Github. Até então o GiTea é um serviço muito bom, soberano. Você está no controle. Me quebra por não ter uma homelab pronta, então sou dependente dos serviços terceiros.

3

Até agora já utilizei o GitHub, GitLab, Azure Repos e Amazon CodeCommit.

Atualmente uso o Azure Repos, acho ele bem de boa, assim como achava os outros. O único que não gostei muito foi o CodeCommit na verdade.

Pra projetos pessoais eu continuo usando meu GitHub, as outras ferramentas utilizei só por conta de empresas que trabalhei e que adotavam aquela ferramenta para git.

3
1
1

Atualmente utilizo o GitLab diariamente por conta do meu trabalho, e não achei tão diferente do GitHub, se você procura um lugar para manter um repositório e compartilhar código, ele conta também com Web IDE (o que seria o Codespaces do GitHub) e outras funcionalidades parecidas, acredito ser um bom concorrente.

1

Tem o bitbucket, que quando usei na epoca gostei, mas muitas pessoas não gostam muito dele.

Mas só vamos saber de acordo com as próximas notícias sobre o github, por hora vamos usa-lo.

E aquela coisa se ele utilizar para os seus fins, acho razoável. Quanto de maquina eles não gastam com CI/CD free para quem quiser subir um código qualquer besta, até mesmo um projeto grande e pesado.

Podemos codificar e modificar código com um ambiente similar ao seu local, porém remoto.
O github entrega muito, quem quiser mais privacidade pode pagar!

É aquela coisa, você recebe exatamente aquilo que pagou.
--Akita.

1
1
1
1

Usem o Bitbucket e sejam felizes !

Nunca usei o Github pros meus códigos e quando a Micro$oft comprou aí que perdi totalmente a vontade de usar por que eu tinha certeza que esse momento chegaria, licença, talvez cobranças absurdas como armazenamento e por commits (não sabemos). Então desde 2016 uso o Bitbucket e estou bem satisfeito.

1

Muito cedo para falar qualquer coisa, certo que sim muita coisa vai mudar, mas com certeza com o tempo, espero que em sua essencia o github não mude.
Um fato eu lembro, não sei se daria pra comprar, foi quando a Microsoft comprou o Minecrat, inicialmente não gerou muito impacto, mas hoje o game está bem melhor do que o original e nesse caso, ao meu ver, não degradou o produto, mas claro estou falando de um game, não de uma plataforma inteira como o github.

Espero que a Microsoft não estrague o github.

1
1

Devs estão ficando cada dia mais dramáticos na internet.
Tem uns 8 anos que a Microsoft comprou o GitHub, na época foi o mesmo alarde e o que aconteceu foi muita melhoria na plataforma.
Vale lembrar que o GitHub nunca foi instituição de caridade, sempre foi uma empresa visa do lucro e na época estava muito mal economicamente.
Eles buscaram uma aquisição pra se manter vivos, talvez nem existisse mais GH e outra plataforma teria tomado o lugar.
Além disso, já existe vários concorrentes, então qualquer decisão da MS tem que ser muito bem pensada estrategicamente.
Pode acontecer de enxutarem de funcionalidade nada a ver? Pode.
Mas acho improvável "estragarem" o produto, tornando tudo pago, sendo que isso não faz sentido nenhum comercialmente.